Saúde Integral

Barra de cereal feita em casa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Até alguns anos atrás, as famosas barrinhas de cereais eram muito famosas por serem consideradas um lanche gostoso, saudável e bastante nutritivo. Além disso, sempre foi possível encontrar diversas opções de sabores – com ou sem chocolate, mel, frutas secas, castanhas e por aí vai –, o que agradava ainda mais o paladar.

Entretanto, conforme o tempo foi passando, a boa fama da barra de cereal também foi sendo deixada de lado, sendo substituída por outra verdadeira e muito mais assertiva: as barras de cereal industrializadas, na verdade, são ricas em conservantes, em açúcar, sódio, gordura trans, corante e xarope de milho. Pois é.

O fato é que ter uma barra de cereais como lanche é excelente, desde que ela seja de fato natural e nutritiva, e não o contrário. Mas, para realmente ser assim, vale a pena fazer as próprias barrinhas, em casa.

Fazer com as próprias mãos garante que você não será enganado pelo rótulo, ou seja, você de fato vai saber o que foi usado para a produção deste alimento. Além disso, uma barra de cereais orgânica é realmente um ótimo lanche.

Os diversos tipos de cereais fazem com que ela seja rica em fibras, que ajuda no trânsito intestinal, as oleaginosas usadas são ricas em gordura boa para o organismo e, caso frutas secas também sejam usadas, a barrinha vira fonte de vitaminas e minerais diversos.

Portanto, nada melhor do que colocar a mão na massa e pôr em prática a sua própria receita de barra de cereais. E, o melhor: é muito fácil de fazer! Vamos aprender?

Ingredientes:
  • 100g de aveia fina;
  • 150g de aveia grossa;
  • 150g de mel
  • 20g de farinha de trigo integral;
  • 20g de chia;
  • 120g de açúcar mascavo;
  • 130g de nozes picadas;
  • 130g de castanha do Pará cortadas grosseiramente;
  • 50g de flocos de arroz.
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Depois, forre uma assadeira (30×20) com papel alumínio (com o lado brilhante virado para cima) e despeje a massa. Aperte bem com uma colher para ela ficar compacta. Leve ao forno a 200 graus por cerca de 30 minutos, ou até estar crocante ao seu agrado.

Os ingredientes acima formam uma barra de cereal gostosa e nutritiva, mas sempre é possível melhorar. De acordo com o seu gosto e o seu paladar, acrescente outros ingredientes que darão ainda mais sabor e, além disso, trazer muitos outros nutrientes ao seu lanche.

Você pode colocar castanha do Pará, damascos, passas, outras frutas secas de sua preferência, chocolate 70% cacau, coco ralado, entre tantos outros ingredientes. Nesse caso, deixe sua imaginação e paladar falarem mais alto, mas lembre-se de escolher itens saudáveis, OK!?


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]