Autoconhecimento Terapias

Curando as emoções do passado com a Terapia da Linha do Tempo

Elaine Pera
Escrito por Elaine Pera
Todos nós em nossa jornada, aqui e agora, já passamos em algum momento no passado por situações emocionais difíceis. Temos a certeza que agimos da melhor maneira que podíamos diante dos recursos internos que tínhamos para tal, mas isso não significa que os resultados foram positivos e benéficos para nós.

Essas experiências mal resolvidas que nos trouxeram dor, sofrimento, mágoas e medos ainda continuam agindo em nosso Universo interno e basta ver uma cena, ouvir uma voz ou lembrar-se de um lugar que tenha alguma relação com a situação vivida, que toda dor acorda e volta novamente a nos dizer: “Olá, estou aqui, você ainda tem que aprender algo sobre mim”.

É justamente sobre este aprendizado que a TLT nos fala, pois só é através dele que a cura para as emoções do passado pode acontecer e, para isso, é preciso saber “quando” na linha temporal ocorreu a primeira experiência daquela emoção em sua vida.

Segundo a TLT, as cinco principais emoções que o ser humano vive antes dos cinco anos de idade são: medo, tristeza, raiva, mágoa e culpa, que se instalam em seu sistema. É fácil imaginar que um bebê pode chorar muito tempo porque está com fome, e como a mãe não vem lhe atender prontamente ele reage através da raiva, e neste momento, essa primeira emoção de raiva se instala em seu inconsciente como um programa, abrindo um arquivo chamado “RAIVA” e, a partir daí, toda vez que ele sentir raiva, essa “Nova-Raiva” se juntará ao arquivo aberto quando bebê e, supõe-se que a cada fase da vida, esse arquivo vai se acumulando e hoje um evento de contrariedade no trabalho ou no relacionamento afetivo pode fazer emergir um sentimento ainda mais forte, pois quando o arquivo se abre a raiva será uma corrente de muitos elos, e portanto, a raiva de hoje está irmanada com todas as outras e se apresenta de um tamanho desproporcional ao acontecimento e por isso traz mais incompreensão, dor e sofrimento.

shutterstock_159857975-2

“Deixe ir embora tal emoção e que se preserve apenas o aprendizado que será integrado no aqui e agora.”

Se a mente pudesse hoje, voltar no tempo e compreender o evento que gerou aquela primeira raiva, se hoje não mais o bebê, mas o adulto pudesse olhar para trás, para o passado e compreender que naquele momento a mãe estava aflita com várias situações a sua volta e que por isso demorou para atender a necessidade do bebê, com certeza o adulto fecharia esse evento em sua mente de maneira positiva, ou seja, realizaria o aprendizado e com isso a raiva se diluiria, pois havendo a cura no primeiro evento todos os elos da corrente se romperiam e cada um subsequente encontraria um novo lugar na mente, totalmente adequado ao fato ou situação ocorrida.

O processo parece bem estranho, no entanto é muito mais simples do que parece, pois a mente armazena os fatos vividos em uma sequência temporal, um após o outro, do mais antigo ao mais recente, em uma espécie de linha, e você pode então “viajar” nesta linha do tempo, se conectando com os eventos do passado que geraram emoções negativas ou desconfortáveis e solicitar a sua mente inconsciente que observe o evento e aprenda tudo que é necessário sobre tal situação, até que facilmente a mente deixe ir embora tal emoção e que se preserve apenas o aprendizado que será integrado no aqui e agora.

O mais maravilhoso de tudo isso é que somente o aprendizado realizado pela mente inconsciente é capaz de fechar a gestalt (“o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar” – Wikipédia ), ou seja, de concluir a experiência do evento, trazendo para consciência esta compreensão. Trata-se de uma troca positiva, pois é como se você pudesse dizer a mente: “Não é muito mais seguro para você deixar a emoção ir embora e preservar os aprendizados“.

Na verdade a mente inconsciente sabe que não deixar ir embora a emoção negativa está em conflito direto com a sua mais elevada Direção Fundamental, que é preservar o seu corpo e a sua saúde. Esta emoção, apesar de conseguir resultados, não preserva a saúde do corpo, ela o machuca; então melhor deixar a emoção ir embora e conseguir os mesmos benefícios de algum outro modo mais positivo para sua vida.

A técnica da TLT, utiliza linguagem hipnótica e comandos e conceitos de ressignificação formatados pela Programação Neurolinguística (PNL), trata-se de um script muito bem desenvolvido e perfeito para conversar com a mente e obter dela o melhor resultado – a mudança e o benefício imediato nas emoções trabalhadas.

Faça então apenas uma pequena experiência. Entre em contato com a sua linha do tempo e peça a sua mente inconsciente para aprender tudo que seja necessário para você se sentir melhor em relação a “X” problema. Observe os resultados e note que boas sensações substituirão os desconfortos.

Viajar no tempo da sua mente e resgatar alegria, saúde, vitalidade só pode ser tudo de bom.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Elaine Pera

Elaine Pera

Formada em Comunicação Social e Pedagogia com Pós Graduação e Especialização em Qualidade e Terapia Floral. Em 1990 iniciei meus estudos na área Terapêutica envolvendo quatro aspectos do ser humano.

O psíquico-mental através de cursos e formações na área da Programação Neurolinguística, Terapia da Linha do Tempo, Hipnose Ericksoniana e Constelação Familiar.

O emocional e físico através de técnicas terapêuticas como o Reiki, Cromoterapia, Florais de Bach e Massagem Bioenergética.

O espiritual através de conhecimentos e aplicações na linha da Cura e Apometria Quântica e estudos sobre a Grande Fraternidade Branca e a ação dos 7 raios, Tarô mitológico e Numerologia pessoal e Empresarial.

O objetivo do meu trabalho é caminhar junto, ser uma facilitadora para que cada um possa se sentir seguro para olhar para si mesmo e suas experiências, acolhendo-as, transformando-as e levando-as a frente para abrir novos caminhos, obter mais confiança em suas realizações pessoais.

Além dos atendimentos pessoais, workshops e trabalhos em grupo, também sou professora e facilitadora dos cursos de Terapia Floral e Cromoterapia, tendo realizado diversas turmas e cursos no SENAC-Saúde e em outros Espaços e Clínicas do ABC e SPaulo.

Telefone: 11 4221.1164 e 11 4228.2804
E-mail: [email protected]