Alimentação consciente Nutrição

10 benefícios de consumir fibras

consumir fibras
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Não existem dúvidas de que uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas, grãos e todo tipo de alimento natural é muito melhor do que uma alimentação focada em produtos industrializados. Afinal, nosso corpo precisa de vitaminas, minerais e nutrientes diversos para funcionar de maneira correta, já corantes e realçadores de sabor são produtos bem distantes do que conhecemos como necessários. Entre esses alimentos indicados para um bom funcionamento do organismo, as fibras ocupam uma posição de destaque. Saiba os 10 motivos que levam a esta importância abaixo.

Por que você deve consumir fibras?

1- Previnem doenças cardiovasculares

Estudos indicam que pessoas que consomem uma boa quantidade de fibras estão menos propensas a desenvolver doenças do coração.

2- Ajudam no tratamento da diabetes

Quando nos comprometemos a ingerir uma quantidade significativa, tendemos a escolher produtos integrais, o que já diminui a quantidade de açúcar ingerido.

3- São importantes aliadas para perda de peso

As fibras ajudam a reter a gordura de alguns alimentos e também costumam dar uma sensação de saciedade, o que faz com que você coma menos e melhor.

4- São imprescindíveis para o bom funcionamento do intestino

É recomendável que todas as pessoas consumam cerca de 20 a 30 gramas diárias de fibras para que o intestino fique regulado, porém é importante consumir uma boa quantidade de água constantemente. Caso contrário as fibras podem causar efeito indesejado e dificultar ainda mais suas idas ao banheiro.

consumir fibras

5- Previnem a diverticulose

A diverticulose é uma doença em que pequenas bolsas se desenvolvem no trato intestinal. Quando consumimos mais fibras tendemos a reduzir este risco.

6- Reduzem consideravelmente o risco de câncer de intestino

Quando um órgão está funcionando em sua plenitude dificilmente algum mal vai acometê-lo. É este o caso. Se as fibras ajudam o intestino a funcionar corretamente, ele se manterá saudável.

7- Previnem a hipertensão

A aveia é uma das fibras mais consumidas e é importante aliada no tratamento para prevenir a pressão alta.

8- São importantes nutrientes durante a gravidez

Durante a gravidez é necessário redobrar o cuidado com o que se come, e as fibras funcionam como uma vassoura, levando embora tudo o que não precisamos.

9- Propiciam uma boa noite de sono

Estudos da universidade de Columbia mostraram que pessoas que ingerem fibras antes de dormir tem uma noite de sono mais tranquila.

10- Auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico

É o mesmo princípio do tópico sobre a gravidez. Se as fibras varrem de nosso organismo tudo o que está em excesso e que não será útil em nosso corpo, significa que o sistema imunológico ficará cada vez mais forte.

Para garantir todos estes benefícios, inclua na sua alimentação: aveia, farinhas integrais, feijão preto, grão-de-bico, linhaça, chia, batata-doce, frutas em geral, brócolis, milho e abóbora.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]