Autoconhecimento Comportamento

Cor amarela: conheça o seu significado, energias e como utilizá-la

A psicologia das cores é um vasto e complexo estudo aliado à teoria das cores que investiga como o fenômeno óptico cromático é percebido pelos seres humanos e quais emoções e sensações são provocadas por ele. Características diversas, como temperatura, iluminação, dimensão, simbolismo e outras, criam um campo enorme de possibilidades para que as cores influenciem a mente.

Por isso tudo, a psicologia das cores é muito útil ao Marketing e à Publicidade, já que determinados tons e pigmentos têm o poder de atrair pessoas e gerar sentimentos como desejo, fome, familiaridade e outros, o que pode resultar em boas vendas para um produto ou marca que saiba aplicar esse estudo a seus designs e propagandas. Mas, para além disso, as cores são protagonistas de outras utilidades também, como a cromoterapia, por exemplo, que é uma modalidade terapêutica que consiste no uso de luzes coloridas para tratar dores, diminuir o estresse e a ansiedade, e até mesmo estimular sensações, como a libido. Outro campo no qual as cores se fazem potentes é a coloração pessoal, que investiga quais são os melhores tons a serem usados na vestimenta e na maquiagem para que a imagem de uma pessoa seja valorizada, realçando sua beleza e seus traços naturalmente.

Há, ainda, uma influência forte que as cores operam na decoração do lar, já que há tons que podem colaborar para se ter um ambiente mais iluminado e mais espaçoso, enquanto outros apresentam efeito contrário, causando frieza e a percepção de redução. Dentro de tudo isso, então, venha entender qual é o papel e o significado do amarelo, uma cor radiante e quente, e saiba como utilizá-lo no dia a dia para aproveitar o melhor que a psicologia das cores tem a oferecer!

Você encontrará nesse artigo:

Significado da cor amarela na Psicologia

Segundo a Psicologia, o amarelo é uma cor que desperta e revigora, provocando sensação de leveza, alegria, descontração e otimismo. Simbolicamente, o amarelo remete à juventude e à criatividade. É uma cor energizante, que tem a capacidade de estimular o entusiasmo e está associada ao conforto e à felicidade.

Por outro lado, o amarelo também apresenta pontos negativos, por estar associado à impulsividade, à criticidade, à análise excessiva, à irresponsabilidade, ao egoísmo, à impaciência, à superficialidade e ao complexo de inferioridade. Isso tudo porque essa cor, que é quente e forte, traz um estado de alerta, por mais que também signifique aspectos tão positivos como a felicidade. Não é à toa que a maioria das placas de trânsito são amarelas, já que essa cor chamativa remete ao perigo e à atenção, despertando e ampliando os sentidos. Outro lugar-comum do amarelo é seu uso excessivo em marcas de restaurantes fast-food, porque esse tom também estimula a fome, principalmente quando combinado com o vermelho.

Apesar de ter o poder de colocar qualquer pessoa para cima, estimulando sentimentos bons, o amarelo, quando usado em excesso, pode causar ansiedade, gerando inquietação. Além disso, dependendo do estado de humor, a cor pode ser sinônimo de raiva e covardia.

Significado dos tons de amarelo

Vários tons de amarelo, do claro até o mais escuro
Diwas Designs / Shutterstock.com

Amarelo-claro: é um dos tons mais leves de toda a escala cromática e desperta sentimentos como a tranquilidade e a serenidade.

Amarelo-canário: sendo este o tom de amarelo mais clássico e tradicional, é a cor que mais desperta alegria e entusiasmo, sendo o símbolo do otimismo.

Amarelo-ouro (ou dourado): esta é a cor do poder e do dinheiro, capaz de atrair prosperidade e expressar autoconfiança, por despertar sentimentos que estimulam a autoestima.

Amarelo-âmbar: cor do cristal âmbar, este tom simboliza a vitalidade e a proteção, além de estar associado à espiritualidade.

O amarelo na espiritualidade

No campo da espiritualidade, o amarelo apresenta diferentes significados, que variam de tom para tom. De modo geral, porém, a cor está ligada à fertilidade, à força e à vitalidade. É basicamente a cor da vida e dos ânimos. Não à toa o amarelo é associado ao Sol, a estrela central do nosso sistema, já que é uma cor cheia de luz, que simboliza a energia vital. Além desse astro, a cor também está ligada aos corpos celestes Lua, Vênus e Urano, três poderosos elementos do Universo que falam sobre as emoções, as relações e a força, respectivamente.

O amarelo pode também ser percebido na aura das pessoas em diferentes tons e intensidades. No caso de uma aura amarelo-alaranjada, por exemplo, o significado é que essa pessoa tem grande sabedoria e uma espiritualidade elevada, com facilidade no âmbito da comunicação com o divino. Já um amarelo mais pastel, pálido, não é um bom sinal; quanto mais claro for o tom, mais significa que essa aura tem dificuldades para responder por si só e tomar decisões. Por fim, há a chance de ser visto um amarelo-limão, que quer dizer alguém astuto e determinado, que sabe analisar situações e fazer a melhor escolha diante delas.

