Saúde Integral

De onde surgiram as terapias na China: Parte 1 – Massoterapia

Abaixo, segue um trecho do capítulo 12 – “Métodos de Tratamento e prescrições apropriadas” do Canon de Medicina Chinesa – Huan Di Nei Jing (Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo)

“O centro da China é uma terra plana e úmida.

É aqui que o céu e a terra geram a miríade de seres.

As pessoas do Centro comem diversos tipos de comida e nunca se cansam.

As doenças comuns aqui são: fraqueza nas pernas, fluxo invertido, calafrios e febre.

Para o seu tratamento, o An Mo é mais apropriado.

Consequentemente,

O An Mo se originou no centro da China.”

Calm young woman is getting massage at spa. Masseuse is standing and pampering her back by stone. Candles around create relaxing atmosphere

O centro da China é uma enorme planície, que favorece o plantio de diversos tipos de alimentos e também a criação de animais de corte. Certamente quando é dito: “É aqui que o céu e a terra geram a miríade de seres”, o texto se refere à virtude [qualidade] do solo.

Devido a essa abundância de comida, a população local dispunha uma dieta diversificada, porém em grande quantidade. O que gerava problemas relacionados à flacidez e obesidade. Quando é dito “As pessoas do Centro comem diversos tipos de comida e nunca se cansam”, na interpretação do autor deste artigo, elas literalmente não se cansavam de comer. Isso pode ser confirmado no próximo trecho onde é dito: “As doenças comuns aqui são: fraqueza nas pernas, fluxo invertido, calafrios e febre”.

“Na Medicina Chinesa, há 6 patógenos que podem contribuir para a constituição de uma doença: Vento, Calor, Fogo, Umidade, Secura e Frio”

Esses sintomas estão relacionados a padrões de Umidade. Na Medicina Chinesa, há 6 patógenos (fatores) que podem contribuir para a constituição de uma doença: Vento, Calor, Fogo, Umidade, Secura e Frio. Cada um deles com suas características e alguns deles podem se combinar como, por exemplo: Vento-Frio, Umidade-calor etc.

O tratamento para as condições do povo do Centro são o estímulo ao movimento, a mobilização de articulações, estimulação da troca de fluidos corporais e os estímulos dos Canais de Acupuntura para que o fluxo de energia (Qi) seja promovido na direção correta. As artes que promovem esses benefícios são o Dao In (uma série de automassagem) e o An Mo (nome dado naquela época ao Tui Na, a Massoterapia Chinesa).

Este era o método empregado pelo povo do Centro da China para nutrir o espírito e promover a saúde.

Sobre o autor

Paulo Ricardo da Costa Silva

Paulo Ricardo da Costa Silva

Paulo Ricardo da Costa Silva (Prof. Teco), natural de São Caetano do Sul, formou-se em Matemática em 1998 pela Fundação Santo André de Ensino Superior.

Desde pequeno sempre se interessou pela cultura oriental e em 2007 por influência de sua esposa começou sua jornada de estudos em Medicina Chinesa. Após concluir seus estudos em Shiatsu e Naturopatia decidiu se especializar em Acupuntura e Tui Na (Massoterapia Chinesa).

A partir de 2011 começou a lecionar e promover palestras em São Paulo, Santos, Sorocaba e região do ABC Paulista sobre Massoterapia Chinesa. Em 2014 tornou-se o primeiro brasileiro certificado em Alinhamento Mio-Esquelético pelo Freedom from Pain Institute - USA.

Atualmente seus estudos giram em torno de técnicas de Alinhamento Mio-Esquelético (Erik Dalton’s Freedom from Pain), melhorias de treinamentos de manobras de Tui Na com sacos de grãos e outros objetos, Zheng Gu Tui Na e técnicas de diagnóstico ocular de Deliang Zheng.

Principais Certificações:

Técnico em Massoterapia - Humaniversidade (1400 horas)
Formação Internacional livre em Tui Na - Ebramec (360 horas)
Formação Internacional livre em Acupuntura - Ebramec (1200 horas)
Treinamento em Moxabustão e Diagnóstico Táctil Estilo Japonês - Shinkyú-Dojoh (40 horas)
Certified Myoskeletal Therapist - Posture & Pain Specialist (https://erikdalton.com/)
Comprendre, Diagnostiquer et Traiter les Huit Vaísseux Extraordínaires (Qi Jing Ba Mai) - Philippe Sionneau (24 horas)
Treinamento Avançado em Diferenciação de Síndromes - Acuterapia Cursos

Contato:

Site: zhongyituina.com.br
E-mail: [email protected]