Saúde Integral

Como seu tipo sanguíneo determina sua personalidade

Bolsa de sangue com cápsula com sangue ao lado.
Olga Yastremska / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Karl Landstei foi um cientista que, entre 1900 e 1901, decidiu provar a tese que ele desenvolveu de que existiam diferenças entre os sangues de cada pessoa. Para isso, ele colheu amostras de sangue de voluntários e realizou experimentos para separar os glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo e, dessa forma, misturar uma amostra com a outra. Em alguns casos, foi possível identificar que os glóbulos vermelhos se aglutinavam.

A partir desse primeiro estudo é que foram desenvolvidas as pesquisas sobre o sangue de cada pessoa, levando à identificação de diferentes tipos sanguíneos, também chamados de grupos sanguíneos. Sem essa informação, as transfusões de sangue poderiam resultar em morte até os dias atuais, já que pode haver uma interação negativa entre sangues de grupos diferentes.

Depois de muitos estudos, identificou-se a existência de quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O. Cada um deles pode apresentar o rH positivo ou negativo, levando aos tipos A+. A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-. A maioria das pessoas sabe qual é o seu tipo sanguíneo, já que essa informação pode salvar a vida dela em uma emergência.

Mas você sabia que o seu tipo sanguíneo também pode dizer muito sobre a sua personalidade? A seguir, aprenda mais sobre isso e entenda o estudo que comprova esse fato surpreendente. Tenha em mente qual é o seu tipo sanguíneo e nos acompanhe!

Tipo sanguíneo define a personalidade?

No Japão, em 1972, um professor de psicologia chamado Takeji Furukawa, da Universidade Ochanomizu, desenvolveu uma teoria um tanto peculiar. O título dela era “Pesquisa dos Temperamentos Relacionados aos Tipos Sanguíneos”. O estudo conquistou atenção da academia e da mídia, levando à publicação dele em forma de livro e se tornando um elemento cultural japonês.

Afinal, o que dizia esse estudo? Depois de observar diferenças nos comportamentos dos estudantes de psicologia, Furukawa dedicou-se a analisar o que poderia levar às semelhanças e às diferenças entre eles. Ao observar o tipo sanguíneo de cada grupo, ele pôde concluir que os temperamentos eram consequências dessa característica biológica.

Esse estudo tornou-se tão importante para o Japão que até mesmo em entrevistas de emprego o tipo sanguíneo deve ser divulgado. Empresas também analisam quais são os gostos de grupo para entender quais produtos podem agradar à maioria da população e, assim, obter mais sucesso. É como os 12 signos do Zodíaco, mas com uma comprovação científica.

Cápsulas de tampas vermelha e roxa com sangue dentro.
Karolina Grabowska / Pexels

Então a resposta é sim! Tipo sanguíneo define a personalidade. A seguir, veja como isso acontece e saiba se você se identifica com o temperamento associado ao seu sangue!

Grupo sanguíneo A

O tipo sanguíneo A é considerado o mais centrado e o mais contido de todos. Com características que tendem à introspecção, essas pessoas podem preferir ficar sozinhas em alguns momentos e, quando se comprometem com alguém, desejam que o relacionamento seja duradouro e estável.

A gentileza e a atenção que dedicam às outras pessoas é admirável, e isso acontece mesmo quando não concordam com o posicionamento de outrem. No entanto, por serem pessoas determinadas e que dificilmente perdem o controle sobre a situação, quem é do tipo sanguíneo A pode manifestar uma teimosia intensa em determinadas situações.

Grupo sanguíneo B

As pessoas do tipo sanguíneo B são mais livres e mais relaxadas. Elas costumam agir com espontaneidade, são extrovertidas e atraem outras pessoas com facilidade. Quando criam laços com alguém, tornam-se muito carinhosas, ainda que não demonstrem seus sentimentos para qualquer um. Se ela passar pela experiência de não ter um amor correspondido, é provável que ela supere e parta para a próxima.

Em relação às obrigações, elas costumam fazer tudo no tempo delas, sem se preocupar, então podem passar uma imagem de que são desleixadas e relaxadas, ainda que sejam apenas conscientes de seus limites. Se elas se sentirem cobradas quando estiverem estressadas, a chance de explodirem em um ataque de raiva é muito alta.

Grupo sanguíneo AB

Alguém que é do tipo sanguíneo AB tem como característica a tranquilidade e a facilidade para interagir com outras pessoas. Essa pessoa gosta de dormir e de descansar e não se apressa para fazer as atividades que são suas obrigações, principalmente se elas envolverem algo que não gosta de fazer. Com autenticidade, ela revela facilmente o que está sentindo tanto no trabalho quanto nos relacionamentos.

A personalidade expansiva do tipo sanguíneo AB pode soar um pouco irritante para as pessoas mais contidas, porque o desejo de falar alto e a dificuldade de dar espaço para os outros dizerem o que pensam vai contra a ideia que a maioria tem de um diálogo respeitoso e leve. Ainda assim, são pessoas calorosas e que se preocupam com os outros.

Cápsulas com sangue, óculos cirúrgico e agulhas em cima de um pano azul.
Karolina Grabowska / Pexels

Grupo sanguíneo O

O tipo sanguíneo O é representado por pessoas alegres, que vivem com leveza e que gostam de se relacionar com quem tem esse mesmo espírito. Elas gostam de ficar em casa nos feriados e de sair com amigos ou com casais, se tiverem companhia, em dias casuais. É essencial que estejam sempre com alguém que valoriza a família e que tem a gentileza como lema.

Ainda que o tipo O seja responsável por pessoas muito alegres, quando elas sentem raiva podem se tornar agressivas e grosseiras. Por precisarem de atenção e de carinho, elas devem estar sempre cercadas de quem as ama, para garantir que esse lado negativo não se mostre com tanta frequência.

E, então, percebeu se o seu temperamento está associado ao seu tipo sanguíneo? Compartilhe este artigo com as pessoas que você conhece e identifique as coincidências que existem entre vocês, em um processo de autoconhecimento divertido, prazeroso e muito importante!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br