Saúde Integral Tui Na

Você conhece o Tui Na?

O Tui Na é um sistema milenar de massoterapia. Muitos dizem que é o sistema mais antigo de terapia chinês.

Estima-se que o Tui Na nasceu entre 4000 a.C e 3000 a.C graças a registros encontrados em ossos e cascos de tartaruga. O Tui Na é ancestral aos sistemas de massoterapia japoneses que são mais conhecidos no Brasil como o Shiatsu e o Am Ma.

História

Tui Na é um nome contemporâneo, anteriormente a massoterapia chinesa era conhecida como Ma Sha, Am Qiao, Am Mo e vários outros nomes.

O Nome Am Mo remete ao Am Ma japonês, isto porque quando a massoterapia chinesa foi exportada para o Japão, recebeu o nome de Am Ma.

Na dinastia Ming surgiram dois grandes livros que marcaram a Medicina Chinesa: O Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huan Di Nei Jing) e os 10 volumes de massoterapia de Huan Di e Qi Po (Huan Di Qi Po Am Mo Shi Juan). Infelizmente os volumes de massoterapia se perderam na história, porém há várias referências deste clássico no Huan Di Nei Jing.

A massoterapia chinesa nasceu na região central da China, isso pela grande quantidade de trabalhadores em plantações de arroz. Por ficarem expostos muito tempo a umidade, muitos sofriam de edemas e a forma mais eficaz para o tratamento era justamente uma terapia que usava recursos mecânicos para melhorar a circulação de Qi, sangue e líquidos corporais.

Um dos grandes marcos na evolução do Tui Na foi o nascimento de outra técnica conhecida como Xiao Er Tui Na (Tui Na para pessoas pequenas), ou simplesmente Tui Na pediátrico. É uma técnica que exige muito estudo e é uma grande vantagem para o uso da Medicina Chinesa em crianças, principalmente ocidentais, por não se usar agulhas ou moxabustão.

Manobras

shutterstock_177208409O Tui Na tem um leque enorme de manobras e algumas manobras específicas. Duas delas merecem destaque:

Yi Zhi Chan Fa (Meditação com um dedo): Está no rol das manobras mais difíceis do Tui Na. Esta manobra é excelente para o tratamento baseado em pontos de acupuntura.

A sua execução é com a ponta do dedo polegar juntamente com a flexão e extensão da articulação distal.

Gun Fa (Rolamento): É a manobra mais famosa do Tui Na. Esta manobra combina os movimentos de pronação e supinação do braço com os movimentos de flexão e extensão do punho.

As manobras de Tui Na dentro de um contexto tradicional devem ser treinadas em um saco de arroz e há uma lenda que diz, para um praticante de Tui Na ficar bom na manobra Gun Fa ele deve treiná-la no saco de arroz até que o seu conteúdo vire pó.

Esta manobra é o diferencial do Tui Na e todo praticante deve aprendê-la. Eu costumo dizer que o praticante que não sabe o Gun Fa não sabe o Tui Na.

Japoneses

O Am Ma foi influenciado pelo Tui Na. Muitos profissionais dizem que o Am Ma nasceu do Tui Na, porém eu prefiro dizer que o Am Ma foi influenciado por ela, pois o Am Ma recebeu também a herança de técnicas Japonesas ancestrais.

Os Japoneses são muito eficientes em regionalizar técnicas externas. A Acupuntura é um ótimo exemplo: As técnicas japonesas são completamente diferentes das técnicas chinesas. Os Japoneses alteraram a técnicas conforme a cultura e necessidades locais, porém respeitam os mesmos pilares da Medicina Chinesa. Outro grande exemplo é a moxabustão, os Japoneses se tornaram tão eficientes com a moxa, que eles conseguem resolver patologias complicadas queimando moxas menores que um grão de arroz.

Se você não conhece o Tui Na, conheça! É uma excelente ferramenta da Medicina Chinesa que por si só resolve uma gama imensa de patologias e pode ser aplicada em conjunto a outras terapias como a Acupuntura e a Fitoterapia.

Para quem quiser aprender, busque boas escolas e bons professores e pesquise a fundo. Infelizmente literaturas em Português não são boas referências. Livros traduzidos das universidades chinesas e livros americanos são as melhores referências para uma boa pesquisa.

Sobre o autor

Paulo Ricardo da Costa Silva

Paulo Ricardo da Costa Silva

Paulo Ricardo da Costa Silva (Prof. Teco), natural de São Caetano do Sul, formou-se em Matemática em 1998 pela Fundação Santo André de Ensino Superior.

Desde pequeno sempre se interessou pela cultura oriental e em 2007 por influência de sua esposa começou sua jornada de estudos em Medicina Chinesa. Após concluir seus estudos em Shiatsu e Naturopatia decidiu se especializar em Acupuntura e Tui Na (Massoterapia Chinesa).

A partir de 2011 começou a lecionar e promover palestras em São Paulo, Santos, Sorocaba e região do ABC Paulista sobre Massoterapia Chinesa. Em 2014 tornou-se o primeiro brasileiro certificado em Alinhamento Mio-Esquelético pelo Freedom from Pain Institute - USA.

Atualmente seus estudos giram em torno de técnicas de Alinhamento Mio-Esquelético (Erik Dalton’s Freedom from Pain), melhorias de treinamentos de manobras de Tui Na com sacos de grãos e outros objetos, Zheng Gu Tui Na e técnicas de diagnóstico ocular de Deliang Zheng.

Principais Certificações:

Técnico em Massoterapia - Humaniversidade (1400 horas)
Formação Internacional livre em Tui Na - Ebramec (360 horas)
Formação Internacional livre em Acupuntura - Ebramec (1200 horas)
Treinamento em Moxabustão e Diagnóstico Táctil Estilo Japonês - Shinkyú-Dojoh (40 horas)
Certified Myoskeletal Therapist - Posture & Pain Specialist (http://erikdalton.com/)
Comprendre, Diagnostiquer et Traiter les Huit Vaísseux Extraordínaires (Qi Jing Ba Mai) - Philippe Sionneau (24 horas)
Treinamento Avançado em Diferenciação de Síndromes - Acuterapia Cursos

Contato:

Site: zhongyituina.com.br
E-mail: [email protected]