Comportamento Saúde Integral

Como controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A ansiedade é uma sensação muito conhecida pela maioria das pessoas. No entanto, em alguns casos, ela pode se intensificar a ponto de tornar-se uma doença. Nesse caso, pode acontecer uma crise de ansiedade. A sensação de medo, desespero, estresse e falta de ar podem levar uma pessoa a buscar respostas sobre como controlar a ansiedade.

Em primeiro lugar, é importante compreender que casos clínicos de ansiedade precisam de atenção e de cuidado médicos. Você pode seguir as dicas que vamos fornecer sobre como controlar a ansiedade, mas deve também procurar um(a) profissional que te acompanhe e te ajude a evitar que essas crises aconteçam.

Em segundo lugar, as dicas de como controlar a ansiedade que preparamos a seguir não são específicas. Talvez o seu caso precise de um cuidado mais preciso. Ou somente uma das formas de controle irá funcionar para você. O ideal é que você leia cada uma delas, identificando qual será melhor para o seu organismo.

1) Controle a sua respiração

Como controlar a ansiedade

Durante uma crise de ansiedade, o medo intenso (do futuro, de uma situação ou de um evento) pode fazer uma pessoa sentir que o ar está acabando. Essa sensação pode ser alterada com o controle da respiração.

Quando você sentir que está passando por uma crise de ansiedade e precisa aprender como controlar a ansiedade, tente fazer o seguinte exercício: inspire o ar pelo nariz, inflando a sua barriga. O convencional é inflar o peito, mas isso não irá te ajudar tanto.

Ao trazer o ar para a sua barriga, você consegue inspirar por mais tempo, relaxando imediatamente. Na hora de soltar o ar, expire pela boca. Não tenha medo de fazer isso em um lugar público. Se você se sentir melhor, procure um banheiro ou um canto com menos pessoas para se concentrar nesse exercício.

2) Faça uma breve meditação

Como controlar a ansiedade

A meditação é uma forte aliada para controlar a ansiedade. Ao meditar, você deve despoluir a sua mente. Isto é, você deve tentar se conectar aos seus sentimentos mais puros e positivos, liberando o seu pensamento de tudo o que estiver te causando ansiedade.

Um bom jeito de começar o processo de meditação é fechando os olhos. Imagine que você está em um lugar tranquilo, com as pessoas que você ama, fazendo o que você gosta. Tenha certeza de que um momento como esse ainda vai acontecer na sua vida.

Aos poucos, quando sentir que está se acalmando, abra os olhos e veja o que existe ao seu redor. Avalie o ambiente, as pessoas, os menores detalhes. Entenda que elas podem te ajudar, se for preciso, e que você é capaz de encontrar um lugar seguro dentro de si mesmo.

3) Beba um chá

Como controlar a ansiedade

Um chá é um remédio recomendado para muitas situações. Essa bebida também auxilia no processo de controlar a ansiedade, porque pode trazer uma sensação de paz e de tranquilidade para a pessoa que está amedrontada e desesperada.

A sensação de conforto do chá está na temperatura dele. Aqueça o chá o suficiente para não ficar frio, tomando cuidado para não queimar a língua. O chá de camomila e o de melissa são os mais indicados para momentos de ansiedade.

Experimente andar com uma garrafa térmica contendo um desses dois chás. Mesmo que você esteja fora de casa, ainda vai conseguir se acalmar com uma xícara de chá que estará sempre com você.

Você também pode gostar:

4) Coma algum destes alimentos

Como controlar a ansiedade

No momento em que for descobrir como controlar a ansiedade, você vai encontrar uma lista de ingredientes que contêm triptofano. Essa substância, no organismo, é capaz de acelerar a liberação de serotonina, o hormônio da felicidade.

Chocolate e banana são exemplos de alimentos que apresentam o triptofano. Se você conseguir se concentrar no ato de saborear um desses alimentos, você irá se tranquilizar aos poucos.

Ande sempre com um chocolate na bolsa para momentos de estresse, tensão e medo. Comer algo doce pode te ajudar a relaxar e a perceber que é tudo uma questão de redirecionar o seu pensamento.

5) Peça ajuda

Como controlar a ansiedade

Se você sente que está passando por uma crise de ansiedade, aceite que você pode procurar ajuda de outra pessoa. Pode ser alguém que você conhece, alguém que está em determinado local para ajudar os outros ou até mesmo alguém desconhecido que lhe inspire confiança.

Se você sabe não se sai muito bem no processo de controlar a ansiedade, é recomendado que você procure auxílio psicológico. Melhor do que tratar a ansiedade é evitar que ela se torne uma doença incapacitante.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]