Atividades Físicas Saúde Integral

Sai de mim, preguiça!

Mulher tomando garrafinha d'água após correr. Ela está vestindo roupas esportivas, em fundo azul.
puhhha / Getty Images Pro / Canva Pro
Escrito por Luis Lemos

Ei, leitor, você não acha que está na hora de ter uma rotina ativa e saudável? No artigo a seguir, o colunista, Luís Lemos, mostra dicas de como superar a preguiça e o sedentarismo, e melhorar sua saúde com dicas práticas de exercícios físicos diários. Aprenda agora!

A vida moderna obriga o ser humano a levar uma vida sedentária e ao uso diário de meios de transportes mecanizados, que acelera o envelhecimento do aparelho locomotor. Dessa forma, a necessidade de ganhar tempo, a distância entre o domicílio e o local de trabalho, obriga o ser humano a andar cada vez menos, com grandes prejuízos para a nossa saúde.

No entanto, todos nós sabemos da importância dos exercícios físicos. Mas poucos são aqueles que se dedicam com afinco aos exercícios físicos, nas caminhadas, por exemplo. Muitas vezes, a preguiça fala mais alto! Para ser sincero, a maioria prefere ficar em casa, assistindo filmes e/ou conectado às redes sociais.

Quem leva uma vida sedentária precisa se movimentar diariamente. Especialistas da área dos esportes afirmam que, além de melhorar a circulação, praticar exercícios físicos, como, por exemplo, uma caminhada moderada, aumenta a sensação de bem-estar, alegria e disposição. O imperativo verdadeiro é movimentar-se. Ou seja, o importante é não ficar parado.

Igualmente, quando você for praticar alguma atividade física, alguns cuidados devem ser tomados: 

  • 1) Respeite os limites físicos do seu corpo
  • 2) Busque um ambiente mais fresco
  • 3) Consuma alimentos ricos em água 
  • 4) Utilize protetor solar
  • 5) Atente-se aos horários
  • 6) Crie uma rotina
  • 7) Aumente a intensidade do treino gradativamente; 8) tenha um acompanhamento profissional.

Ao se fazer algum tipo de exercício físico, uma caminhada, por exemplo, não é aconselhável carregar objetos eletrônicos, pacotes, chaves, óculos escuros, que atrapalhem os sentidos, principalmente a visão e audição. Infelizmente, a maioria dos acidentes e até de mortes é ocasionada pela falta de atenção e/ou pela perda do equilíbrio quando estes objetos caem e a pessoa se abaixa para apanhá-los.

Para evitar esse tipo de risco, convém seguir as orientações dos profissionais de educação física que garantem: para fazer uma boa atividade física, basta estar com a saúde em dia, beber bastante água e escolher um tênis e roupas confortáveis. Acessórios demais acabam atrapalhando e sendo prejudiciais à sua saúde!

Pés calçando tênis esportivo, ao lado de acessórios de academia (pesos e tapete) e garrafa d' água.
Karolina Grabowska / Pexels / Canva Pro

Com o avanço das ciências médicas, a atividade física é recomendada para a cura de várias doenças. Todas as pessoas, não importa a idade, com a saúde em dia e com o devido acompanhamento de um profissional, podem e devem praticar qualquer atividade física. Já foi comprovado que a prática de exercícios físicos contribui definidamente para a qualidade de nossa vida.

Por isso, é importante educar as crianças para a prática da atividade física. As crianças, como ente em evolução, necessitam movimentar-se continuamente e são infatigáveis. Dessa forma, quando elas se tornam adultas, colocarão as atividades físicas em suas listas de prioridades.

Você também pode gostar:

Eis aí a importância das atividades físicas. Ou seja, as atividades físicas geram uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo e também para nossa mente. É por isso que a sua prática é tão recomendada por todos os profissionais de saúde. Por fim, repita comigo: xô, preguiça, eu quero é viver!

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia