Convivendo

Dia do Índio e a Luta dos povos indígenas

Mulher olhando para frente com traços de tinta no rosto e na cabeça uma tiara com penas ao redor

Você sabia? No dia 07 de fevereiro “celebramos”, talvez a palavra mais correta seria lembramos, mas o certo é que este dia é o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

Eu sei que este não é o Dia do Índio, ainda lembro do tempo de escola que fazíamos desenhos e tínhamos momentos especiais pra lembrar a data de 19 de abril, como o Dia do Índio. Um dia dedicado para homenagearmos este povo, que como todos sabem foram os primeiros habitantes de nosso país.

Mas o dia 07/02 tem uma outra conotação, a busca de um povo que ainda luta por terras e reconhecimento da sua identidade.

Informação histórica: a data foi escolhida em homenagem a Sepé Tiaraju, líder indígena que tentou combater o domínio português e espanhol no estado do Rio Grande do Sul, no período colonial.

Mas hoje queremos lembrar do povo indígena, como aquele grupo de pessoa (povo) que têm um profundo contato com a natureza e todos os seus elementos, um amor e respeito pela terra, pelo Sol, pela Lua, pelo fogo, pela água…que deveríamos ter como exemplo.

É um povo que guarda suas raízes, sua cultura e tradição que vêm de seus ancestrais.

Criança indígena olhando para frente com tristeza

Aliás esta questão de ancestrais, junto ao respeito pelos mais velhos é algo também admirável e que precisamos resgatar nos dias de hoje.

Respeitar quem vem antes de nós, quem já estava aqui quando chegamos é algo fundamental para termos um mundo melhor, ou pelo menos um planeta melhor habitável.

Você também pode gostar

Entender o ritmo da natureza e seus ciclos é um respeito à vida que devíamos aprender também com o povo indígena.

Sem dúvida alguma, quando aprendemos mais e buscamos conhecer sua cultura, indo além dos livros da escola, nos deparamos com um povo rico de sabedoria e de história, e descobrimos que eles são muito mais do que simplesmente os primeiros habitantes do Brasil, mas sim um povo que até hoje busca sua valorização como habitantes deste país.

Sobre o autor

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira, ou Cris, 44 anos, administradora com pós em gestão de pessoas, com diversas experiências em grandes empresas.

Trabalhei muitos anos no mundo corporativo, mas sempre gostei de assuntos ligados ao autoconhecimento e espiritualidade, de alguma forma tinha algo que me trazia para este lado. Coisas boas ou não!

Hoje digo que minha caminhada espiritual é meu “Alimento Sagrado”. Com formação em Cristais, Tarot dos Cristais, entre outros diversos cursos na área do autoconhecimento.

Criadora do blog Caminhos da Luz, em que descobri minha paixão por escrever. Em 2018, criei coragem para construir o blog www.caminhosdaluz.com.br, no qual compartilho meus textos e a cada dia trilho meu caminho, descobrindo novos horizontes e novas possibilidades, sempre acreditando que temos vários caminhos para encontrar a luz verdadeira e no fim descobrirmos que ela está dentro de cada um de nós.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: caminhosdaluz.com.br
Facebook: Caminhos da Luz
Instagram: @caminhos_da_luz
Twitter: @LuzCaminhos