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Cereal matinal: conheça os benefícios de consumi-lo

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Escrito por Eu Sem Fronteiras

Depois de uma noite de sono, nossos estômagos acordam resmungando. O café da manhã, conhecido como a refeição mais importante do dia, deve nos saciar e ser nutritivo ao mesmo tempo. É por isso que muitas pessoas incluem o cereal matinal no cardápio matutino. Mas será que você sabe tudo sobre ele?

O cereal matinal é um alimento que pode ser incluído em qualquer refeição, mas é mais comum no café da manhã por ser uma opção leve, prática e nutritiva para começar o dia. Em geral, o cereal matinal é feito de cereais como aveia, trigo e milho, sendo fácil de misturar a outros ingredientes, tais como leite e frutas.

Fibras, carboidratos e vitaminas estão presentes na maioria dos tipos de cereal matinal. Alguns, por outro lado, podem conter níveis de gordura e de açúcar maiores do que os recomendados. É preciso atentar ao rótulo de cada um deles para entender quais são os benefícios e os malefícios de cada um.

Apesar da possibilidade de fazer inúmeras misturas usando o cereal matinal e dos nutrientes que ele fornece ao corpo, esse alimento está nas mesas de café da manhã de apenas 2,2% da população brasileira, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2018.

A baixa popularidade do cereal matinal no Brasil pode ser explicada por inúmeros fatores. Culturalmente, as pessoas brasileiras estão mais acostumadas a comer pão com manteiga ou com frios. Outro fator é a oferta do cereal matinal, que não é encontrado com a mesma facilidade que um quilo de pão, por exemplo.

Ainda assim, o cereal matinal pode fazer parte da dieta de muitas famílias, principalmente se conhecerem os benefícios que ele traz para o corpo e para a rotina. Veja quais são as vantagens de se consumir esse alimento.

Imagem de um pote de vidro com cereais, leite e uva passa.
Imagem de 272447 por Pixabay

Benefícios do cereal matinal

1) Sensação de saciedade

A sensação de saciedade manifesta-se quando terminamos uma refeição e nos sentimos satisfeitos, sem precisar comer mais alguma coisa. Como o café da manhã será a primeira refeição do dia, a ideia é que ele não seja muito pesado. Nesse sentido, o cereal matinal permite que você se alimente na medida certa, sem cometer excessos e se sustentando para o dia que se inicia.

2) Bom funcionamento do intestino

A presença de fibras no cereal integral, principalmente naquele que é feito com milho, é uma ótima aliada no bom funcionamento do intestino. São as fibras que favorecem a digestão e promovem a limpeza do organismo a cada refeição. Em algumas dietas com acompanhamento médico, o cereal matinal pode ser utilizado até como um auxílio para a perda de peso.

3) Redução dos níveis de colesterol ruim

O colesterol ruim, LDL, em níveis elevados é prejudicial ao organismo, porque pode levar ao entupimento de vasos sanguíneos com gordura proveniente do fígado. Então, o ideal é que o colesterol ruim esteja sempre controlado. Uma forma de fazer isso é atentando para a alimentação. Como o cereal matinal pode conter ingredientes como aveia, que reduz os níveis de colesterol, ele pode ser consumido com tranquilidade e com um ótimo benefício.

4) Prevenção de problemas no intestino

O cereal matinal não tem o poder de curar problemas no intestino; mas, se uma pessoa segue uma alimentação balanceada e saudável, é mais provável que ela não tenha algumas doenças causadas por produtos gordurosos ou industrializados. Nesse sentido, incorporar o cereal matinal à sua alimentação é uma forma de trazer ingredientes que fazem bem para o seu corpo, prevenindo possíveis problemas no intestino.

5) Controle do índice de glicose no sangue

Depois de qualquer refeição, o índice de glicose no sangue de uma pessoa tende a aumentar. Se você incorporar um cereal integral à sua dieta, com baixos teores de açúcar (diferente do cereal matinal para crianças, por exemplo), esse pico de glicose não será tão elevado. É importante ressaltar que pessoas diabéticas ou com níveis de açúcar elevados no sangue não devem usar o cereal matinal como forma de resolver esse problema. Consulte sempre um(a) profissional da saúde!

Imagem de um bowl na cor verde e dentro dele cereais com leite.
Imagem de Pexels por Pixabay

Qual é o melhor cereal matinal?

Os cereais dividem-se em três tipos: integrais, derivados e refinados. No caso do cereal matinal, é mais comum que você encontre cereais integrais e derivados, já que os refinados se referem a itens como arroz branco, farinha branca, entre outros.

O cereal matinal integral, por outro lado, é produzido a partir de ingredientes mais puros, com mais nutrientes. Eles não passaram por um processo de trituração, por exemplo, e por isso preservam as propriedades naturais do grão. Esse é o caso de cereais de aveia, de trigo e de milho.

Por outro lado, o cereal matinal refinado é mais industrializado, elaborado a partir de flocos da matéria-prima. Ele pode ser feito de flocos de milho, de trigo, de arroz, etc. É melhor evitar esse tipo de produto, porque há menos nutrientes na composição dele, além de conter mais açúcar.

A partir do que foi apresentado, entende-se que o cereal matinal integral é o que trará mais benefícios para o seu corpo. Escolha o seu preferido entre o cereal matinal de arroz, de trigo, de milho, de granola ou de aveia e preserve os nutrientes que cada um carrega.

Imagem de um bowl de madeira com sementes de cereais.
Imagem de Ben Lescure por Pixabay

Como consumir cereal matinal?

O cereal matinal pode ser ingerido de inúmeras formas. Listamos algumas das mais saborosas para você experimentar e se apaixonar. Confira a seguir!

1) Clássico

O cereal matinal clássico é muito simples e refrescante. Misture uma xícara de leite frio com duas xícaras de cereal e saboreie, usando uma colher. Será mais fácil de mastigar o cereal, e você ainda terá o geladinho do leite para abrir o paladar. Cálcio e fibras para começar o dia com força e energia!

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2) Colorido

Um cereal matinal colorido é perfeito para as pessoas que amam frutas. Morango, banana, mamão e abacate são as queridinhas dos cereais, e cada uma delas combina melhor com um tipo específico de cereal matinal. O morango pode ser consumido com granola, o mamão com chia, e a banana e o abacate com aveia. Experimente todas as combinações e aproveite as vitaminas que seu corpo vai receber!

3) Petisco

Se você gosta de começar o dia treinando os dentes, ingerir o cereal matinal puro pode ser uma boa ideia. É uma alternativa crocante e que não exige nenhum trabalho, já que você só precisará colocar o ingrediente na boca, sem qualquer aditivo. Não é a opção mais nutritiva, porque é interessante acrescentar alimentos que trazem outros tipos de vitamina, mas você pode comer uma vez ou outra. Se gostar muito dessa ideia, pode até se deliciar com um cereal matinal no meio da tarde!

O cereal matinal é uma ótima forma de começar o dia com saúde e bem-estar. Incorpore esse alimento à sua rotina e veja como seu corpo vai responder positivamente a esse estímulo. Lembre-se de evitar os cereais com muito açúcar, combinado? Aproveite cada cereal matinal integral que encontrar!

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