Convivendo

Como eliminar vícios de linguagem e melhorar seu desempenho comunicativo!

Mulher olhando para o computador sorrindo sentada no sofá
123RF
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

Ficar repetindo continuamente “tá entendendo?”, “tipo”, “ééééé” estraga qualquer apresentação, por mais que tenha conteúdo. Falar com vícios irrita qualquer um que esteja escutando e reduz sua credibilidade, porque essas pessoas começam a prestar atenção apenas nos seus vícios e deixam de observar a mensagem de sua fala.


Por isso, esses vícios de linguagem devem ser A-BO-LI-DOS de suas conversas e sobretudo de alguma apresentação formal que você faça, seja no trabalho ou na faculdade. Para isso, você precisa comandar a sua mente, porque é ela que comanda sua vida

Assim, experimente os passos abaixo e verifique o resultado:

1º passo

Balão de conversa com reticências no meio feitos de bolinhas de papel
Volodymyr/Unsplash

Coloque sua MENTE NO MODO OBSERVAÇÃO! O que quer dizer isso? Comece reconhecendo quais são esses vícios, prestando atenção na própria fala quando estiver numa conversa espontânea ou gravando uma conversa sua para depois ouvi-la. É importante que você tome consciência de como é seu modo de se expressar. Se sentir dificuldade em perceber, peça ajuda a alguém próximo, com quem você conversa sempre, para te chamar atenção sobre isso.

2º passo

Duas pessoas conversando de frente para uma tela
Etienne Boulanger/Unsplash

Coloque a MENTE NO MODO ALERTA! Ou seja, promova pequena punição quando falar o vício. Por exemplo: cada vez que se perceber falando, se dê um beliscão… isso, um beliscão… ou então, coloque uma pulseira de borracha e cada vez que falar, puxe a pulseira. Novamente, se tiver dificuldade de perceber, peça que alguém te alerte. Isso vai gerar motivação para parar de falar tais vícios.

Você também pode gostar

3º passo

Mulher tomando sorvete sorrindo
Kal Visuals/Unsplash

Coloque a MENTE NO MODO CELEBRAÇÃO quando conseguir falar sem vício, isto é, se agracie, se dê um presente quando você alcançar esta meta. Pode ser tomar um soverte, comer algo que você goste. É fundamental que sua mente saiba que você pretende se parabenizar e celebrar para que haja o estímulo de se promover a mudança de falar sem vícios.

É isso aí… melhore sua comunicação e conquiste mais credibilidade com sua fala. Faça brilhantes apresentações e seja bem-visto por aqueles que te ouvem.

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva