Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 90

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 90 – CONQUISTE NA ENTRADA E DEIXE SAUDADES NA SAÍDA!

Este é o maior poder: deixar as pessoas melhores que antes da oportunidade da nossa passagem por suas vidas, mesmo que tenha sido rápida, quase imperceptível na dimensão temporal! Isso mesmo! É inerente ao ser humano o poder de encantar, transformar e libertar o outro!

Não há gigante, vencedor ou herói dentro de nós. Se usarmos uma combinação equilibrada entre razão e emoção para assim concluir. O fato que não pode ser desprezado: há em nós formas de comunicação que se tocam e entre si trocam energias muito antes da verbalização ou do toque físico. Uma delas é o PODER da irradiação do que temos de melhor e mais sublime, que é a capacidade de amar incondicionalmente, de entender e de compreender os sentimentos do outro, sendo solidário sem reservas.

Homem andando.

Procure encantar as pessoas e nelas ser SUAVE diferença, apenas soltando de dentro de si as irradiações de uma alma que quer MUITO praticar o bem e aja nesse sentido, com consciência e fé na própria capacidade de transformar o outro!

Aprendo muito com os desvalidos e esquecidos que habitam as ruas de São Paulo, talvez mais do que tenho aprendido nos textos de ilustres e respeitados pensadores, porque o que eles me ensinam é tão forte e complexo, que preciso viver muitos dias refletindo para chegar a uma compreensão. Eis uma boa história: saindo de uma padaria, pela manhã, deparo com um mendigo comendo salgadinhos industrializados de um pacote amassado, com ar triste. Retornei à padaria e pedi que organizassem um prato descartável com uns kibes, coxinhas e enroladinhos de queijo e presunto, que seriam bons para a fome daquela pessoa, e mais dois pacotinhos de leite achocolatado bem geladinho. Levei para ele e, nesse momento, para enorme surpresa minha, o senhor do pacote amassado e ar triste olhou-me nos olhos, sorriu e disse: “Puxa vida, quanta generosidade, moço! Será que eu mereço? Não vai lhe fazer falta? Vamos ‘mandar’ juntos esse monte de coisa boa?”.

Ele me encantou com sua espontaneidade e insuspeita delicadeza em alguém que certamente tinha muitos motivos para zangar-se com a vida, mas foi capaz de dar dimensões imensas para um simples ato de caridade!

Voltando àquele necessitado sem-teto: ao me despedir dele, imediatamente após ter respondido suas perguntas, eis que ele pega uma moeda de 25 centavos de real, que estava na lata destinada a recolher as esmolas dos passantes… e me dá! Insisti que não era preciso, mas ele me disse: “O senhor me deu muito mais! Não posso também dar um pouquinho? Pega aí porque pode faltar um dia!” Peguei a moeda como ordenado por aquela surpreendente criatura, coloquei-a na parte externa da mochila e segui adiante.

Muitos dias depois, eis que me enguiça o carro. Câmbio automático insensível aos meus apelos para que funcionasse, passei a usar mais frequentemente o transporte público. Ainda sem conhecer a variedade das tarifas, fui salvo por aquela moedinha, os exatos 25 centavos para completar uma passagem, diante dos olhares furibundos dos demais passageiros que estavam na fila, aguardando que eu liberasse a catraca.

Anterior Capítulo 90  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube