Autoconhecimento Coaching

6 ingredientes do trabalho dos sonhos

trabalho
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Infelizmente, acredito que a maioria das pessoas, pelos relatos que escuto, não estão satisfeitas com seu emprego atual. Nem sempre é questão de infelicidade ou descontentamento, mas é como se ainda faltasse alguma coisa pra que elas se sentissem plenamente realizadas no quesito profissional, seja a ocupação em si, o ambiente de trabalho em que se está ou, principalmente, o valor pelo qual se é remunerado. Acontece que muita gente reclama, mas não faz nada de efetivo para mudar esse descontentamento.

O ser humano tende a se adaptar e se acostumar com qualquer situação em que a vida o coloque, por isso é tão importante que a gente lute contra esse instinto e faça de tudo para não se acomodar. No âmbito profissional, isso também acontece.

Somos ensinados que existe um ciclo natural da vida que devemos seguir: escolher uma faculdade e, consequentemente, a profissão, estudar durante o período que a escola obriga e, mesmo antes de ter maturidade para fazer escolhas, cair no mercado de trabalho na busca desesperada por um estágio. Muitas vezes, somos efetivados e vamos ficando na empresa sem que reflitamos se realmente é aquilo o que queremos fazer profissionalmente. E é aí que mora o perigo: quando a gente percebe que não é aquilo que queremos para a vida profissional. Nessa hora, temos duas opções: ou ficamos na mesma por puro comodismo ou resolvemos ir em busca do algo a mais que falta.

trabalho

Caso a segunda opção seja a escolhida, começam as indagações de onde buscar, o que fazer, quanto receber. E é aí que este artigo entra para te ajudar. O verdadeiro trabalho dos sonhos precisa de seis ingredientes para te deixar satisfeito. São eles:

1- Ser ocupação da qual você tenha conhecimento suficiente. Um assunto que você domine e consiga trabalhar sem grandes problemas.

2- Ser um trabalho em que você possa ajudar as outras pessoas e se sentir útil pelo que está fazendo. É preciso que você se sinta importante para a sociedade ou para uma parte dela.

3- Ser um trabalho em que você se entregue e não fique olhando para o relógio na busca desesperada do fim do expediente para poder sair correndo dali.

4- Ser um trabalho em um ambiente agradável e com pessoas igualmente agradáveis. Ser um local onde você se sinta bem e com pessoas que você consiga se relacionar prazerosamente.

5- Ser um trabalho em que você seja remunerado de maneira satisfatória, a ponto de suprir suas necessidades e te dar um pouco de lazer.

6- Ser um trabalho que combine com sua vida atual. É como se fosse um casamento profissional, afinal.

Quando estes seis ingredientes se alinham, automaticamente você conquista o tão esperado trabalho dos sonhos. E nem preciso dizer que é uma escolha totalmente pessoal, pois vai de pessoa pra pessoa, de acordo com necessidades e gostos particulares. Caso você queira mudar sua vida profissional, comece fazendo esse checklist e persiga os seus sonhos.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]