Autoconhecimento Terapia Anti Abuso Emocional

Como é e o que fazer quando se é filho de pais narcisistas perversos?

filho triste abraçando sua mãe em casa.
Silvia Malamud
Escrito por Silvia Malamud
Ser filho de pais narcisistas perversos é muito mais grave do que as pessoas podem imaginar, além dos abusos emocionais, que são gravíssimos, de igual forma, existe uma extravagante negligência de cuidados que pode trazer danos irreparáveis. 

Tenho relatos de filhos de pais narcisistas que não poucas vezes sofreram riscos reais de vida, por conta das desconexões. As histórias vão desde o esquecimento em festinhas, escola e reuniões de pais em escola, até o fato de não os levarem a sério quando passavam por algum mal-estar físico. Além de os desacreditarem, muitas vezes, os colocavam em perigosas situações de vida pela ausência de socorro devido.

filha triste abraçando sua mãe

Como não existe vínculo saudável de tal pais para com os filhos, sempre super exigidos, por mais que estes se esforcem, quando não conseguem corresponder às infindáveis demandas, costumam ser castigados mediante a ações de poder e autoridade que têm, ora com atitudes de violência e agressividade e outras vezes isolando-os do contato com outras pessoas, retirando pertences e até mesmo comida.

No futuro, essas crianças ou se transformarão adultos altamente inseguros, muitas vezes, com lentidão de raciocínio, ou funcionarão como pessoas perversas que cegamente repetirão, ao seu modo, as difíceis cenas vivenciadas. 

Desqualificação, depreciação, falta de empatia e distorção de verdades são apenas algumas de ações de pais abusadores emocionais. 

Em famílias com muitos irmãos, mesmo aqueles que não são alvos diretos dos descasos, também sofrem igualmente com as experiências e costumam passar por uma espécie de trauma de nome “vicariante”, ou seja, trauma pelo que se viu e se presenciou, mesmo não sendo vítima direta da ação.

Os depreciados são depreciados porque nunca estarão à altura das expectativas, os protegidos são protegidos porque seriam especiais ou frágeis demais, de qualquer modo, também um grande dano para a construção de um psiquismo saudável. 

Os filhos andarão em círculos enquanto não despertarem desta trama.
Vagueando entre sentimentos de injustiça, raiva, remorsos e culpas indevidas. E quanto mais tentarem recompensar esses insatisfeitos pais, mais eles crescerão em suas demandas de culpabilização e exigências.

Existe um padrão de sensação de não pertencimento, de dificuldade de se sentir conectado e de rejeição, nos filhos de pais narcisistas perversos, sendo que essa temática costuma dificultar sobremaneira os seus futuros relacionamentos. A cura emocional apenas ocorre quando as vítimas se dão conta do que estão vivendo, fazendo um luto sobre as situações emocionais passadas com os genitores.

Terapias de reprocessamento cerebral, como EMDR e Brainspotting, são excelentes ferramentas para que novos mapas existenciais possam acontecer depois de traumas extensos desta ordem. 

Quanto mais despertos, melhor!


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Filhos de pais narcisistas perversos e o resgate da identidade

Sobre o autor

Silvia Malamud

Silvia Malamud

- Psicologa
- Especialista em temas relacionados ao Abuso Emociona com narcisistas perversos em relacionamentos afetivos, familiares, mãe/pai filhos, escolares, sociais e de trabalho.
– Especialista em Terapia Individual, Casal e Família /Sedes
- Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
- Terapeuta Certificada em Brainspotting - David Grand/ EUA
- Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.

EMDR e Brainspotting são terapias de reprocessamento cerebral que visam libertar a pessoa do mal estar causado devido à experiências difíceis de vida, vícios, traumas, depressões, lutos e tudo o mais que é perturbador e que seja uma questão para que a pessoa queria mudar. Este processo terapêutico, por alterar ondas cerebrais viciadas num mesmo tipo de funcionamento, abre espaço para que a vida mude como um todo, de modo muito melhor, surpreendente e inimaginável anteriormente.

Mais sobre Silvia Malamud: Além de psicóloga Clínica, é também formada em Artes plásticas- Terapia Breve - Terapia de Casais e Família pelo Sedes Sapientiai. Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e em Brainspotting David Grand/EUA. Desenvolveu-se em estudos e práticas em Xamanismo, Física Quântica, Bodymirror. Participou e se desenvolveu em metodologias de acesso direto ao inconsciente, Hipnose, Mindskape, Breakthrough e outras. Desenvolveu trabalho como psicóloga Assistente no Iasmpe, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, com pesquisa sobre o ambiente emocional de residentes durante o período de suas residências, de 2009 até 2013. Participou do grupo de atendimentos de casais do NAPC de 2007 à 2008. Autora dos Livros "Projeto Secreto Universos", uma visão que vai além da realidade comum e Sequestradores de Almas, sobre abuso emocional que podemos estar vivendo, sem ao menos saber, sobre como despertar e como se proteger.

· Conhecimento terapêutico: Cenários e imagens: Já presenciei diversos pacientes fazerem "viagens" às vidas anteriores, paralelas, sonhos e mesmo se reinventarem em cenas reais ocorridas ou não. Vi-os saindo do túnel do reprocessamento, totalmente mudados e transformados, inclusive em suas linhas de tempo. Para mim, fica uma pergunta de física quântica... O que acontece com a rede de memória da pessoa se a matriz do acontecimento muda totalmente não o afetando mais? A linha do tempo e todos os significados emocionais transformam-se simultaneamente. Todos os eventos difíceis que a pessoa teve em relação ao tema ao longo da vida perdem o sentido e até parece que nem existiram, embora se saiba. A pergunta que fica é: O que é o tempo quando podemos nos transformar e nos auto-superarmos nesta amplitude?

· Coexistimos em inúmeras camadas de realidades que são atemporais. Por exemplo, o seu “eu” criança pode estar existindo e atuando em você até hoje... Outros aspectos desconhecidos também podem estar, sem que você suspeite.

Silvia Malamud
Psicóloga clinica Especialista em Terapias Breves individual, casal e
família/Sedes - CRP: 06-66624
Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
Terapeuta Certificada em Brainspotting – David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.
email.: [email protected]