Medicina Ayurvédica Saúde Integral

8 rituais ayurvedas que vão melhorar a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ayurveda, antiga arte de saúde e cura indiana, tem se tornado incrivelmente popular por estar sendo testada como um poderoso método de cura. Os termos ayu (vida) e veda (sabedoria) juntos criam a “sabedoria da vida”.

A Ayurveda engloba princípios simples, como doar-se de uma forma que vai além de uma vida holisticamente saudável. Se você quer ser transbordado com vitalidade, a Ayurveda traz tudo o que precisa para você fazer aquela transformação tão esperada na sua vida.

Tenho tido profundos debates sobre as práticas e a ciência da Ayurveda com os meus estudantes. Mas se você está ansioso para explorar e adotar algumas técnicas antes de mergulhar na Ayurveda propriamente dita, comece tentando incorporar esses 8 fundamentos na sua vida. Juntos, eles direcionam o corpo, mente e espírito para a sua plenitude natural.

1. Acorde antes das 6 da manhã

Para aqueles que não dormem o suficiente, acordar cedo parece uma contradição. Mas acordar com o nascer do sol traz inúmeros benefícios: nos sentimos mais energéticos, a digestão melhora, o estresse e a depressão dão uma folga e até o relógio biológico é resetado. Você se sentirá mais pleno e iluminado. Tente e veja você mesmo.

2. Pratique a gratidão logo pela manhã

Ao invés de começar o seu dia com uma lista de afazeres, o que o leva instantaneamente para o estresse e o caos da vida cotidiana, acorde agradecido.

Sufoque o desejo de olhar o telefone e tente dizer “ohm” enquanto expira. Fazer isso te liga automaticamente com as vibrações do universo. Alguns chamam isso de Deus. Eu chamo de inteligência universal.

3. Faça gargarejo com óleo de gergelim

Gargarejar óleo de gergelim é uma prática imunológica que salvou a minha voz mais de uma vez. Apenas aqueça um pouco do óleo puro, então gargareje com água por alguns minutos (ou o máximo que puder). E cuspa. Gargareje de novo com água morna. Tente fazer isso diariamente no mínimo por uma semana.

4. Faça massagens em si mesmo

Fazer abhyanga ou se automassagear durante 10 minutos por dia pode melhorar a corrente sanguínea e reduzir o estresse, rigidez e a dor. É relaxante tanto para a mente quanto para o corpo. Recomendo usar óleo de gergelim, já que ele possui anti-inflamatórios naturais e ingredientes que aumentam a imunidade.

5. Pare de comprar garrafa d’água

Garrafas de plástico não são boas para ninguém, exceto para quem as produz. Tente ferver a água e depois esfriá-la. Isso faz com que o líquido seja mais digestivo e ajuda a drenar o sistema linfático.

6. Substitua manteiga e óleo por ghee

Cozinhar com manteiga clarificada ou ghee é um jeito fácil de ajudar a digestão. O ghee é renomado por melhorar a imunidade e ter propriedades anti-idade. Além disso, é delicioso e nutritivo. Experimente!

7. Coma a sua última refeição duas ou três horas antes de dormir

Snacks na madrugada ou caprichosas refeições muito próximas da hora de dormir podem prejudicar a sua digestão e dificultar o seu sono. Coma o mais próximo da hora do nascer do sol e planeje seu jantar algumas horas antes de dormir.

8. Transforme a hora de comer em um evento

A maioria de nós usa os melhores pratos e os talheres de prata para “ocasiões especiais”. Mas flores, velas e talheres finos melhoram a experiência e eleva os sentidos. O prazer e a diversão na hora de comer adicionam um importante componente psicológico para a digestão.

Antes de mergulhar de vez na Ayurveda, comece implementando esses 8 fundamentos na sua vida. Pode ser difícil no começo, mas você se sentirá energizado, saudável e pleno. Quando se acostumar, aventure-se para o próximo passo e não esqueça de nos contar a sua experiência nos comentários.


Escrito por Amanda Magliaro Prieto da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]