Autoconhecimento Coaching

Dicas

Juliana Moura
Escrito por Juliana Moura



Em 1936, Dale Carnegie publicou o best-seller “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que é sucesso no mundo inteiro. Mesmo com tantos anos depois, muitos dos seus princípios ainda são extremamente valiosos e separei alguns deles para inspirar você a partir para a prática e melhorar os seus relacionamentos.

Não critique, não condene, não se queixe 

Talvez seja este o mais difícil princípio a ser praticado, seja porque fomos acostumados a criticar com a falsa intenção da “crítica construtiva” ou seja porque reclamar é quase que um esporte nacional.

Acreditamos erroneamente, uma vez que pesquisas já provaram o contrário, que se não criticarmos a nós mesmos e aos outros não haverá melhora, nem crescimento e ficaremos acomodados sem saber onde devemos ser melhores.

Faça uma experiência: ao invés de criticar, escolha incentivar! Ao invés de se queixar sobre os problemas do seu dia, escolha dizer três coisas boas que te aconteceram, por menores que sejam, e pergunte ao outro o que também aconteceu de bom em seu dia.

Aprecie sinceramente 

É importante ressaltar que não estamos falando de bajulação superficial, mas de elogios e reconhecimentos sinceros. Encontre sempre algo de verdadeiro para apreciar no outro.

O seu amor fez um prato que não ficou bom? Não o bajule dizendo que gostou se isso não for verdade, encontre outra coisa boa para se apreciar, elogie a arrumação da mesa, a escolha do cardápio ou o amor empregado no preparo.

Desperte um forte desejo na outra pessoa 
Estar presente, dando atenção real aqueles à nossa volta faz milagres para um relacionamento
Ao invés de recriminar ou criticar o seu companheiro por algo que ele não faz, que tal despertar nele o desejo de fazer? Por que não incentivar o seu companheiro a usar mais algum de seus talentos e encorajá-lo a superar algumas dificuldades?

Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa

Ouvir com atenção, deixar de lado as distrações e focar no que está acontecendo no momento, escutando para compreender e não apenas para responder, além de fazer com que possa os alimentar nossa compreensão sobre o outro, fará com que ele sinta-se verdadeiramente apreciado.

Sorria 

Há um ditado chinês que diz: “Um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir uma loja”. Como são sábios esses chineses! Um sorriso abre portas para quem dá e para quem recebe.

Estimula o nosso corpo a produzir hormônios da felicidade e é capaz de mudar completamente o ânimo de quem recebe.

Distribua sorrisos por aí, inclusive para o espelho. Sorrir é contagioso!

Seja um bom ouvinte 

Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas! Tem gente que fala tanto sobre si mesmo que esquece de perguntar ao outro como ele está, como foi o seu dia, como estão indo os seus projetos, sua saúde ou o que quer que seja…

Preste atenção em seus comportamentos e veja se você tem agido desta forma.

Não há problemas em falar sobre você, porém é importante dar abertura e ser verdadeiramente receptivo para que o outro fale sobre ele também.

O equilíbrio vem da troca.

Faça a outra pessoa se sentir importante, mas faça com sinceridade 

Novamente, não estamos falando aqui de falsos reconhecimentos ou elogios vazios.

Deixe que as pessoas saibam o quanto você as considera importantes para a sua vida. O quanto elas contribuem para o seu crescimento, o quanto te ajudam a dar conta das rotinas do dia a dia e o quanto encontrá-las melhora o seu humor, como aquilo que elas sabem fazer é fundamental para que as coisas deem certo.

O seu companheiro ajudará com mais empenho se souber que sem aquela ajuda muita coisa não poderia ser feita.

Nós precisamos verdadeiramente das pessoas, que tal deixar que elas saibam disso?

Estes princípios valem para todos os tipos de relacionamentos, experimente e veja os resultados.


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse:  Sobre o tal amor incondicional

Sobre o autor

Juliana Moura

Juliana Moura

Coach e Psicoterapeuta holística, apaixonada pelo desenvolvimento humano através da utilização dos maravilhosos recursos de nossa mente.

Utilizo as melhores ferramentas de coaching, hipnoterapia, PNL e práticas holísticas, para ajudar você a ter uma vida melhor, em todos os setores.

"Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está a cura" - Ananda Yeshe Dorje

Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Coach Vocacional pelo IMS – Instituto Mauricio Sampaio.
Especialista em gestão de pessoas pela Universidade Regional de Blumenau.
Master Practitioner em PNL - The Scottish Strategic Life Academy.
Terapeuta em ThetaHealing® certificada pelo THInK - EUA.
Psicoterapeuta Holística - Instituto Terceira Visão
Hipnoteria e Trase - The Scottish Strategic Life Academy.

Contatos:
E-mail: [email protected]
Facebook: Coach Juliana Moura
Instagram: @coachjulianamoura
Linkedin: Juliana Moura
Youtube: Juliana Moura
Telefone: (47) 99657-0837