Comportamento

Descobrindo o Katar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Catar, Katar ou Qatar. Independentemente de qual seja a primeira letra, esse é o nome de um país do Oriente Médio, que está localizado em uma península. Isso significa que o território proporciona dois tipos de cenário: a aridez do deserto e o frescor do litoral. Na capital, Doha, a arquitetura futurista e excêntrica confere modernidade ao país asiático.

Desde 2018, quando chegou ao fim a Copa do Mundo da Rússia, o Catar passou a ser um destino cada vez mais investigado. Por quais motivos o Catar teria sido escolhido para sediar o evento de futebol mais importante do mundo? Quais são os principais pontos turísticos da região? O que uma pessoa brasileira precisa conhecer sobre o Catar?

Para esclarecer todas essas questões, é preciso, inicialmente, compreender como é feita a escolha do país que irá sediar a Copa do Mundo, que acontece a cada quatro anos. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) é quem conduz todo o processo.

Imagem da linda cidade de Doha, localizada no Catar, cidade sede da Copa do Mundo de 2022. A cidade possui uma arquitetura futurista e é bem iluminada.
Imagem de Gustav Brandt por Pixabay

Escolha da sede da Copa do Mundo

Dos anos 50 até os anos 90, os únicos países que poderiam ser sede do evento eram os americanos e os europeus. Por uma determinação da FIFA, instituiu-se a necessidade de alternar o endereço da Copa entre todos os demais continentes. Dessa forma, um país americano, por exemplo, não poderia abrigar o evento por duas edições seguidas.

Outro critério para a escolha do país que irá sediar a Copa é a infraestrutura. O país precisa de 12 estádios de futebol com capacidade para pelo menos 50 mil torcedores, sendo que o estádio da final deve ser capaz de abrigar no mínimo 80 mil pessoas.

Além disso, os jogos devem ser transmitidos para as redes de televisão de todo o mundo, e atletas e torcedores precisam de transportes e acomodações adequados para se prepararem para as partidas.

Tendo atendido a todos esses critérios, um país pode se candidatar para sediar a Copa do Mundo. A FIFA irá gerar uma nota para o território e, a partir dela, os membros da Federação irão votar no território-sede. Um país precisa de mais de 50% dos votos para ser o local do evento.

Construção contemporânea  de uma extensa e grande ponte localizada na estrada em Lusail, em Doha, Catar.
Direitos autorais : philipus

Para algumas pessoas, a escolha do Catar pode parecer equivocada e suspeita, visto que o país apresenta apenas oito estádios. Em 2010, quando foi escolhido, a quantidade de campos de futebol era ainda menor: um estádio. Existem rumores de que os votos em prol do Catar foram comprados, burlando o sistema de escolha.

A escolha do Catar como sede da Copa também levanta outra questão: no país, é proibido ingerir bebidas alcoólicas em público. Patrocinadores do evento que vendem esse tipo de produto, assim, seriam prejudicados.

Mas não são só as grandes empresas que sofreriam com a Copa no Catar. Quando os oito estádios da Copa começaram a ser construídos, a imprensa internacional apontou a precariedade das condições de trabalho dos operários responsáveis pelas obras.

Embora o Catar tenha afirmado que criou novas leis para proteger a classe trabalhadora de qualquer irregularidade, é inegável que a modernidade dos campos não é compatível com o método retrógrado com que foram construídos.

Lindo templo de oração visto à noite. É um dos pontos turístico do Catar. O templo está bem iluminado e à sua frente temos um lindo lago.
Imagem de Sharon Ang por Pixabay

Pontos turísticos do Catar

Diferentemente da tradição da Copa do Mundo, em 2022 o evento vai acontecer no final do ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, já que, se fosse realizado entre junho e julho, atletas e torcedores teriam que lidar com as altas temperaturas da região desértica.

Quem quiser frequentar o Catar pode seguir a mesma estratégia para fugir do calor de 50ºC. É importante saber que o idioma oficial do país é o árabe, mas que também se fala inglês. Então você vai precisar de um bom dicionário e do seu passaporte para começar a viagem. Para os brasileiros, não é necessário obter visto para entrar no país.

Conheça, a seguir, os principais pontos turísticos do Catar!

Linda mesquita pintada na cor branca e dourada. Ele é bem extensa e tem o seu reflexo em uma enorme e bonita piscina de cor azul.
Imagem de kh92 por Pixabay

1) Souq Waqif

Souq Waqif é o lugar perfeito para quem gosta de fazer compras em território estrangeiro. Localizado na capital do Catar, Souq Waqif é um centro comercial que une a tradição e a modernidade de uma forma única. É como estar em um mercado aberto onde eram vendidas ovelhas e cabras, mas ao mesmo tempo em um shopping bem atualizado.

