Convivendo

Coworking do Vila Flores

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você trabalha como autônomo, freelancer ou com uma microempresa, sabe como é caro ter uma sede própria para alugar e trabalhar com um lugar fixo para receber os seus clientes. Pensando nessa dificuldade surgiram os “coworking”.

São espaços que abrem as portas para diversos profissionais e empreendedores por um preço com um custo-benefício melhor do que alugar um imóvel só para você. Todos trabalham em espaços compartilhados, com a estrutura de uma empresa e com espaços reservados também para reuniões e palestras. Além do preço, os espaços de coworking têm o benefício do networking. Você se relaciona com profissionais das mais diversas áreas e pode até conseguir clientes dessa forma.

Para quem gosta do estilo de vida nômade, também é uma ótima opção. Existem espaços desses espalhados pelo mundo todo, e você pode alugá-los por curtos períodos de tempo para poder também trabalhar durante as suas viagens.

Algumas cidades do Brasil já possuem vários espaços para o coworking e uma delas é Porto Alegre, a capital gaúcha. O espaço de coworking mais recente por lá é o Ikebana, localizado no bairro Floresta, onde fica o que eles chamam de Distrito C, o distrito criativo da cidade.

O Ikebana ocupa o sótão de um prédio do conjunto de edifícios  Vila Flores. O Vila Flores são três edifícios históricos que foram restaurados em 2012. Cada andar desses prédios foi alugado para diversos empreendedores, entre eles, muitos ligados à criatividade. Outro atrativo do Vila Flores é que toda terça-feira ele é aberto para o público que queira conhecer o espaço. Frequentemente, eles também levam feiras, debates e atrações culturais para o lugar.

Quanto ao Ikebana, o coworking possui um espaço para 25 pessoas e, se afastar os sofás, é possível até mesmo fazer palestras, workshops e eventos para mais pessoas.

Os preços podem variar desde R$5 a hora até R$550 por mês, dependendo do tipo de contrato que você preferir fechar. 


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]