Deseja aprender como plantar gengibre? Esse tubérculo é um excelente alimento para o corpo. Muitos são os benefícios que podemos encontrar em relação ao gengibre! Essa raiz é uma planta herbácea de origem asiática, principalmente. O gengibre pode ser encontrado com facilidade em países como Jamaica, Nigéria, Índia ocidental e claro, no Brasil!
Essa raiz também é bastante conhecida como mangarataia e mangaratiá. É considerada uma planta quente, pois possui cheiro forte e sabor picante. Sua estrutura é de cor amarela ou marrom dourado com diversos ramos, todos unidos.
Com substância principal conhecida como gingerol, que faz a prevenção de diversas doenças como as cancerígenas, a substância também atua como anti-inflamatória. O gengibre é considerado também como analgésico e antifúngico.
Rico em vitaminas C, E, B6, B5 e B3, proteínas, fibra alimentar, cálcio, ferro, magnésio, etc. essa raiz é muito boa também para promover o emagrecimento. A raiz do gengibre quando usada para fazer chá, é um ótimo aliado do emagrecimento, pois é considerada uma bebida que acelera o metabolismo. E ainda é considerado um tubérculo diurético muito eficaz.
Você também pode gostar
- Os benefícios do gengibre
- Como controlar a ansiedade
- Para que serve o gengibre? Conheça tudo sobre essa raiz
Acredito que agora você esteja desejando saber como plantar gengibre. E claro, essa pode ser uma ótima forma de manter a saúde em sua própria casa sem gastar nada. Por isso, nós vamos te dar uma mãozinha e explicar como fazer o plantio dessa raiz.
Como fazer o plantio do gengibre em casa?
Pois bem, mesmo que você more em apartamento é possível plantar gengibre em sua casa. Em primeiro lugar, você precisará de um ambiente que possua sombra, mas que seja quente. Ou seja, pode ser próximo a uma janela ou em sua varanda, mas sem que o contato da planta seja diretamente com o sol.
Enfim, vamos aprender finalmente como plantar gengibre! Inicialmente, você deve conseguir as mudas ou comprá-las. Para identificar as melhores mudas, normalmente elas possuem as folhas brotadas em cima da raiz. Caso a sua raiz não possua algum broto, você pode manipulá-lo a crescer rapidamente. Coloque as raízes durante a noite em água morna e ao amanhecer os brotos já terão surgido uma muda para plantio.
Então, em um vaso grande você deve incluir algumas britas, água e rio ou terra orgânica que não se encharque facilmente ao injetar água. Após a preparação da terra, você deve incluir as raízes na terra deixando apenas os brotos verdes para o lado de fora. Com isso, coloque o vaso no local adequado e não se esqueça de regar bem todos os dias – mas não deixe a terra encharcada, como já dito.
Em cerca de 3 a 4 meses você poderá retirar as raízes da terra e retirar as partes que cresceram, deixando somente uma parte da raiz e o broto para plantar novamente. Viu como é simples compreender como plantar gengibre? Com essa fonte rica de saúde em casa, seu corpo lhe agradecerá muito.