Autoconhecimento

Dia da renovação espiritual dia 28.06

Leila de Sousa Aranha
A ideia de renovação espiritual não remete a nenhuma religião em si. Trata-se de proposta individual, baseada em seu crescimento pessoal e evolutivo. É o momento de refletir sobre algo mais além dos seus afazeres, aspirações diárias e projetos meramente voltados para necessidades materiais, comumente motivos de sua ansiedade diária.

Quando aprendemos a observar as situações do dia a dia, começamos a pensar sobre elas e tirar conclusões favoráveis ao nosso desenvolvimento.
Estamos acostumados a relacionar o tem espiritual à religião, mas, na verdade, ele ultrapassa esse âmbito e faz-nos interagir com uma parte de nós que fica, muitas vezes, esquecida, abandonada até.

É mais fácil do que parece entrarmos em contato com esse nosso aspecto. Basta que, primeiramente, desejemos, depois, que nos movamos na direção de uma mudança de atitudes, qual seja, em seguida é preciso buscarmos a sensibilidade que existe em nós, respeitarmos todos aqueles com quem vivemos, dos quais dependemos, seja pelos serviços, seja financeiramente, seja emocionalmente. Todos têm seu valor. E isso é real.

Se uma parte da nossa vida é negligenciada, ela aparece ou reaparece de forma distorcida. Por exemplo, se não se cuida bem da saúde, em algum momento, um desconforto físico vai aparecer. O tamanho do desconforto vai depender do tamanho da negligência. É fato.

Esse dia 28 de junho pode nos servir muito bem para um reposicionamento de vida, seja de que tamanho for; uma mudança de hábitos, uma aproximação de alguém afastado há muito ou médio tempo, um recomeço de trabalho, seja voluntário ou assalariado, uma retomada de projetos antigos, engavetados…

Enfim, um momento para uma sacudida significativa, em que a ação é mais forte do que a palavra, ainda que essa seja necessária para a elaboração de tudo que se decide fazer.

Bom dia da Renovação Espiritual!


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Perdão – Uma opção por saúde e liberdade

Sobre o autor

Leila de Sousa Aranha

Leila de Sousa Aranha

Sou psicóloga clínica, formada em Jornalismo e com Mestrado em Psicopatologia e Saúde, com o tema de pesquisa sobre o Perdão Interpessoal.
Atendo pessoas de todas as idades em consultório particular há 15 anos e gosto muito do ser humano, de acompanhar o seu desenvolvimento e auxiliar a melhor lidar com as situações de sua etapa de vida.

Sou divorciada e mãe de duas mulheres de 31 e 27 anos. Gosto de arte marcial e treino Aikido. Sou vegetariana, aprecio a natureza e os animais e gosto de encontrar meus amigos com frequência.

Instagram: @leiaranha
E-mail: [email protected]
Whats App (61) 99672-2267