Para além de tudo isso, é importante lembrar que a cor amarela é, desde os primórdios da humanidade, associada aos deuses, sendo a cor da riqueza do ouro, das auréolas dos santos e das luzes divinas. Isso não é à toa: espiritualmente, essa é mesmo a cor que simboliza a ponte entre o divino e o terreno.

Como e quando usar amarelo

É verdade que o amarelo é uma cor arriscada no quesito das vestimentas, por ser muito forte e podendo facilmente cair em cafonices. Mas, com um pouco de esperteza, é possível utilizar essa cor a seu favor. Isso porque, como já dito anteriormente, esse pigmento traz a ideia de otimismo e alegria, o que pode ser muito positivo quando a imagem que queremos passar está relacionada com algum desses adjetivos. Num ambiente de trabalho, talvez essa cor não seja a melhor opção, ainda que ela possa estar presente em algum detalhe ou acessório, como uma bolsa ou mesmo num colar ou pulseira, para trazer um pouco de espontaneidade à imagem de profissional. Para algo mais descontraído, porém, se você quer se mostrar uma pessoa extrovertida e divertida, a cor é uma alternativa certeira.

Mesmo assim, não só de moda se faz a psicologia das cores, já que áreas como o Marketing e a Publicidade usam e abusam do amarelo para vender seus produtos, principalmente quando o ramo é o da alimentação. Além disso, essa cor está muito presente na Cristalomancia também, já que existem várias pedras amarelas que você manter por perto e usar como quiser, a destacar: o âmbar, o citrino, a safira amarela, o topázio imperial e o enxofre. Há ainda a possibilidade de introduzir o amarelo em seu próprio lar, a fim de contar sempre com o estímulo positivo e quente dessa cor, além de, é claro, obter os benefícios cromoterápicos do tom.

Cromoterapia na decoração

Parede amarela
M.Aka / Shutterstock.com

Se você optou por utilizar os benefícios do amarelo na decoração da casa guiando-se pela Cromoterapia, então vai contar com uma atmosfera de constante otimismo e alegria. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na cor, já que ela pode também instigar sensações ruins como a ansiedade. Ter paredes amarelas em casa é sinônimo de trazer mais luz para os ambientes, considerando que essa é uma das mais iluminadas da escala cromática, perdendo apenas para o branco. Além disso, o amarelo eleva a temperatura também, estando no rol das cores mais quentes. Portanto, se do que você precisa é luz, espaço e calor, essa é a cor para você.

Mas é evidente que tudo depende do tom de amarelo que se escolhe também, já que é o amarelo-canário (ou amarelo primário) o pigmento ideal para esses adjetivos descritos anteriormente, enquanto um amarelo mais claro, como o amarelo pastel, já vai trazer sensações diferentes, como tranquilidade e serenidade, sendo ideal para o quarto de bebês. Por outro lado, um amarelo mais escuro, quase chegando ao laranja ou marrom, é capaz de imprimir um tom mais sério e sóbrio ao lar, sendo indicado, inclusive, para lugares de trabalho, como escritórios ou salas de reunião.

Quanto ao aspecto cromoterápico da cor amarela, o que ela tem a oferecer é estimular o intelecto e a criatividade. Estar num local repleto de amarelo já influencia muito em relação a isso, mas saiba que tomar um banho de luz dessa cor amplia ainda mais essas potências.

Significado da cor amarelo no Ano-Novo

Para quem está cansado de usar branco no Ano-Novo e busca novos estímulos para a vida além da paz, o amarelo é uma possibilidade ótima para passar a virada, porque é a cor da riqueza, do ouro, que atrai dinheiro e prosperidade. Isso não significa que, ao ficar de amarelo no Réveillon, você vai ganhar na loteria logo no ano seguinte e enriquecer da noite para o dia, mas é bem provável que você inicie o ano com mais oportunidades de trabalho à sua porta, ou que se depare com uma promoção no seu emprego e coisas do tipo.

Além disso, a prosperidade a qual o amarelo se refere enquanto símbolo não é só a material, já que essa abundância pode acontecer a você de outra forma, proporcionando uma chuva de conquistas na sua vida que dinheiro nenhum é capaz de comprar; seja na área da saúde, do amor, das amizades, e por aí vai. Até porque sabemos que a cor amarela simboliza também a felicidade e o otimismo, garantindo que, mesmo que ainda não seja a hora de você enriquecer de dinheiro, certamente não faltarão alegrias a serem celebradas na sua vida!

Você também pode gostar:

De fato, a Psicologia e a espiritualidade têm muito a dizer sobre os significados das cores, tanto nos âmbitos mais abstratos, falando sobre o que elas despertam nas nossas sensações e afins, quanto nas áreas mais concretas, que alteram a óptica dos ambientes, podendo deixá-los mais iluminados e espaçosos. Se a cor amarela já tem tudo isso a ser descrito a respeito de seus símbolos, você deve imaginar que há um mundo inteiro a ser descoberto diante da escala cromática inteira, principalmente se destrincharmos cada subtom. Então mergulhe nesse incrível universo do significado das cores acompanhando nossos artigos diversos sobre o assunto!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br