Autoconhecimento Coaching de Bem-Estar

Coaching de bem-estar

Mulher escrevendo em um caderno e sorrindo
Gustavo Fring/Pexels
Rodrigo Poiesis
Escrito por Rodrigo Poiesis

Estar de bem com a vida, consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Esse é um estado de equilíbrio básico para que se possa almejar qualidade de vida. Existe um ponto neutro em que podemos estar, quando vivemos no mais ou menos. Quando as coisas não estão boas, nem ruins. Fazemos apenas o que é necessário para nos manter seguindo em frente.

O bem-estar surge no momento em que se atinge um estado de satisfação e os objetivos estão alinhados com manter e potencializar esse contentamento. Pessoas que se mantêm fora dessa zona de bem-estar precisarão de algum tipo de ajuda para encontrarem o caminho e a forma de permanecerem num estado de felicidade. Existem diferentes formas de se obter essa ajuda, o processo de coaching de bem-estar é especializado nisso.

Também conhecido como wellness coaching, o coaching de bem-estar tem uma abordagem que se preocupa com o ser humano como um todo. Esse processo holístico possibilita que a pessoa encontre o equilíbrio em diferentes áreas da sua vida. O coach de bem-estar é o profissional que pode ser visto como um guia que irá auxiliar na condução para melhores estados do que o que a pessoa se encontra.

CADA PESSOA É DE UM JEITO

Mulher sorrindo ao lado de uma árvore
Elle Hughes/Pexels

É importante para o coach entender a situação atual em que a pessoa que ele está auxiliando (chamado de coachee) se encontra. Também é fundamental saber quais os principais problemas que enfrenta. É comum que o coachee não saiba exatamente para onde quer ir, que não consiga visualizar seus objetivos. Esse processo de descoberta do melhor caminho a seguir e aonde se quer chegar faz parte do processo do wellness coaching.

Cada pessoa é de um jeito, tem sua maneira de pensar, sentir e agir. A individualidade de cada um deve ser entendida e respeitada. Um processo de desenvolvimento pessoal bem conduzido considera a pessoa com suas qualidades, limitações, desejos e tudo mais que compõe a sua realidade individual. Esse processo de descoberta é feito na parceria entre o coach e o coachee.

A RELAÇÃO COACH E COACHEE

Criar uma relação de confiança e energia positiva depende muito do coach. Mas é preciso entender que para que se tenha êxito no processo de coaching o coachee terá que se empenhar. É como se o coach e o coachee estivessem num barco que precisa de duas pessoas para remar. Um de cada lado do barco, se apenas um remar o barco fica girando, se cada um remar para uma direção diferente ele não sai do lugar.

É a partir do momento que se encontra a direção e o ritmo certo das remadas que o barco começa a se movimentar. O coaching é um processo ativo de mudança da realidade que tem pouco ou nenhum efeito para quem não está disposto a realizar mudanças. Considerando a intenção de mudar, quando a conexão entre coach e coachee está sintonizada não há limites para o crescimento.

A TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DO AUTOCONHECIMENTO

Mulher segurando um pedaço de espelho, olhando para ele
Ismael Sanchez;/Pexels

Não se pode falar em coaching de bem-estar sem falar de autoconhecimento. Uma vez que o coach e o coachee estão guiando o barco no trajeto da prosperidade, inicia-se também um processo de autoconhecimento para o coachee. A situação em que se encontra começa a ficar mais clara, conexões com suas atitudes, comportamentos, sentimentos e o bem-estar começam a ser feitas.

Quando realizado em um clima onde o coachee se sente acolhido e seguro o processo de autoconhecimento se torna prazeroso e empoderador. Os desafios que vão surgindo se tornam cada vez menores diante da busca por bem-estar. À medida que a pessoa que passa por um processo de coaching vai entendendo o que motiva seus comportamentos e pensamentos negativos, ela pode alterar a sua realidade e, consequentemente, seu bem-estar.

Você também pode gostar

Ficar lutando contra o que se sente ou forçando mudanças externas apenas irá gerar frustração e maior sofrimento. Quando não se sabe aonde se quer ir tudo se torna mais difícil. O coach de bem-estar existe para facilitar e tornar esse processo positivo. Não é preciso estar se sentindo mal para querer ser e estar melhor. Basta querer transformar sua realidade atual em algo melhor.

Sobre o autor

Rodrigo Poiesis

Rodrigo Poiesis

Trabalho como coach e mentor com foco no comportamento humano e no autoconhecimento para atingir o bem-estar e alcançar propósito de vida.

Minha jornada com o autoconhecimento e a busca de bem-estar se iniciou por necessidade. Comecei da forma mais difícil, sofrendo e andando em círculos sem saber que direção tomar. Foram vários anos vivendo no mal-estar, tentando alcançar o mais ou menos. Nessa época eu nem imaginava que o bom, o ótimo e o incrível eram opções viáveis para se viver.

À medida que fui entendendo como tornar minha vida melhor e mudei totalmente o estado em que eu vivia passei a querer compartilhar algumas reflexões que eu tinha no processo de autoconhecimento em que vivo constantemente. Assim nasceu o site Poiesis. Com um toque de poesia, música e muita reflexão, que leva ao autoconhecimento, o site Poiesis foi ganhando forma e hoje é meu companheiro de trabalho na busca pelo bem-estar das pessoas. Foi uma forma que encontrei de ajudar outras pessoas, que como eu buscam entender melhor o mundo e a si mesmas.

Nessa caminhada de muito estudo e descobertas sobre o comportamento humano, autoconhecimento e bem-estar, o sentimento de dividir isso com outras pessoas se tornou cada vez maior. Ao me tornar coach e mentor, encontrei as ferramentas necessárias para introduzir toda essa bagagem num formato que ajudasse outras pessoas a saírem de um estado negativo ou estagnado para um estado de bem-estar e empoderamento.

Atualmente também faço análise corporal para entender a história de cada pessoa, como ela se comporta, quais suas limitações e potencialidades. Tudo isso fica registrado no corpo humano e na forma como agimos. Com isso é possível se aprofundar e entender muito a individualidade de cada pessoa. Cada um tem uma maneira de ser, agir e sentir. Entender a si mesmo é a chave para entrar numa realidade de bem-estar e prosperidade.

Email: [email protected]
Site: poiesis.online
Facebook: poiesis.online
Instagram: @poiesis.online