Autoconhecimento

A intoxicação emocional está te fazendo perder dinheiro

Close up portrait of beautiful freckled Caucasian teenage girl with red hair and blue eyes looking and smiling at the camera. Student girl posing against white copy space studio wall background
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você se atrasou para o trabalho. Teve um dia corrido. Não conseguiu finalizar aquele relatório que o seu chefe te pediu a tempo e acabou levando aquela bronca. É tanto desânimo que o você está sentindo é apenas frustração. Pense e responda rápido: você sai do trabalho, respira lentamente e vai para casa descansar ou acaba dando uma desviada de caminho para o shopping para esvaziar a cabeça?

Se a sua resposta foi a segunda opção, tome cuidado! Você pode estar passando um período de intoxicação emocional, que pode te fazer perder dinheiro se não ficar atento.

Mas o que é estar sob o poder da intoxicação emocional? Este estado é aquele quando não temos capacidade para lidar com os sentimentos negativos e suas respectivas frustrações e decepções. Por isso, cada vez que algo acaba dando errado, a sensação de desalento toma conta de nós. Isso se traduz em emoções que passam a dominar a nossa mente e em impulsos que não temos a menor capacidade de controlar.

Vamos a um outro exemplo que provavelmente você já deve ter vivenciado. Imagine-se no shopping. Você vê uma blusinha que não gostou tanto assim, mas o vendedor da loja jura de pés juntos que aquela é a última peça da loja. E você, é claro, não quer deixar aquela oportunidade passar, porque vai que você se arrepende de não tê-la comprado, não é mesmo? Pois bem, nós seres humanos não suportamos perder.

Seja comprando algo por mais do que aquele produto realmente vale ou a preço de banana, acabamos comprando algo somente para não convivermos mais com aquele insuportável sentimento que a experiência de perder algo gera. E a consequência é clara: mais uma peça ou objeto que nunca será utilizado e um rombo a mais no nosso orçamento.

Por isso, uma boa dica é fazer um planejamento de suas finanças. Não adianta você dizer ‘semana que vem eu começo a me controlar’. Ou você começa hoje e agora, ou nunca conseguirá se organizar.

Mas apesar de utilizarmos o termo ‘intoxicação emocional’, devemos alertar que não existe um detox, porque o racional e o emocional caminham lado a lado de mãos dadas, o tempo todo. Assim, é essencial aumentarmos o nível de tolerância frente às nossas frustrações para que elas não sejam capazes de nos derrubar. Quando passamos a ter mais resiliência e mais força, os sentimentos negativos podem até se aproximar, mas conseguiremos analisar a situação com cautela e mais clareza.

Uma boa dica é apostar na prática da meditação. Durante esses minutinhos de conhecimento de si mesmo, esvazie a sua mente de tudo. Deixe de lado todos os seus medos e problemas.

Quando você passa a se conhecer melhor, terá serenidade suficiente para controlar as suas emoções, sem sucumbir à angústia, ao medo ou à ansiedade.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]