Convivendo

Gentileza todos os dias: Você já foi gentil hoje?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sexta-feira 13 e a primeira lembrança que vem à nossa mente é o dia do azar, o dia que não podemos passar debaixo da escada, nem derrubar, ver um gato preto então, nem se fale. Mas, crenças e superstições à parte, em 2015 o Dia da Gentileza foi comemorado no dia 13 de novembro (sexta-feira 13), virtude escassa atualmente.

Segundo o dicionário, gentileza é a capacidade de perceber uma necessidade de alguém e atende-la nessa necessidade ou ainda, o ato de retribuição de algo bom que lhe foi feito, mesmo que isso não tenha sido solicitado.”

Pois bem, vamos pensar um pouco sobre isso? Quantas vezes retribuímos uma gentileza? Quantas vezes observamos as pessoas e aquilo que elas estão passando no exato momento em que estamos próximos delas? Uma pessoa idosa atravessando a rua ou carregando uma sacola mais pesada que sua capacidade física? Quantas vezes falamos bom dia para o varredor de rua? Cumprimentamos o vizinho, o atendente da padaria, ou seja lá quem for? Quantas vezes no ônibus ou metrô você vê uma pessoa mais jovem sentada enquanto outra que teria prioridade está em pé?

shutterstock_276036245-2 A verdade é que, quando não nos relacionamos com essas pessoas, temos a tendência de simplesmente ignorar sua existência. Mas, somos os primeiros a criticar e observar quando uma pessoa não nos cumprimenta ou não nos trata bem em alguma situação.

O atendente de telemarketing, por exemplo. Sabemos que é um contato muito invasivo em nossas vidas mas, se tivermos a capacidade de compreender que aquela pessoa do outro lado da linha está simplesmente tentando fazer o trabalho dela, podemos ser gentis, mesmo que não queiramos o produto, serviço, ou o que for o que estiver nos sendo oferecido. Já tentaram dizer para essas pessoas: – Muito obrigada, sei que esse é seu trabalho, mas realmente não preciso disso nesse momento. E acabar seu argumento dizendo: – Espero que tenha um ótimo dia! Que Deus te abençoe. Ou apenas – Tenha boa sorte em seus outros contatos?

E o que dizer dos entregadores de jornais e panfletos de construturas nas esquinas e faróis? A maioria das pessoas não pegam o material para “não sujar seus carros”, “para não acumular lixo”. Mas já pararam para pensar que esse é o trabalho dessas pessoas? Que elas escolheram esse trabalho difícil ao invés de simplesmente se negarem a trabalhar?

O fato é que precisamos começar a tratar as pessoas com respeito se queremos receber respeito.
 Instituir o Dia da Gentileza nos mostra o quão longe estamos dela, senão isso não seria preciso. Gentileza é educação, gentileza é caridade, gentileza é bondade! Gentileza é uma espécie de amor fraternal, onde estamos emitindo uma boa energia para as pessoas.

Tenho certeza de, que agindo assim, o seu dia será melhor. Faça a experiência e comece a dar um sorriso, um bom dia e você verá como tudo a sua volta vai se tornar mais amigável e tranquilo!

Tenha um ótimo dia!

 

ESF-postagem-16 B

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]