Autoconhecimento Terapias

Como a Terapia Sistêmica influencia sua percepção

Familia fazendo terapia familiar
Ridofranz / Getty Images Pro / Canva
Ana Paola Lamanna
Escrito por Ana Paola Lamanna

Podemos ser o efeito da causalidade de nossos pais, mas não apenas isso. Somos também resultado do que veio de nossos bisavós, avós, tios, parentes excluídos da família etc.

Quando uma única pessoa da família adoece, seja física ou mentalmente, é um alerta com o sistema familiar que está doente como um todo.

A visão sistêmica nos permite ampliar nosso olhar pra entender o que há além dos comportamentos que julgamos apenas pelo nosso ponto de vista e nos faz entender melhor não como algo isolado, mas tudo o que vem com o indivíduo e o que veio antes dele.

Familia fazendo terapia familiar
LightFieldStudios / Getty Images Pro / Canva

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original, já dizia Einstein. Percorrer o vale pra escalar até a montanha é necessário pra ter uma visão mais ampliada do todo que nos cerca e do que nos escapa. E assim ocorre com oportunidades que nos escapam quando não desenvolvemos nossa visão sistêmica. É como quando o plano A que não dá certo, mas você já consegue visualizar o plano B, C e daí por diante, e resolver tomar atitudes a respeito.

Você também pode gostar

Muitas vezes achamos que não temos saída quando, na verdade, estamos tão condicionados, paralisados e inseguros que não conseguimos ver ou não passamos pelo suficiente para perceber quantas soluções há disponíveis.

Sobre o autor

Ana Paola Lamanna

Ana Paola Lamanna

Quando iniciei esse caminho de autoconhecimento, notei que não existem coincidências. E quando me tornei terapeuta, percebi que não seria diferente. A área de desenvolvimento humano me fascina. Cheguei a um ponto da minha vida em que tive que dar uma pausa em tudo e quebrar paradigmas, ouvir o que minha alma pedia para me conectar mais comigo mesma. Foi quando conheci a constelação, o método sistêmico que me reconectou com minha essência. A experiência de ser constelada foi tão profunda e de tal transformação em minha visão de vida e de mundo, que determinada fiquei a estar do outro lado — de fato me conectei com muito amor a essa profissão e, dessa forma, tornei-me consteladora. Venho da área do Direito e pretendo dar uma chance de exercer a advocacia agregando o conhecimento sistêmico para me voltar a dedicar ao direito de forma humanizada, mais conhecido como direito sistêmico. Procuro pesquisar e estudar além do conhecimento sistêmico para aplicar em meus atendimentos, enfim, tudo que me permita utilizar o máximo em benefício do desenvolvimento humano e da descoberta do poder pessoal; por exemplo: psicossomática, leitura corporal, traços de caráter etc. Acredito que quanto maior o conhecimento que o profissional tem, maior a probabilidade de ajudar seu cliente a se expandir além do que se possa imaginar. Espero que cada vez mais pessoas busquem e se interessem em conhecer e se maravilhar com esse método tão revolucionário e, ao mesmo tempo, tão essencial nesta época conturbada em que vivemos. OBSERVAÇÃO: Realizo atendimentos online.

Email: [email protected]
Facebook: ana.paola.98989
Instagram: @o_caminhodaalma