Saúde Integral

Como seu tipo sanguíneo determina sua personalidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No Japão, a expressão “etsu eki gata” ou traduzido para o português “tipo de sangue”  é uma métrica popular usada para determinar o temperamento das pessoas e sua adequação para várias tarefas. Eles são como os signos do zodíaco, mas com diferenças: os japoneses levam muito a sério e até existem serviços de namoro de acordo com o tipo de sangue!

Além disso, perguntas para saber o tipo sanguíneo aparecem até em entrevistas de emprego, audições e casamentos. Para tornar isso tudo ainda mais diferenciado, as empresas do Japão gastam fortunas em pesquisas sobre tipos sanguíneos para criar um determinado produto, como refrigerantes, gomas de mascar e até calendários.

Capsulas de amostra de sangue em fundo azul
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Essa obsessão japonesa começou em 1972 quando um professor de psicologia, conhecido como Furukawa Takeji, começou a observar diferenças evidentes nos temperamentos dos seus alunos. A partir de suas observações, ele concluiu que as crianças com sangue tipo A são mais intelectuais, enquanto os que pertenciam ao grupo tipo B eram mais teimosos e temperamentais. A partir desse momento, todos no Japão começaram a se concentrar em grupos sanguíneos.

Vamos olhar para alguns grupos sanguíneos comuns e descobrir o que a pesquisa japonesa tem a dizer sobre as pessoas:

Tipo A
sangueA

Pessoas com sangue tipo A são tranquilas, sérias e com um bom temperamento. Possuem caráter forte, são confiáveis ​​e às vezes até um pouco teimosas. Elas também são tímidas, introvertidas e têm um ar perfeccionista. Além disso, são consideradas pessoas que tem o hábito de mentir, mas ao mesmo tempo, serem leais aos seus amigos e colegas.

Sabem manter segredos, mas muitas vezes não expressam seus sentimentos para outra pessoa. Tentam reprimir suas emoções e parecem ser pessoas fortes, mas no interior, são frágeis e um pouco nervosas. Tendem a ser muito duras com aqueles que não partilham a mesma natureza forte e, portanto, são cercados por outras pessoas com a mesma disposição. Também tendem a beber muito e possuem um dom artístico. Um ponto importante sobre elas é que se colocadas em uma posição de poder, tornam-se arrogantes e rebeldes.

Tipo B
sangueB

Aqueles com o tipo de sangue B são conhecidas por serem de natureza curiosa. São muito atenciosas e tentam proteger os interesses de outras pessoas, quer saibam elas ou não. São facilmente animadas, mas tendem a perder o interesse rapidamente. Podem identificar claramente as suas prioridades e muitas vezes se tornam tão envolvidas em seu mundo que esquecem que existem outras pessoas que as cercam. Têm um espírito independente e personalidade forte.

Passam a imagem de serem felizes, cheias de energia e entusiasmo, mas muitas são totalmente o oposto. São extremamente apaixonadas por pessoas e coisas que realmente importam para elas. Geralmente são curiosas, entusiasmadas, independentes, sensíveis e imprevisíveis, mas também pode ter tendência a serem superficiais, não confiáveis, egoístas, curiosas, soltas e impacientes.

Tipo AB
sangueAB

São imprevisíveis, distantes e tendem a tomar o assunto para o coração.Uma grande característica sobre elas é que são hábeis em ganhar e administrar o dinheiro. À medida que são uma combinação de dois tipos de sangue, de modo que eles têm muitas vezes uma mistura de personalidades: frequentemente têm duas personalidades, uma para aqueles que estão próximos a elas e outro para os que não interessam muito.

Estão inclinadas a serem sentimentais, com uma propensão para refletir profundamente sobre os seus problemas. Têm muitos amigos, mas, muitas vezes, separam-se deles por quererem estar sozinhas para refletir. Podem ser muito extrovertidas e tímidas ao mesmo tempo. Geralmente são eficientes, ágeis, atenciosas, cuidadosas, rigorosas, temperamentais e se sentem facilmente ofendidas por certos assuntos e se tornam até e preconceituosas.

Você também pode gostar
Tipo O
sangueO

As pessoas com sangue tipo O são cessantes, expressivas e apaixonadas. Podem facilmente motivar um grupo e, portanto, são bons líderes. Foram abençoadas com uma presença forte e não têm medo de apostar, pois sabem que vão ganhar. Também tendem a serem muito benevolentes e generosas, contribuindo para o bem-estar dos outros.

São atletas naturais e obsessivamente procuram a vitória que, às vezes, faz com que pareçam muito chatas. Elas podem ser vistas como sociáveis, persistentes e confiáveis, mas têm uma tendência a não tolerar ou aceitar seus erros. Criativas e populares, gostam de ser o centro das atenções e dar a ilusão de ter muita confiança em si mesmos. Geralmente  são entusiasmadas, generosas, independentes, flexíveis, idealistas, atléticas, competitivas e adaptáveis. Mas, às vezes, são ingênuas, ciumentas, egoístas e pouco confiáveis.

Em conclusão, os grupos sanguíneos são uma das principais variantes entre os indivíduos em um nível biológico. Isso se dá porque seu papel de reagir a vários estímulos moleculares é diferente, o que os torna potenciais arquitetos da nossa personalidade.


  • Texto traduzido e adaptado por Natalia Ianonne da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]