2) Desertos do Qatar

Para aproveitar a experiência no Catar e conhecer uma das maiores belezas que o país tem a oferecer, é preciso ir a um dos desertos da região. Como as temperaturas são altas, é importante se hidratar e usar protetor solar. Fazendo isso, bastará escolher o deserto com mais dunas e alugar um bom carro com tração nas quatro rodas.

3) Museu de Arte Islâmica

Outra atração de Doha é o Museu de Arte Islâmica. Nele, a maioria das obras islâmicas do mundo estão concentradas. A arquitetura do museu é estonteante e inovadora, assim como o Museu do Louvre, projetado pelo mesmo arquiteto, mas a verdadeira preciosidade está do lado de dentro.

4) Al Zubarah

O sítio arqueológico Al Zubarah é um destino histórico e diferente para visitar no Catar. Se você gosta de ruínas e de conhecer como e onde viveram as pessoas de épocas distantes, esse é o destino ideal.

Lindo parque na cidade do Katar com gramado bem verde e uma estrondosa árvore ao centro. Ao fundo uma torre com um lindo relógio.
Direitos autorais : Manfred Thuerig

5) East-West e West-East

Se o que mais te atrai em um ponto turístico é a possibilidade de tirar fotos incríveis para as redes sociais, as esculturas do artista estadunidense Richard Serra, na Reserva Natural de Brouq, compõem o cenário perfeito.

6) Katara Cultural Village

Uma vila construída em Doha que funciona como cartão postal do Catar é a Katara Cultural Village. Lá, turistas podem se encantar com uma arquitetura moderna e diferenciada, além de encontrarem parte da produção artística do país.

7) The Pearl

Se você tiver bastante dinheiro para investir em uma experiência única, The Pearl é a melhor escolha. A ilha artificial é um centro luxuoso, com hotéis cinco estrelas e com uma arquitetura planejada. O apelido do local é Riviera Árabe.

8) Manguezais Al Thakira

Para se refrescar do calor desértico do Catar, você ainda pode se aventurar por uma região de manguezais do país. Em Al Thakira, você vai se encantar com a fauna e com a flora do mangue, podendo conhecer todo o lugar com caiaque.

Uma linda e gigante fonte de pérolas e ostras localizada em Doha no Qatar.
Direitos autorais : Markus Mainka

Costumes do Catar

Visitar um país diferente do natal pode ser um desafio, em alguns casos. Além da barreira do idioma, os costumes diferentes podem impor regras que precisam ser seguidas com respeito e compreensão.

No Catar, as pessoas são predominantemente islâmicas, mas há espaço para outras religiões. Em mesquitas, no entanto, todo mundo deve entrar descalço e com os pés limpos. É recomendado, também, que as roupas não deixem aparentes o colo, as pernas, os ombros e os braços.

Uma questão essencial é compreender o que pode ser legalmente punido no Catar. Homossexualidade, por exemplo, é crime, assim como a prostituição. Além disso, é proibido ingerir bebidas alcoólicas ou beijar outra pessoa em locais públicos. Como no Brasil, o uso e a venda de drogas são proibidos e considerados crimes graves.

É importante que, ao fotografar prédios e construções, você tenha certeza de que não está fazendo isso de forma exagerada. Se possível, informe a segurança do local que você é somente um(a) turista, para que o ato de tirar uma foto não seja considerado suspeito. Concordando ou não com essas determinações, é preciso ter cuidado.

Maquete do projeto de construção do estádio para sediar a abertura dos jogos da copa do mundo de 2022 no Katar.
Direitos autorais : Pavel Byrkin

Curiosidades sobre a Copa

Se você está indo ao Catar exclusivamente porque ama futebol, existem algumas curiosidades que você pode gostar de saber sobre o país. Uma delas é que uma cidade inteira está sendo construída para o jogo final.

Você também pode gostar

Lusail, a cidade da final, era composta somente por areia. Atualmente está sendo completamente renovada para abrigar o estádio Lusail Iconic Stadium. Será interessante chegar a um lugar que há tão pouco tempo era mais um espaço desértico.

Outra curiosidade interessante sobre a infraestrutura do Catar para a Copa do Mundo é que o estádio Ras Abu Aboud, localizado na orla de Doha, poderá ser desmontado depois do evento. Ele foi construído com contêineres e é uma inovação em construções desse tipo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]