Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 22

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 22
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPITULO 22 – APLAUDA AS CONQUISTAS DAS PESSOAS!

Isso mesmo, aplauda as conquistas das pessoas, e faça-o com honesto entusiasmo! Telefone, mande um e-mail, elogie pessoalmente, seja a forma que for, não deixe de elevar na pessoa seu senso de autovalorização, e mais: reforce a autoestima da pessoa, porque pode ser tudo que ela precisa naquele momento para seguir adiante no enfrentamento dos desafios de viver. E isso fará uma IMENSA diferença para ela, porque muitas vezes ela pode ter sido protagonista de si mesma para um palco vazio. Pode sim…

Foto de mulher branca aplaudindo algo em uma praça.

Não exagere nas palavras, apenas diga sobre seus reais sentimentos no que se refere àquilo que a pessoa tenha conquistado.
Você não precisa ir além do real para ser alguém que sabe reconhecer a importância e significado das conquistas para aquelas que as alcançaram, basta dizer o que a pessoa precisa ouvir, nem que seja um: “Valeu!”. Isso é, lembre-se, MUITO mais significativo para a pessoa, porque ninguém quer ser vencedor sem plateia! Mais que o ato em si da conquista, pode ser melhor o murmúrio de aprovação que venha da plateia, seja no seu sentido crasso ou figurado: todos nós precisamos do aplauso dos nossos semelhantes.

Mãos de 4 pessoas diferentes, todas em posição de aplauso, em frente à um fundo branco.

Fará uma grande diferença para as vidas das pessoas a atitude de não indiferença para seus instantes de realização, diferença esta que pode ser a energia que alimentará as atitudes e comportamentos para muitas e maiores conquistas mais. E tudo isso pode depender apenas do SEU aplauso na hora certa!

Disse-me uma pessoa eleita para cargo público que, na sua primeira campanha, com poucos recursos para investimento e com filiação a uma legenda com pouca representatividade, que conquistou muitos e decisivos votos com base no seu trabalho e de alguns correligionários fiéis, que consistia numa espécie de corpo-a-corpo virtual.

Homem sozinho, vestido de terno cumprimentando outro homem de terno, que esta cercado de pessoas.

Todos investiram muito tempo prospectando nas redes sociais da INTERNET os registros que relatavam os feitos das pessoas, já que passou a ser irresistível acrescentar nas linhas do tempo um “post” informando ter feito isso ou aquilo. Assim que se verificava a postagem, não demorava e a pessoa recebia o primeiro de uma pequena série (três no máximo) de mensagens de congratulações, sempre exaltando a luminosidade do feito e o quase heroísmo daquele(a) que se colocou na vitrine das mídias eletrônicas.

Com poucos recursos, mas muito investimento nas “massagens de ego” das pessoas e suas aparições nos espaços virtuais, a conquista da primeira cadeira numa câmara de vereadores se deu de forma simples. Na segunda disputa eleitoral, o que a pessoa em tela fez foi aperfeiçoar seus métodos de estar presente nos momentos de conquistas e ser lembrado no dia da escolha do candidato.


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 22 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube