Comportamento

Comunicador de Excelência: 3 Hábitos Que Você Deve Ter!

Homem apresentando seu projeto a uma mesa de trabalho.
123RF/Aleksandr Davydov
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

A palavra comunicação tem origem na expressão latina “communicare“ e significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”. Isso quer dizer que aquele que busca comunicar tem a intenção de interagir com o outro, partilhando algum conhecimento, informação, sentimento ou mesmo atitude.

Mas o fato de intencionar interagir não significa que se tenha êxito. Muitas vezes a pessoa diz uma coisa e a outra compreende algo totalmente diferente ou reage de uma forma não esperada. É aí que entra em jogo a comunicação de excelência, quando se consegue interagir com precisão.

Para isso, é preciso desenvolver hábitos que promovam seu desenvolvimento e consequentemente uma postura diferenciada. Neste artigo, você verá 3 desses hábitos e como adaptá-los a sua vida. Vamos a eles:

Faça da leitura uma rotina

Duas pessoas sentadas em um sofá, lado a lado, lendo livros.
Foto: Burst/Pexels

Normalmente grandes comunicadores possuem o hábito da leitura. Para perceber como isso faz uma grande diferença na vida das pessoas, vamos considerar dois extremos: compare como se expressa alguém que lê constantemente e alguém analfabeto. Rapidamente você identifica o abismo que há entre os dois modos de comunicação.

Isso porque a leitura possibilita o acesso à diversidade de linguagem, bem como ao desenvolvimento da imaginação e criatividade. Além disso, não só faz você ter um vocabulário mais rico para se expressar, como promove o desenvolvimento do cérebro, melhorando sua memória e te possibilitando uma maior capacidade de estabelecer relações entre as coisas.

Mas, sobretudo, a leitura é fundamental para você ser um comunicador de excelência porque amplia seus conhecimentos, te possibilitando tratar de uma maior gama de assuntos. Sem dúvida ela amplia seus horizontes.

Se você ainda não tem esse hábito comece aos poucos, incluindo na sua rotina dez minutos de leitura por dia. De preferência escolha alguma obra ou texto que realmente te chame a atenção. Dessa forma você encontrará motivação para ler.

Esteja Sempre no “Modo Aprendiz”

Mulher sentada em uma mesa escrevendo em um caderno com um lápis.
Foto: Tirachard Kumtanom/Pexels

Um bom comunicador continuamente está buscando aprender algo, está procurando sempre novos conhecimentos, e as fontes são inúmeras. Pode ser através de livros, cursos ou até em uma conversa entre amigos.

Esse é um grande segredo de um comunicador de excelência: ele sempre está curioso e fazendo perguntas sobre assuntos que desconhece. Se você se coloca como um eterno aprendiz, estará sempre tendo novos insights que poderão ser usados em sua interação.

Procure conversar com pessoas que são experts em determinado assunto. Outra dica, pesquise por coisas novas e seja verdadeiramente curioso por conteúdos que normalmente não seriam do seu interesse e que podem abrir sua mente.

Você também pode gostar

Aja com Naturalidade e Confiança

Dois homens com crachás de empresa sentados em uma mesa, conversando.
Foto de nappy no Pexels

Grandes comunicadores demonstram estar muito à vontade quando estão falando para um público, seja grande ou pequeno. Um dos motivos dessa naturalidade é que eles agem durante a apresentação da mesma forma que numa conversa.

Observe como é sua postura numa conversa espontânea, com pessoas em quem confia. Se você fala de algo que te empolga, certamente seu modo de falar é de uma forma envolvente e convincente. É isso que você deve transpor para uma comunicação que envolva uma audiência maior.

Suas atitudes devem ser congruentes com aquilo que você é. Portanto, se você deseja se tornar um grande orador, deve ter total confiança em você e no conteúdo que quer transmitir.

Esses são alguns dos hábitos que os grandes comunicadores cultuam. Faça com que sejam seus hábitos também e veja o resultado!

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva