Autoconhecimento

Dia da gentileza

Luciana Pessutti
Escrito por Luciana Pessutti

No dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza.

O que é ser gentil? É uma atitude nobre, amável que podemos ter no nosso dia a dia, como dar um simples bom dia. Está na delicadeza de ser.

Podemos ser gentis de várias maneiras. Um gesto, um carinho, um alimentar animais de rua, não jogar papel/lixo no chão, separar lixos recicláveis de orgânicos, cuidar das plantas e da natureza em geral. Ser gentil não se refere apenas aos atos com a nossa própria espécie, e sim para com todo o meio em que vivemos. Sejamos gentis com os animais, com a natureza e o meio ambiente em geral, com as crianças, idosos, com o próximo, só assim teremos um mundo de paz.

“Tudo que vive é teu próximo.”

(Gandhi)

“Gentileza gera gentileza.”

“Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido.”

(Esopo)

Plantamos amor para podermos colher a paz.

Podemos adquirir o hábito de sermos gentis nos colocando no lugar do outro, independentemente da espécie, assim, criamos empatia e podemos construir um mundo de harmonia, onde existe respeito de todos para com todos, incluindo sempre o meio em que vivemos. Tudo o que vive é sagrado. Sejamos gentis.

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Luciana Pessutti

Oi, meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana desde abril de 2011.

Desde criança não achava correto ter os “bichinhos” no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações

que acontecem com os animais, visando conscientizar para o fato de podermos ter uma vida ética e saudável sem precisar explorar ou matar animais.

Uma das minhas frases preferidas é:

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.”

– Philip Ochoa

Contato: [email protected]
Instagram: @Luzinha4071