Autoconhecimento Energia em Equilíbrio

Como realizar tarefas de maneira mais eficiente

Produtividade
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel


“O segredo da saúde, tanto para a mente como para o corpo, não é lamentar o passado, preocupar-se com o futuro ou antecipar problemas, mas viver no momento presente com sabedoria e sinceridade.” – Buda

A vida que levamos não deixa muito espaço para que busquemos o nosso aprimoramento pessoal. Nossos dias começam com dezenas de tarefas e preocupações, a maioria completamente inúteis, mas que tomam grande parte do tempo.

Mesmo quando “descansamos”, as nossas mentes continuam trabalhando a toda velocidade: projetos inacabados, tarefas por fazer… Enfim, uma pressão constante para produzir e não para estarmos plenamente atentos no momento.

É difícil desligar-se desta pressão, até nos momentos de descanso e lazer. As férias e os fins de semana passam mais rápido do que queremos, e vemos que não descansamos nem um pouco, pois ficamos lidando com um sentimento velado de “culpa”, por estarmos sem ter que fazer algo!

As pessoas sofrem desordens na atenção e concentração, pois nunca estão presentes no momento. Isto é, estamos sempre pensando naquilo que não fizemos ou que temos que fazer. Dificilmente nos concentramos no aqui e agora: na nossa mente, é só passado e futuro. Assim, desperdiçamos muita energia e, constantemente, nos desviamos dos nossos propósitos, podendo chegar à completa exaustão (mental e física).

É de importância primordial que possamos realizar as nossas tarefas com total concentração, mas como conseguir focar em um assunto de cada vez?

A chave é prestar atenção naquilo em que você está realizando. Concentre-se em cada ato que pratica, até que a tarefa que precise realizar esteja completa.

Primeiro, faça uma lista das tarefas que precisa ou pretende realizar no dia. Ordene esta lista pelo grau de importância. Você pode usar canetas de diferentes cores ou usar os blocos coloridos de aviso, tipo post-it.

Produtividade

Visualize a ação necessária para realizar cada meta. Crie um quadro na sua tela mental, onde se vê realizando a ação. Para cada tarefa, veja quais serão os passos necessários e as etapas para completá-la. Esta é uma técnica eficaz para realizar qualquer tarefa que pareça gigantesca, “quebrando-a” em tarefas menores.

Faça uma estimativa de quanto tempo usará em cada etapa. Cronometre cada etapa, colocando (por exemplo) um aviso sonoro no celular e só pare quando o relógio avisar.

Nas primeiras vezes que fizer isso, procure evitar atender o celular ou checar o Facebook, etc… É difícil, mas muito gratificante, eficaz e produtivo deixar as distrações de lado e se concentrar apenas na tarefa. Mas lembre-se que você está realizando uma meta dividida em pequenas etapas, em curtos espaços de tempo, então não há problema em ir até o fim de cada etapa e depois dar um tempo entre cada uma.

Mantenha sua mente focada no que está fazendo. Outros pensamentos vão surgir, mas procure deixá-los de lado, mesmo se sentindo desconfortável (essa sensação desaparecerá após alguns instantes e você retomará o ritmo produtivo anterior). Lembre-se que não há sensação melhor do que acabar logo com o que tem que fazer!

Dê um pequeno presente para você ao terminar a tarefa, pode ser uma olhada no Facebook (cronometre alguns minutos, para não dispersar se ainda houver o que fazer), uma pequena caminhada, etc.

Esta rotina pode ser aplicada em qualquer atividade da vida diária: no trabalho, lazer, nas tarefas da casa, etc. Preste atenção ao seu redor e mantenha um sentimento de gratidão por estar vivo. Mesmo nas horas difíceis, se estivermos acordados, estaremos aprendendo algo, não seremos mais vítimas das circunstâncias e poderemos elevar o nosso nível de consciência. O importante é viver cada momento com atenção plena, estando presente em cada instante, e não passar pela existência como um “zumbi”, sem participar ativamente dela.

 

Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/tereza-gurgel/

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel