Comportamento Convivendo

5 Erros que Você Deve Evitar em uma Apresentação

Mulher fazendo apresentação em sala de reunião
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

Para você realizar uma excelente apresentação, certamente terá que se preparar muito. Mas mesmo que não esteja bem preparado, algumas coisas já podem ser evitadas, pois acabam afastando a plateia de você. Veja a seguir alguns erros que você deve evitar.

Divagar no assunto

Mulher em apresentação em reunião
Foto por Fauxels via Pexels

Tem gente que é muito prolixa, ou seja, usa palavras demais para falar uma coisa que pode ser dita de forma sucinta. Quer dizer: “fala, fala e não diz nada”. Acabei de ser prolixa. Não seja uma dessas pessoas, porque assim que seu público perceber, ele se desconectará de sua fala. Vá direto ao ponto, mesmo que para isso tenha que contar uma história. É muito comum oradores se perderem em explicações supérfluas, alongando a fala desnecessariamente. Detalhes que não estejam relacionados com o assunto devem ser descartados.

Outra coisa são falas confusas. O discurso deve ter início, meio e fim. Quando disser algo, saiba por que está dizendo, saiba aonde quer chegar com a informação e que relação ela tem com o assunto. Cada detalhe do que você diz deve ser precioso.

Falar demais

Mulher fazendo apresentação mostrando papel com anotações
Foto por Christina Morillo via Pexels

Eu sei, você deve ter lido o subtítulo com bastante estranheza! Mas vou explicar. O ser humano só consegue manter o foco em algo sem se dispersar durante um curto período de tempo. Se você falar demais sem parar, pode se tornar chato. Se precisa fazer uma apresentação muito grande, é inevitável que “perca” a plateia depois de certo tempo. Mas calma, há como trazê-la de volta! É só ter jogo de cintura!

Caso você tenha que falar por um longo período, o indicado é dividir sua apresentação em partes e, no meio dessas partes, usar diferentes estratégias, como contar uma história ou apresentar um vídeo ou fazer alguma dinâmica.

Usar muita linguagem técnica

Homem em apresentação em sala de reunião
Foto por Austin Distel via Pexels

Esse é um dos erros mais comuns quando pessoas com grande conhecimento técnico, mas sem experiência de palco, são convidadas a palestrar ou ensinar algum conteúdo. Toda fala sempre deve ser ajustada a seu público, e não o contrário.

Se você tem que fazer uma palestra “técnica”, precisa encontrar maneiras de suavizar o conteúdo e também intervalar com outras atividades para não cansar os ouvintes. Você pode usar histórias, analogias e até uma dose de humor para manter sua plateia atenta.

Não cuidar da sua postura

Homem apresentando com Slide e notebook
Foto por NeONBRAND via Unsplash

Há certos comportamentos que criam uma imagem negativa do orador. Erros muito comuns em apresentações: ficar apoiado de forma desengonçada em umas das pernas, ficar olhando para o chão, colocar as mãos ou uma das mãos no bolso, ficar o tempo todo parado ou se movimentar freneticamente.

Sua postura revela muito quem você é ou como está se sentindo. Ela demonstra se você é uma pessoa extrovertida ou tímida; se está alegre ou triste; se está disposto a falar ou não; se está seguro ou inseguro.

É preciso lembrar que a maior parte da comunicação não tem nada a ver com o que é falado e sim com o que o corpo manifesta. Daí, é preciso estar atento a todos os detalhes da sua comunicação para que ela seja o mais eficiente possível. Seus gestos, sua movimentação, seu modo de olhar para seus ouvintes, a forma como você fala são mais observados do que o conteúdo das suas palavras.

Ler slides

Homem lendo slide em apresentação
Foto por Michal Jarmoluk via Pixabay

Essa é uma daquelas falhas que todo mundo percebe. Tudo bem você ler alguma frase específica dos seus slides. Mas se você fica o tempo todo lendo os slides, demostra que não está preparado. Além disso, sua apresentação se torna muito chata.

Se você realmente tiver que ler um slide, procure ao menos fazer uma leitura com interpretações, realizando as devidas pausas e dando ênfase a algumas partes. Você pode ainda tentar resumir de forma rápida para ser o mais sucinto possível.

Você também pode gostar

Outra dica importante é não colocar muito texto nos seus slides, pois eles devem ser como um apoio visual apenas, um lembrete. Colocar slides carregados de textos revela que você não está dominando o assunto e precisa ler. Isso é muito negativo.

É isso aí. Tenha os devidos cuidados e sucesso em sua apresentação!

Oratória mestra. Pratique. Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva