Autoconhecimento

Como lidar com as festas de fim de ano num período de luto

Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quando as festas de fim de ano se aproximam, é motivo de felicidade e celebração para a maioria das pessoas, mas é também um período de profunda tristeza para outras. O clima do ano costuma aumentar um pouco a melancolia e a solidão para as pessoas que tenham passado, recentemente ou não, por um período de luto após a perda de alguém querido.

Quando uma família perde alguém ou um amigo deixa de estar entre nós, tendemos a nos sentir desamparados e sem razões para comemoração, ao mesmo tempo quem ainda está aqui nos cobra alegria e festejos. Pode parecer uma situação sem saída e extremamente difícil, mas saiba que é possível driblar este período, mesmo com o luto em seu coração.

Separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar neste impasse. Confira:

– Seja fiel aos seus sentimentos

Uma das maiores dificuldades é ter que fazer parte da felicidade e festividade que todos emanam nesta época, não é? Pois a boa notícia é que você não precisa fazer isso. Seja fiel aos seus sentimentos, seja sincero e não tenha medo de mostrar aos outros o que está no seu coração. Se você sentir de chorar, chore. Se quiser ficar um pouco mais recluso, fique. Não se preocupe com o que os outros vão pensar ou dizer, pois quem realmente gostar de você entenderá totalmente seu momento. O luto precisa de um tempo! Quem reage repentinamente pode ter uma recaída na tristeza e ficar bem pior. Respeite seus sentimentos e seu próprio tempo.

– Resgate suas lembranças

As memórias dos momentos que passaram juntos costumam ser um ótimo acalento para quando a dor da perda e a saudade apertarem. Busque na sua mente e no seu coração as lembranças mais queridas que tiver da pessoa que se foi. Permita-se vivenciar novamente cada uma destas memórias com o máximo possível de detalhes. Entregue-se!

– Deixe-se contagiar

Não relute se a felicidade querer se aproximar. É natural se contagiar pelo clima ao seu redor. E lembre-se sempre que você pode e precisa sair deste luto em alguma hora. Não se sinta culpado caso tenha vontade de rir ou festejar. A vida continua para você e é preciso celebrar. Caso seu ente querido ainda estivesse aqui, ele estaria celebrando com você!

– Faça uma homenagem

Homenagear, comprar um presente ou fazer o prato preferido da pessoa que se foi, pode ser uma boa forma de sentir sua presença. Faça o que tiver vontade e estiver dentro de suas possibilidades para sentir que a pessoa querida esteja o mais próximo de vocês. A família se sentirá mais unida desta forma e a celebração está garantida.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br