Para que uma cidade seja considerada mais sustentável ela precisa seguir uma série de princípios. Neste aspecto são analisadas questões como a qualidade de vida dos moradores, além do progresso econômico. E mais, como a cidade vê e participa da questão da preservação dos bens naturais e que mudança positiva busca em relação ao transporte público de qualidade.
Cidades para o bem viver
Curitiba (PR)
Curitiba já é bem conhecida por ser uma cidade planejada e é isso que encanta muitos turistas que conhecem o local. É a cidade mais verde do país e da América Latina. Foi o que apontou um relatório do Índice Verde de Cidades realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. Ele mostrou que, de acordo com diversos aspectos, Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina.
Esse resultado é o reflexo de um conjunto de ações. Vale destacar a preservação ambiental — os moradores têm à disposição diversos parques. E também o transporte, que conta com corredores de ônibus com veículos biarticulados, o que o torna o dia a dia mais ágil e eficiente e, claro, facilita a vida dos habitantes.
Londrina (PR)
Londrina é outra cidade do Paraná que faz parte desse grupo. Esse destaque se deve a dois motivos: a implantação da coleta seletiva na cidade desde 1996 e a inclusão de catadores no programa municipal, em 2001.
Com essas duas iniciativas eles conseguiram colocar em prática ações importantes para o desenvolvimento social da cidade, que é promover a inclusão social e gerar trabalho e renda. Além disso, existem outras ações em Londrina voltadas para a educação que conseguem, de certa forma, promover uma conscientização da população.
João Pessoa (PB)
Outra localidade que está na lista é João Pessoa. Isso porque ela foi a primeira cidade brasileira a integrar oficialmente o programa que pretende alcançar 50 cidades da América Latina e do Caribe até o próximo ano. Não é mesmo uma ótima iniciativa? A cidade se preocupa com a preservação ambiental e planeja muito as suas atividades para os próximos anos.
Essas são algumas cidades sustentáveis. Ainda estão na lista: Extrema (MG) e Santana de Parnaíba (SP). Outras cidades que têm planejamento em algum tópico importante para o desenvolvimento da cidade são Paragominas (PA) e Bertioga (SP).
Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.