Autoconhecimento Comportamento

Cor amarela: conheça o seu significado, energias e como utilizá-la

Imagem de uma parede texturizada e pintada na cor amarela.
Pexels / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Casca de banana, Sol, canários, ouro, girassol e bexiga. Você sabe o que todos esses elementos têm em comum? A cor amarela está presente em todos eles. Há quem ame e há quem odeie essa cor, mas não é possível ignorá-la. Com um aspecto vibrante e chamativo, o amarelo é, na maioria das vezes, símbolo de alegria.

Há tons mais fechados, mais frios e mais quentes de amarelo. O amarelo da mostarda, por exemplo, não é o mesmo amarelo da casca de um limão siciliano e ainda assim conseguimos identificar rapidamente que são variações do mesmo tom. Isso porque, mesmo com um toque mais escurecido ou mais azulado, o amarelo é sempre amarelo.

Se você é uma pessoa que adora essa cor, o conteúdo a seguir vai apresentar que é possível brilhar muito aproveitando a energia do amarelo. Por outro lado, se você ainda não entende qual é a graça dessa cor chamativa e vibrante, prepare-se para se surpreender e incorporar o amarelo à sua vida!

Qual é o significado da cor amarela?

De acordo com a psicologia das cores, cada cor transmite uma ideia diferente em cada cultura, sendo uma forma de comunicação não verbal. A partir delas, podemos ser estimulados a sentir alegria, medo, fome, sono, agitação, foco, energia, amor e muitas outras sensações. Sendo assim, cada cor emite uma vibração.

Nesse sentido, vamos observar qual é o significado da cor amarela segundo a psicologia das cores, ou seja, quais são as características que podemos associar ao amarelo. A primeira delas é a alegria e a hospitalidade. Por ser uma cor vibrante, ela traz ânimo e aconchego para qualquer lugar ou situação.

Imagem amarela com folhas de outono também amareladas.
PublicDomainPictures / Pixabay

Outra característica do amarelo, um pouco negativa, pode ser observada quando cartazes são elaborados a partir dele, por exemplo. Você já deve ter reparado que a cor amarela nem sempre é visível em determinados contextos, porque ela é uma cor que reflete muita luz. Em contrapartida, em outras situações, ela pode se tornar muito visível, como em marcadores permanentes de textos, já que nesse contexto ela pode servir para ativar a atenção.

Acelerar o metabolismo é mais um benefício da cor amarela, que funciona como um importante estimulante, inclusive para ativar a concentração. Quando ela é utilizada, entretanto, de forma exagerada em um ambiente ou em um visual, a exposição prolongada ao amarelo pode trazer fadiga aos olhos e sensação de frustração e estimular a ira. Essa cor, portanto, não é recomendada para ambientes que podem gerar estresse, como quartos de bebê.

O que a cor amarela atrai?

Você já deve ter usado uma peça de roupa amarela no Ano Novo para atrair dinheiro, não é? Por ser a cor do ouro, muitas pessoas acreditam que ela atrai riqueza e sucesso com as finanças. Será que isso é verdade ou não passa de um mito? Descubra a seguir!

A cor amarela é responsável por atrair otimismo, positividade, energia, força de vontade, criatividade, sabedoria e lógica. Essa cor não tem como propósito ativar o lado emocional de alguém, então atrai a tomada de decisão de maneira racional, o que pode ser muito benéfico para o uso do dinheiro, por exemplo.

A cor amarela, no entanto, também tem seu lado negativo e, quando se faz muito presente na vida de alguém, pode atrair a frieza, o rancor, a falta de compaixão e um nível de exigência muito alto até para as atividades mais simples. É importante usá-la com parcimônia!

O que significa a cor amarela no espiritismo?

Para a religião espírita, também é possível identificar o significado das cores. Elas são percebidas na aura de uma pessoa, que é a energia que ela emite para o mundo. Cada pessoa tem uma cor de aura, sendo que alguns tons podem ser mais predominantes.

Se uma pessoa tem a aura com a cor amarela sendo predominante, é preciso observar o tom de amarelo em questão. Um amarelo alaranjado, nesse caso, representa uma espiritualidade elevada e muita sabedoria. Essa pessoa terá facilidade para se comunicar com o além e para tirar grandes ensinamentos da vida.

Imagem de um lindo crisântemo de cor amarela representando o significado da cor amarela na espiritualidade.
Marjon Besteman-Horn / Pixabay

Uma aura de cor amarelo limão indicará que essa pessoa age sempre a partir da razão e com muito discernimento, sendo conhecida como alguém que pensa antes de agir e que não toma decisões precipitadas ou que não foram estudadas previamente.

Um amarelo pálido predominante na cor da aura de uma pessoa não é um bom sinal. Quando mais esbranquiçado ele for, mais indicará a dificuldade para tomar decisões, para se posicionar no mundo e para agir.

Por que amarelo é a cor do desespero?

Em uma entrevista antiga, a aposentada de nome Benedita da Conceição, de 69 anos, foi questionada sobre o significado das cores da bandeira do Brasil. A resposta que ela deu se transformou em um meme: “O verde é esperança, não é? O amarelo, sei lá, desespero. O azul eu não sei”. Na escola, aprendemos que o amarelo se refere às riquezas presentes no Brasil, então a resposta de Benedita foi bastante inusitada, provocando inúmeras risadas na internet.

A cor amarela também é vista como a cor do desespero porque, no Ano Novo, imagina-se que quem a está vestindo esteja precisando de dinheiro. Assim, seria uma medida desesperada de acreditar que uma peça de roupa resolverá a vida financeira de alguém. Mas, como vimos anteriormente, o amarelo não é a cor do desespero, pois ela estimula vibrações bem diferentes dessa.

Cor amarela na cromoterapia

Cromoterapia é o nome de uma terapia alternativa que tem como propósito promover a cura de uma região do corpo ou da mente a partir da aplicação de uma luz específica no local que se deseja renovar. Além disso, é possível incorporar a cromoterapia em água solarizada, em cores de roupa ou em cores de ambientes.

Ademais, a cor amarela na cromoterapia é utilizada para promover tratamentos no sistema digestivo, principalmente. Má digestão, prisão de ventre, hemorroidas e outras enfermidades na região podem ser amenizadas tendo a cromoterapia como tratamento complementar. Ela é útil também para problemas de pele e transtornos mentais, como depressão.

Como usar o amarelo na decoração

Como você se sentiria a longo prazo se entrasse em um ambiente totalmente amarelo? Com as paredes amarelas e com os objetos de decoração na mesma cor? A princípio, ele poderia até provocar energia e alegria, mas a longo prazo se tornaria estressante e cansativo.

Imagem de uma parede feita de madeira e sobre ela uma textura pintada na cor amarela.
Lars_Nissen / Pixabay

Pensando nisso, o amarelo pode aparecer na decoração de qualquer ambiente, desde que isso seja feito com cautela. Evite paredes em amarelo vivo e opte pelas versões mais claras da cor, como palha e areia. Você pode usar almofadas amarelas, vasos dessa cor ou uma louça vibrante, porque nesses casos o amarelo não estará tão presente ao ponto de incomodar você.

Cristais amarelos

Os cristais amarelos representam, de forma metafórica, o Sol. Eles estão relacionados ao terceiro chakra, que é o plexo solar, aliando-se aos desejos pessoais, às realizações e ao ego. Então, você pode apostar em cristais amarelos para alavancar a sua vida profissional e o seu sucesso pessoal.

Os principais deles são o citrino, o enxofre, a safira amarela, o âmbar e o topázio imperial. Carregue, como amuleto, um cristal de um desses tipos e perceba a diferença que a cor amarela pode fazer na sua vida cotidiana.

Você também pode gostar

Agora que você entendeu cada detalhe sobre a energia que o amarelo transmite, está na hora de compartilhar seu conhecimento com o mundo. Mostre o quanto essa cor pode proporcionar alegria, positividade, criatividade e pensamento lógico. Aumente seu sucesso pessoal trazendo essa cor para a sua rotina e veja como tudo melhorará!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]