Nutrição Receitas

Cereal rico em fibras

Pixabay - Imagem de: Miriam Müller
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Acordar, tomar um bom café da manhã, escovar os dentes, arrumar-se e sair de casa. Essa é a rotina de muitas pessoas. Mas há um fator que pode incomodá-las: prisão de ventre. É muito ruim começar o dia sentindo um peso dentro do seu corpo, diminuindo sua disposição, não é?

Para que o intestino de uma pessoa funcione de forma regular e saudável, todos os alimentos que ela consome precisam ser digeridos com facilidade. Mas será que o corpo humano consegue fazer isso sem ajuda? Ou será que precisamos começar o dia com um cereal rico em fibras para que tudo funcione corretamente? Entenda mais sobre esse tema a seguir!

As fibras no seu organismo

Cada alimento que a natureza nos oferece apresenta nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Frutas, legumes, cereais integrais e vegetais são exemplos de alimentos saudáveis, nutritivos e ricos em fibras. E por que isso é importante para o seu corpo?

O processo de digestão depende do fracionamento de proteínas, da absorção de nutrientes e da eliminação de resíduos. Da boca até o estômago, as proteínas são transformadas em porções menores, que podem ser digeridas com mais facilidade. No intestino, com auxílio da bile, produzida no fígado, as células de gordura são fracionadas e então digeridas.

Ao ingerir fibras, que não são digeridas pelo organismo, é possível aumentar o volume fecal (fibras insolúveis), estimulando a distensão do cólon para evacuação, ou levar água para dentro do corpo (fibras solúveis), favorecendo o desenvolvimento de bactérias que auxiliam na digestão.

Sendo assim, uma dieta alimentar que inclui alimentos como um cereal rico em fibras é muito benéfica ao organismo. As fibras que estão presentes nos cereais integrais são insolúveis, auxiliando na formação do bolo fecal e levando o seu corpo a realizar movimentos de expulsão de resíduos. Assim, a ida ao banheiro será muito mais simples!

Os benefícios das fibras não param por aí. Além de facilitar o processo de digestão, as fibras auxiliam no controle do açúcar e do colesterol ruim, fortalecem o sistema imunológico, preservam o bom funcionamento do coração e podem auxiliar na perda de peso, se ingeridas de forma concomitante à prática de exercícios físicos.

Imagem de um prato de cereais com bananas picadas. Ele está servido sobre uma mesa com toalha quadriculada nas cores vermelho e branco. Ao lado do prato um copo de suco de laranja.
Imagem de Steve Buissinne – Por Pixabay

Quando consumir fibras?

Como as fibras só fazem bem para o seu organismo, o seu cardápio não precisa se restringir a um cereal rico em fibras. Você pode incorporar alimentos com essa propriedade em todas as refeições do seu dia, de formas diferentes. Frutas, legumes e verduras funcionam como acompanhamentos, como lanches e até como pratos principais.

No café da manhã, o cereal rico em fibras e as frutas vão te ajudar a processar tudo que foi ingerido no período da manhã, garantindo uma sensação de leveza e de bem-estar para esse momento do dia.

Para manter o processo digestivo da manhã, é essencial que você escolha verduras e legumes para acompanhar o prato principal na hora do almoço, principalmente se você tiver um prato gorduroso ou com muitos carboidratos em mente. Assim, as fibras vão equilibrar o seu organismo para que o alimento seja digerido sem problemas.

Se você acha que o almoço precisa de uma ajuda extra para ser digerido, que tal incluir um cereal rico em fibras no seu café da tarde? Acrescente uma fruta e permita que seu organismo continue ativo durante a tarde, para que você permaneça leve quando a noite chegar.

Na hora do jantar, as fibras vão fechar o dia com o funcionamento do intestino garantido. Incluí-las na última refeição do dia, que deve ser realizada duas horas antes de ir dormir, o seu corpo conseguirá digerir tudo que você comeu até então, para que a sua noite de sono seja mais tranquila.

Imagem de uma tigela branca e pequena com vários tipos de cereais e frutas vermelhas como morango e framboesa.
Imagem de Free-Photos – Por Pixabay

Cereal rico em fibras

Agora que você conhece todos os benefícios que as fibras trazem para o seu corpo, está na hora de incorporar o cereal rico em fibras na sua rotina! E se você acha que não há opções variadas para esse alimento, prepare-se para mudar de ideia. A seguir, confira a lista de tipos de cereal rico em fibras que você pode comer no café da manhã e no café da tarde!

1) Cereal de trigo

O cereal de trigo é um dos mais populares entre os tipos de cereais ricos em fibras. Com muitas opções disponíveis no mercado, você pode escolher aquela que apresenta menores índices de açúcar e que é menos processada. Prefira sempre o cereal de trigo integral!

2) Aveia

Excelente para ser consumida com abacate ou com mamão, a aveia é um exemplo de cereal rico em fibras ideal. Para combater o colesterol alto, ela também será uma ótima aliada. Experimente comê-la como sobremesa do jantar e sinta a diferença na hora de dormir!

3) Granola

Granola é o cereal rico em fibras queridinho de quem não dispensa um bom açaí. Essa opção crocante e saborosa ainda pode ficar melhor se for acrescentada a alguma fruta vermelha, como morango, framboesa ou uvas. Faça o teste e prove o cereal com outros alimentos nutritivos!

Imagem de um prato fundo de porcelana branca com cereais e frutas como banana, maça e framboesa.
Imagem de RitaE – Por Pixabay

Para fazer em casa

Se você quer fazer um cereal rico em fibras bem incrementado, há uma receita de muesli que você pode seguir. Esse prato foi criado por Maximilian Bircher-Benner, um médico suíço, com o propósito de fornecer um alimento nutritivo para o café da manhã. Faça na sua casa!

Ingredientes:

100 g de aveia em flocos;
100 g de uvas-passas;
250 ml de leite semidesnatado;
1 maçã;
2 colheres (chá) de suco de limão;
30 g de amêndoas ou avelãs picadas;
15 g de sementes de abóbora;
1 colher (sopa) de gergelim;
100 g de frutas vermelhas;
4 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado;
4 colheres (chá) de mel.

Preparo:

Em uma tigela, comece misturando a aveia, as passas e o leite. Deixe a preparação de molho na geladeira, por um dia inteiro. Depois, quando for comer, rale a maçã e pingue limão sobre ela. Coloque as avelãs, as sementes de abóbora e o gergelim na tigela e misture tudo, adicionando a maçã e as frutas vermelhas. Se quiser, acrescente iogurte e mel na hora de consumir.

Você também pode gostar

Começar o dia com um cereal rico em fibras pode fazer toda a diferença na sua rotina. Adote essa pequena mudança e perceba como seu corpo ficará mais leve!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]