Empoderamento Feminino

O Empreendedorismo Feminino

Mulher trabalhando enquanto toma café em frente a mesa com papelada
Clownbusiness / Getty Images Pro / Canva
André Parísio
Escrito por André Parísio

Nesta sociedade retrógrada em que vivemos, onde a igualdade de gêneros é algo tão longe da realidade, deveríamos tentar superar essa condição e evoluir.

Neste mês, comemoramos o Dia do Empreendedorismo Feminino. A figura da mulher no cenário empresarial mundial é algo extremamente latente. Temos mulheres presidentes de grandes companhias. Aqui no Brasil temos exemplos de grandes corporações que foram fundadas por mulheres e grandes conglomerados empresariais presididos por mulheres.

Em um contexto histórico, voltamos à época da Revolução Industrial. No Brasil as mulheres começaram a ganhar mais espaço no movimento sindical da década de 80, e por mais absurdo que possa ser, apenas na Constituição de 1988, ganharam igualdade jurídica. Em apenas 30 anos de igualdade, pelo menos jurídica, puderam igualar em 50% o número de empreendedores em fase inicial, ou seja, mais de 16 milhões de mulheres estão atuando no mercado empreendedor. Sua capacidade é incontestável, principalmente no que tange

à habilidade de trabalhar, sustentar a família e ter independência financeira.

Grandes casos de sucesso corroboram isso, como o de Camila Farani (atuante como um dos tubarões do programa “Shark Tank Brasil”). Única mulher bicampeã premiada como melhor investidor anjo no Startup Awards 2016/2018.

Mulher trabalhando e escrevendo em caderno com canecas sobre a mesa
undefined undefined / Getty Images Pro / Canva

Luiza Helena Trajano (presidente do grupo Magazine Luiza). Nascida e criada em Franca, SP. Iniciou na loja de seus tios aos 12 anos de idade. Seu espírito empreendedor e a vontade de vencer fizeram dela uma das mulheres mais influentes no mundo dos negócios, no Brasil. Em sua trajetória, o início se deu pela simples vontade

em comprar presentes de Natal para amigos e familiares.

É incontestável a capacidade feminina de empreender, de transformar sonhos em realidade, a habilidade de realizar diversas tarefas. Realmente isso é algo impressionante.

Você também pode gostar

Parabéns, mulher, pelo Dia do Empreendedorismo Feminino!

“Faça a única coisa que você acha que não pode fazer. Falhe nisso. Tente novamente. Faça melhor de novo. As únicas pessoas que nunca caem são aquelas que nunca desistem.

Este é o seu momento. Possua-o.”

(Oprah Winfrey)

Fonte:

https://ecommercenapratica.com/blog/empreendedorismo-feminino/

https://nathanalacerda.com.br/blog/2020/04/29/frases-empreendedorismo-feminino/

Sobre o autor

André Parísio

André Parísio

Consultor de gestão comercial, consultoria de franchising, publicitário, Consultor de Marketing. Mais de 20 anos de experiência na área comercial e de Marketing.

Email: [email protected]
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio