Autoconhecimento

A biografia de cada um

Ferramenta para autoconhecimento
Marisa Bussacos
Escrito por Marisa Bussacos
Qual é a sua história de vida? O que ela pode contar sobre a pessoa que você é hoje? Quando resgatamos os fatos de nossas vidas e o impacto que tiveram na nossa constituição, nas nossas relações e os aprendizados e traumas que deixaram, vamos integrando todas as nossas partes para estarmos prontos para o que está por vir.

Esse processo ajuda a nos apropriarmos de tudo o que gostamos e o que não gostamos, do que já fizemos e do que já vivemos. Vamos montando um quebra cabeças que tinham peças esquecidas, algumas vezes para conseguirmos tocar a vida para frente; outras peças estavam faltando, o que nos obriga a colocar luz para encontrá-las, e temos também peças que não se encaixam muito bem, o que faz nos aprofundarmos para entendê-las.

O importante nesse processo é pararmos de culpar pessoas e acontecimentos externos por situações e sentimentos que geraram desconforto para nós. Precisamos nos responsabilizar pela vida que temos, pois ao fazer isso conseguimos direcionar o nosso “barco” para onde queremos, sem esperar que alguém o faça por nós. É também interessante enxergarmos tudo o que veio depois de um fato desagradável. No que nos atrapalhou? No que nos ajudou? Pois nem tudo é sombra, muitas vezes algo ruim acontece para darmos outro rumo necessário na vida.

Ferramenta para autoconhecimento

Analisar e entender a nossa história é darmos sentido e significado para quem somos e quem queremos nos tornar. Não é possível construir um futuro alinhado com a nossa essência sem integrarmos tudo o que já foi. Ao evitarmos olhar para algo do passado para não entrarmos em contato com dores não resolvidas, vamos enfrentando uma série de problemas até conseguirmos encará-los de vez.

Como disse Carl Jung: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino.”

Sugiro um exercício básico para começar a olhar a sua biografia:

• Escreva a sua história como se estivesse contando para alguém.

• Depois, conte-a de fato para pelo menos 3 pessoas diferentes. Pessoas que você confie, claro.

• Reescreva-a.

• Agora, analise: o que se repete em minha vida? O que desejo manter e o que sinto necessidade de mudar?

• Como farei para potencializar o que faz sentido e quais pequenas ações farei para deixar de repetir o que já não faz mais sentido?

P.S.: O Aconselhamento Biográfico é um processo terapêutico que apoia indivíduos em desafios de desenvolvimento pessoal. As histórias de vida obedecem às leis gerais, porém cada uma delas apresenta particularidades.

Estou em processo de formação como Aconselhadora Biográfica e me encanto com o poder de cura desse trabalho. 

Quer saber mais? Me procure: [email protected]

Sobre o autor

Marisa Bussacos

Marisa Bussacos

Coach e empreendedora. Apaixonada por desenvolvimento humano, pessoas e suas complexidades. Curiosa por ideias criativas e negócios com alma. Formada como Coach no Instituto Ecosocial com base Antroposófica.

Graduei em Propaganda e Marketing pela ESPM, com formações em Comunicação Não-Violenta, Facilitação de Processos Individuais e Grupos e Empreendedorismo Feminino pelo 10.000 Women, Goldman Sachs.

Trabalhei com a capacitação e melhora da autoestima de tecelões na Índia e em Branding e Publicidade na Natura. Empreendi a Ekoa Café, um espaço cocriado para nutrir relações, onde criei a corrente do Café Compartilhado que se espalhou por outras cafeterias do Brasil.

Atualmente realizo atendimentos de Coaching individual e facilito grupos e workshops de Desenvolvimento Humano.

Contatos
E-mail: [email protected]
Skype: marisabussacos
Site: marisabussacos.com.br
Linkedin: linkedin.com/in/marisabussacos
Página Facebook: Marisa Bussacos
Instagram: @marisabussacos
Telefone: 11 98012-5716 (WhatsApp)