Convivendo

Dicas de empreendedorismo para iniciantes

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não é fácil abrir mão da estabilidade e se arriscar em um negócio próprio. Essa tarefa, apesar de parecer simples, requer muito planejamento e dedicação. Muitas são as pessoas que têm a vontade de abrir e gerir um negócio próprio e acabam se aventurando sem nenhum tipo de conhecimento por esse caminho do empreendedorismo. Veja aqui algumas dicas para começar a empreender:

  • Atitude é fundamental

Se o seu sonho é gerir seu próprio negócio, uma boa dica é ter atitude. Um bom empreendedor nunca fica parado e não espera que as grandes e boas oportunidades caiam do céu. Ser persistente, ter iniciativa e comprometimento são algumas das aptidões para quem quer gerir um negócio de sucesso.

Desenvolva seu perfil empreendedor.

  • Conheça sobre a área de atuação

É muito importante que antes de montar a sua empresa, você faça um estudo sobre o tipo de mercado. Se necessitar, procure um órgão especializado para isso.

  • Não se esqueça das despesas

Faça uma listagem com o que a sua empresa precisa para ser iniciada, como por exemplo mão de obra, reforma, material, matéria-prima, etc. Também não se esqueça de anotar os gastos que terá com o ponto, como água, aluguel e energia elétrica.

Fazer planilhas, contas e previsões sobre suas finanças pode ser considerada por muitos, a parte chata de ser proprietário. Mas, esse passo, é fundamental e pode acabar com a insegurança.

  • Bom atendimento é fundamental

Depois do negócio montado, é essencial que você invista em um quadro de funcionários de confiança e em um bom treinamento. Um bom atendimento é fundamental para manter o seu negócio em alta. Nunca ignore reclamações de seus clientes, afinal, não existe melhor propaganda que o boca a boca.

  • Aprimore seu negócio

Uma outra boa dica é procurar ouvir opiniões de outras pessoas. Além de não custar nada, esta é uma maneira de aprimorar seu negócio. Ouvir recomendações, tirar dúvidas, buscar exemplos é fundamental para o sucesso.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]