Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 31

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 31
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni


CAPÍTULO 31 – NÃO DÊ PALPITES!

Ô chatice, essa de ouvir dispensáveis palpites no que queremos fazer, sobretudo quando estes não solicitados! É uma inominável intromissão em nossas vidas e que motiva inclusive algumas fervuras emocionais que a boa educação manda manter sob controle! Em alguns casos, estimado(a) leitor(a), bem que poderia existir uma lei permitindo que o “palpiteiro” perdesse a voz durante uns dias, como penalização!

Mulher negra e Homem branco, sentados em uma mesa de restaurante. Mulher esta com uma expressão de brava olhando para o homem.

O fato é que não se deve dar palpites como os de sempre: sobre o vestido da noiva, como se criam os filhos, o que fazer na reforma da casa, sobre a marca e modelo do carro com que se sonha há tempos, dentre infindáveis oportunidades perdidas de se ficar calado. E há aqueles que dão palpites até nas refregas emocionais de todos os dias de um casamento sadio e humano, esquecendo-se da sabedoria do velho ditado: “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher!”

Faça uma real diferença na vida das pessoas abstendo-se de qualquer intromissão em suas vidas, cuidando em nada dizer, comentar ou avaliar, se não for concretamente solicitado(a) a fazê-lo, atento(a) leiror(a), para evitar dizer o que não deve, escorregar no que não viu e o risco de jogar combustível na fogueira. Uma atitude de discrição e respeito ao espaço íntimo das pessoas será uma diferença enorme em suas vidas, e o mínimo que se ganhará é a certeza de que vale aquele outro ditado sobre as coisas dos bichos nos matos: “Peru de fora não dá palpites!” Lembra-se? Pois é…

A regra de ouro é: não dê palpites, e pronto! Guarde para si as suas opiniões, e se houver algum convite para que se pronuncie, aí sim é que deve compartilhar a sua visão dos fatos, claro que com todo o cuidado!

Inesquecível a situação que vivi como espectador lá atrás, nos idos da minha infância, quase adolescência! Morando em uma vila de casas ocupadas por italianos e portugueses, meio a meio, o que guardo de então, além da memória dos domingos em que os fados, deliciosamente portugueses, disputavam os ouvidos das pessoas com animadas tarantelas dos viscerais italianos, além dos aromas que encharcavam os ares, vindos das cozinhas e dos cozidos lusos e as porpettas dos “oriundi”, o que guardo, dizia, é a imagem de uma faixa que subitamente apareceu na frente de uma das casas. Durante a madrugada, um anônimo lá colocou a faixa: “Palpites, fofocas, fuxicos, aqui, de graça!”.

Foto de vila de casas, em uma península, perto do mar

Acordados os habitantes daquela vila, o que se espalhou foi o vozerio daqueles que estavam a favor e dos que se opunham ao que havia sido feito com a viúva dona da casa, notória palpiteira, que de todos (mal) falava e na vida de todos se metia! Imagine uma mistura de berros e palavrões seculares, vindos d’além-mar, das aldeias lusas, misturados com as imprecações temperadas pelo sol e pelo sal da Sicília e das montanhas da Calábria! Uma cena para lembrar até bem depois dos tempos! Eu lembro e rio muito daquele fuzuê, como agora ao pô-lo nas linhas deste texto.


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 31 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube