Autoconhecimento Comportamento Convivendo

Criatividade em tempos de superação

Lâmpada acesa entre bolas de papel amassado.
garloon / 123RF
André Parísio
Escrito por André Parísio

O vocábulo criatividade tem sua origem na palavra latina creare, que traduz a capacidade de criar algo, de desenvolver coisas novas. O think outside the box é uma expressão em inglês que significa pensar fora da caixa, pensar diferente, analisar as coisas de forma diferente da usual, sem seguir normas ou padrões preestabelecidos. Usamos a criatividade em nosso contexto diário, seja para a resolução de problemas, seja para o desenvolvimento de nosso trabalho, seja para encantar pessoas etc., no entanto existem pessoas que usam a criatividade para se superar em momentos de crise pelos quais estão passando. Que tal, então, pensar dessa forma? Ser criativo é se superar, é buscar fora do óbvio e é provar que algo pode ser feito mesmo quando todos dizem o contrário. Você é uma pessoa criativa? Todos temos essa competência, pois ela é intrínseca à nossa essência e é uma das características que nos difere de outros seres vivos. A capacidade humana de se reinventar, de criar novas formas e novos conceitos em momentos difíceis corresponde a algo histórico para o ser humano. Vemos alguns exemplos de grandes negócios que surgiram a partir de momentos difíceis e foram criados por pessoas que usaram a criatividade para superar momentos complexos e difíceis:

Na devastada Itália pós-guerra, após a extinção de praticamente toda a plantação de cacau da região de Piemonte, um confeiteiro chamado Pietro Ferrero resolveu criar um creme à base de avelã mais em conta. Hoje, o Grupo Ferrero, detentor da marca, fatura mais de 8 bilhões de euros por ano. Assim surgiu o Nutella.

É em momentos de crise que o ser humano se supera, grandes ideias surgem e a criatividade aflora.

Você também pode gostar

“Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender.”

(Alberto Santos Dumont)

Fontes:

https://www.insper.edu.br/noticias/hora-de-inovar-confira-9-negocios-que-surgiram-em-momentos-de-crise/
https://www.significados.com.br/criatividade/
https://www.frasesfamosas.com.br/tema/criatividade/

Sobre o autor

André Parísio

André Parísio

Consultor de gestão comercial, consultoria de franchising, publicitário, Consultor de Marketing. Mais de 20 anos de experiência na área comercial e de Marketing.

Email: [email protected]
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio