Nutrição Nutrição Funcional

Barra de cereal caseira: receita simples e nutritiva

123RF - Direitos autorais: Elena
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Barras de cereais são praticamente “snacks” superfáceis de carregar e que contêm muitas fibras extremamente benéficas à saúde. Esse tipo de alimento é muito prático, pois pode ser levado na bolsa, pode ficar guardado por vários dias em uma gaveta de escritório e até mesmo se permite ser “esquecido” dentro da geladeira. O fato é que praticamente todos os tipos de barras de cereais se tornaram ótimas opções para quem vive uma vida corrida e por muitas vezes não tem muito tempo de se alimentar corretamente. Esses snacks são extremamente nutritivos e ajudam a regular o colesterol do organismo, melhoram o funcionamento do intestino, entre muitas outras coisas que você nem imagina!

Além de tudo isso que você acabou de ler, as barras de cereais são ótimas opções para quem pretende perder peso, pois além de terem como composição muitos ingredientes benéficos à saúde, elas promovem a sensação de saciedade. É claro que toda barra de cereais que você vê nas prateleiras do mercado é industrializada e na maioria das vezes pode conter uma variedade de produtos que causam danos à sua saúde. Mas de qualquer forma saiba que esse alimento não deve ser consumido em excesso e muito menos substituir alguma refeição. Comumente as barras de cereais são energéticas e indicadas para um “pré-treino”!

Se você acha que as barras de cereais vendidas em mercados podem ser rotuladas como “alimentos saudáveis”, você está enganado! Essas delícias que caíram na graça do mundo moderno são uma grande fonte de gordura e açúcar, e por isso você deve se atentar ao consumo e também às marcas que você costuma comprar. Mas o que você acha de aprender a fazer a sua própria barra de cereais caseira? Confira a seguir três receitas de barras de cereais para fazer na sua casa!

Imagem de vários cereais que foram selecionados para o preparo da barra de cereal.
Imagem de Congerdesign – Por Pixabay

1. Barra de cereais fit

Essa receita contém ingredientes ricos em gorduras boas, que regulam o colesterol e são benéficas à saúde do coração, além de conter inúmeros nutrientes e minerais que beneficiam o organismo de diversas formas. As castanhas em especial possuem vitamina E, que protege o cérebro, auxiliando na memória e no raciocínio, além de serem ricas em antioxidantes, que protegem os neurônios, contribuindo na prevenção de diversas doenças degenerativas, como o Parkinson, por exemplo.

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de aveia grossa;
– 1 xícara de chá de aveia fina;
– 130 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
– 1 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara;
– 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
– 1 xícara de chá de nozes picadas (grossinhas);
– 1 xícara de chá de castanha-de-caju picada (grossinha);
– 1/2 xícara de chá de castanha-do-pará picada (grossinha);
– 1 xícara de chá de amendoim torrado e sem sal;
– 1 xícara de chá de flocos de arroz.

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture-os bem até que uma mistura homogênea seja formada. Forre uma forma (de preferência retangular) com papel-alumínio e coloque a massa. Aperte bem para que a superfície fique lisinha, pode ser com uma espátula ou com as costas de uma colher de sopa. Leve a forma ao forno preaquecido a 180 graus e deixe assar por aproximadamente meia hora. Após esse tempo, retire do forno e corte as barrinhas em retângulos, conforme a sua vontade. Deixe esfriar e sirva em seguida.

Imagem de uma barra de cereais feita com vários tipos de grãos e frutas com mel.
Imagem de Silviarita – Por Pixabay

2. Barra de cereais Bee

Essa receita de barra de cereais possui frutas, que contêm uma quantidade significativa de vitamina C e vitamina A, além de antioxidantes, que ajudam a beneficiar a saúde cardiovascular. As oleaginosas ajudam a reduzir o colesterol, são grande fonte de nutrientes e ajudam a perder peso e a promover a saciedade. Sem contar, claro, o mel, que é um poderoso aumentador de imunidade!

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de castanha-do-pará (picada grosseiramente);
– 1 xícara de chá de amêndoas cruas sem casca;
– 1 xícara de chá de uvas-passas secas;
– 1 xícara de chá de damasco;
– 1/2 xícara de chá de aveia em flocos;
– 3 colheres de sopa de linhaça;
– 2 colheres de sopa de semente de girassol;
– 1/2 xícara de chá de coco ralado fresco ou desidratado;
– 6 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque as uvas-passas e os damascos cobertos por água quente. Deixe-os descansar por meia hora. Em seguida, retire a água do recipiente e bata as frutas no liquidificador até que uma mistura homogênea seja formada. Pegue uma forma (de preferência retangular), coloque as amêndoas, as sementes de girassol, as castanhas, a linhaça e leve ao forno já preaquecido por aproximadamente 15 minutos ou até que esses ingredientes fiquem um pouco tostadinhos. Em uma tigela, adicione a pasta de frutas batida no liquidificador, as sementes tostadas, o coco, a aveia e o mel, e misture bem até que todos os ingredientes fiquem grudados. Coloque a mistura novamente no forno (se puder, coloque papel-alumínio ou manteiga na forma antes de colocar a mistura) e leve ao forno a 180 graus por cerca de 20 minutos. Assim que o tempo findar, desligue o forno e deixe a porta do mesmo aberta. Assim que a mistura estiver morna, corte as barras de cereais conforme a sua vontade!

Imagem de vários tipos de cereais espalhados sobre uma mesa de madeira. Eles estão sendo selecionados para a produção da barra de cereais caseira.
Imagem de Tabeajaichhalt – Por Pixabay

3. Barra de cereais low carb

Esta receita é pura energia! A pasta de amendoim promove o ganho de massa muscular sem acumular gordura, além de ser uma importante fonte de energia e de proteína. A chia ajuda a controlar a saúde do intestino e fortalece os ossos – sem contar os inúmeros benefícios que os outros ingredientes proporcionam ao organismo!

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de amendoim torrado e sem sal;
– 1 xícara de chá de leite de coco;
– 4 colheres de sopa de pasta de amendoim sem adição de açúcar;
– 2 colheres de chá de mel;
– 2 claras de ovo;
– 1/2 xícara de chá de castanha-do-pará;
– 4 colheres de sopa de chia;
– 1/2 xícara de chá de coco fresco picado grosseiramente.

Você também pode gostar

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture-os. Distribua a massa formada em uma forma (de preferência retangular) e passe as costas da colher para que a superfície fique “lisinha”. Cubra a forma com um papel-alumínio e leve-a para o congelador por aproximadamente duas horas. Após esse tempo, corte as barrinhas de cereais conforme a sua vontade, e pronto!

Agora que você já sabe como fazer a sua barra de cereais caseira, você pode incentivar os seus amigos a se alimentarem melhor. Mantenha a sua saúde equilibrada e nunca substitua as refeições principais por nenhum tipo de snack! As barrinhas são apenas complementos que dão energia durante o dia e beneficiam o seu organismo de inúmeras formas.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]