Autoconhecimento

Como o ceticismo pode ajudar?

Caderno com a palavra "uncertainty" e notebook ao lado.
Artur Szczybylo / 123rf

O termo ceticismo muitas vezes sofre julgamentos e repreensões de algumas pessoas. O motivo dessa repreensão é porque seu significado sofreu modificações ao longo do tempo. Por isso quero oferecer o verdadeiro significado do termo ceticismo e afirmar que ele pode nos ajudar no dia a dia.

Devemos agradecer a Pirro (318-272 a.C.), filósofo grego que questionava todos os eventos à sua volta. A palavra ceticismo significava investigar, examinar. No presente, significa falta de crença em tudo, ou seja, não acreditar em nada.

O que o ceticismo tem a oferecer? O ceticismo nos oferece:

  • a defesa de que a felicidade consiste em não julgar coisa alguma;
  • a postura neutral em todas as questões;
  • a possibilidade de questionar tudo o que nos é apresentado como verdadeiro;
  • a não admissão da existência de dogmas e de fenômenos religiosos ou metafísicos.
Mulher branca com mão na cabeça e expressão inconformada.
file404 / 123rf

Sendo uma corrente de vida, o ceticismo argumenta que não é possível fazer afirmações sobre a verdade absoluta de nada. Por isso o ser humano deve viver em constantes indagações. Com o passar do tempo, essa linha de pensamento foi dividida em duas escolas: a científica e a filosófica.

É sobre a filosófica que eu desejo atrair maior atenção pelo fato de a academia fundada por Pirro oferecer a impossibilidade de se chegar à verdade e de se refutar teoricamente tanto a verdade quanto a mentira.

Agora a pergunta que fica é: como o ceticismo pode me ajudar?

A resposta é simples. O ceticismo pode nos oferecer o suporte para a nossa investigação das coisas. Devemos manter certa posição neutra em relação a coisas que não conhecemos. A felicidade não depende de julgamentos, tampouco de ações.

Você também pode gostar

Logo, eu ofereço ao leitor a outra opção de ceticismo, que é o ceticismo moderado, ou seja, quando estiver em um estado de dúvida devido a alguma coisa ou situação, devemos examinar determinada ação. Sendo assim, há a contestação em busca da verdade.

O ceticismo nos oferece a busca pela verdade por meio da investigação. Que tenhamos em mente um pouco de ceticismo para nos ajudar.

Sobre o autor

Jonathan Gomes de Brito

Jonathan Gomes de Brito

Gosto de fazer leitura sobre diversos assuntos, ou seja, tudo que você tiver em mente eu posso escrever a qualquer momento de forma bastante respeitosa e que traga benefício para o leitor.

Email: [email protected]
Facebook: Jonathan Gomes de Brito
Instagram: @eu_brito88