Autoconhecimento

Existe comportamento ideal?

Pedro Omar
Escrito por Pedro Omar



Hoje em dia, muito temos ouvido falar em ética. Desde sempre o termo “ética” esteve ora aqui, ora ali. Agora com esse movimento de despertar da sociedade brasileira, todos falam em ética, seja no comportamento dos políticos, seja em casa na educação dos filhos, no dia a dia com amigos, há que se ter ética!

À medida que o homem foi se organizando em grupos mais complexos, também ficou complexa a convivência entre si. Surgiram educadores, sábios, filósofos, líderes que procuravam entender e encontrar respostas e soluções para essa desordem social.

Hoje temos leis para garantir os direitos e os deveres, mas ainda assim existe injustiça, racismo, preconceito, guerra, violência, intolerância, leis que não são cumpridas, pessoas que querem levar vantagem sobre os outros, egoístas, mentirosos… Nossa! Por isso é tão importante o resgate da ética para nortear o comportamento!

Muitos poderão descrever diversas definições para ética, mas aqui vamos falar da ética na convivência com outras pessoas, observando o conjunto de regras e preceitos valorativos de todos nós, onde buscamos ser respeitados e ouvidos.

Será que você tem consciência do quanto a ética é importante em sua vida pessoal e profissional? É justamente na convivência com o outro que surgem os problemas, as dúvidas e precisamos refletir sobre essas questões, apesar da nossa falta de tempo. Nos momentos de conflito, nossas crenças e escolhas exigem de nós reflexão e reavaliação.

Será que você tem consciência do quanto a ética é importante em sua vida pessoal e profissional?

Comportamento ético é um aprendizado diário de como viver e conviver!

Então, como devo agir?

Seja sempre mais empático, se colocando no lugar do outro.

Expresse suas emoções de maneira adequada, de forma autêntica no momento correto, seja assertivo!

Observe a hierarquia do local e da relação, preste atenção nas regras e contingências. Muitas vezes há regras não escritas, elas estão implícitas, fique atento!

Na dúvida, pare, pense e só então atue. Antes de dar uma resposta, respire fundo e pense qual a melhor forma de se fazer isso.

Essas são algumas dicas para adquirir ou desenvolver um comportamento que seja socialmente eficaz, ou dito ideal, que produza harmonia entre as pessoas e, por conseguinte, teremos uma melhoria na qualidade de vida e um convívio social mais humano e digno.

Pense nisso, prezado!

Sobre o autor

Pedro Omar

Pedro Omar

Profº Enfº Palestrante Pedro Omar – Palestrante Motivacional, Enfermeiro, Especialista em Cardiologia pela UNIFESP; Especialista em Enfermagem Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIFESP; Licenciatura em enfermagem pelas Faculdades de Guarulhos. Docente do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira - SP, Docente do Colégio Êxitus de Guarulhos e Docente da ABITEP especializada em concursos públicos para enfermeiros.

Site: www.pedroomar.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefones: (11) 5641-5785 | (11) 98289-0316 (WhatsApp)
Facebook: Pedro Omar Palestrante