Massoterapia Saúde Integral

Massoterapia: relaxamento e bem-estar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Difícil conhecer alguém que não goste de massagem. A grande maioria gosta de receber uma boa massagem. É assim que trabalha o massoterapeuta, ou seja, aplicando massagens relaxantes.

A massoterapia aplica massagens relaxantes que estimulam o bem-estar e tem uma finalidade terapêutica, contribuindo até para o antiestresse. A massagem é feita manualmente. Os pacientes podem sentir calor, frio e até vibrações.

A massoterapia é um termo mais moderno criado por profissionais desta área a mais ou menos em 1980. Diferente da massagem que já existiu 2.800 antes de Jesus Cristo pelas antigas civilizações como a chinesa e japonesa. A diferença de massagem para massoterapia é que esta última utiliza diversas técnicas, enquanto a massagista utiliza apenas uma.

Como funciona a massoterapia?

É considerada uma terapia ancestral que tem como objetivo aliviar dores e proporcionar sensação de bem-estar, aliado à tranquilidade. É realizada por profissionais capacitados. Ela atua diretamente no corpo, com auxílio das mãos, uso ou não de óleo.

Atuando na pele, ela ajuda a regenerar os tecidos mortos, possibilitando uma maior vivacidade e elasticidade. Ou seja, ela não só ajuda a diminuir tensões, prevenir, alivia, como também ajuda na questão estética, deixando a pele mais bonita. Algumas massagens trabalham com a gordura localizada e a celulite.

Tipos de massoterapia

Existem diversos tipos de massoterapia. Conheça algumas:

massoterapiaAyurvédica: é uma massagem indiana criada a mais de seis mil anos na Índia. É uma massagem holística que favorece o equilíbrio entre a mente e o corpo. Na maioria das vezes é feita no chão com tatami.

Shiatsu: origina-se da medicina tradicional chinesa. Esta trabalha com a pressão dos dedos em cima dos canais de energia do corpo (meridianos). Muito recomendado para quem tem problemas de coluna, estresse e até insônia. Pode-se afirmar que é uma mistura de acupuntura chinesa com pressão nos músculos.

Massagem clássica terapêutica: uma das massagens mais clássicas para acalmar o corpo e a mente. A massagem é realizada através da massagem em pontos específicos promovendo um profundo relaxamento e consequentemente a diminuição de dores nas costas.

Detoxi drenante: Esta massagem ajuda a desintoxicar o organismo reduzindo o inchaço e ajudando nas funções metabólicas. A massagem é feita manualmente com a ajuda de cremes específicos para ajudam a “drenar” o corpo. Esta massagem ajuda a combater a flacidez, desintoxica e auxilia na diminuição de edemas.

Desportiva: é uma massagem indicada para aqueles que praticam uma atividade física. Essa massagem age nas costas do atleta ou amador. É indicada principalmente para prevenir lesões.

Pedras quentes: uma massagem relaxante que alivia as tensões e dá uma sensação de prazer. Esta massagem ainda ajuda a combater a hiperatividade.

Benefícios da massoterapia
  • Ajuda a aliviar dores;
  • Diminui o estresse;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Redução da dor crônica;
  • Proporciona sensação de bem-estar;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Ajuda a controlar as dores musculares;
  • Redução da pressão sanguínea;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]