Relacionamentos

Dos laços que a vida se encarrega… de unir e estreitar!

Professora e aluna sorrindo sentadas de frente a um computador.


Sou professora. Sobre isso já lhes escrevi, sobretudo relatando minha paixão e orgulho em ser a ponte entre o aprendizado e o aluno. Aquele que auxiliará cada um dos que entram em minha sala a entender e compreender melhor determinado assunto, para que então prossigam seu caminho de conhecimento. Esta é a vida que eu quis, quero e que sigo.

Professora escrevendo na lousa.

Mas há algum tempo tenho notado algo diferente nesta “posição”. Essa coisa de ser ponte, entende?

Parece que meus alunos têm sido a minha ponte, pois com cada um deles tenho aprendido cada vez mais. E com eles me fortaleço, me esclareço, evoluo e me desperto para um conhecimento sem limites ou sem fronteiras. Ah, sem fronteiras mesmo!

Eu, em minha mais humilde opinião, pensava ser mais uma aula de Português a uma colombiana. Estava ansiosa, afinal de contas ensinaria o meu idioma a um estrangeiro. Senti certo orgulho em fazê-lo ao contar sobre o meu país de origem, seus costumes e sua história. O tom das aulas em nada tem sido monótonos ou extremamente sérios. A vida me presenteou com uma aluna tão “maluquinha” quanto eu. Nossas aulas têm sido um misto de conhecimento, engajamento e descobertas!

Professora conversando com alunos.

Minha aluna tem me ensinado que eu, sua “profe de português”, ama o seu Brasil e faz um esforço tremendo para não deixar as lágrimas caírem quando lê uma poesia da Clarice Lispector ou um poema do Vinícius, porque emocionar-se… Ah, isso ela faz mesmo! Na cara dura!

Minha aluna me ensina em cada aula que eu gosto de contar que o meu Brasil é um país tão rico, tão belo, com tanta gente linda e canções maravilhosas, além de possuir uma rica cultura e um enorme potencial. Ela me ensina que eu tenho muito orgulho do meu país e, quando lhe conto mais sobre a nossa história, pareço contar a história de um reino distante, imponente, importante. E ele de fato é!

Você também pode gostar de:

Ensina-me que tenho mais histórias para contar do que poderia imaginar.

E a ela nada passa despercebido! Fatos de minha infância lhe fazem rir e minha vivência pode lhe acrescentar algum conhecimento.

Professora ensinando aluna.

E minha aluna me ensina que sua Colômbia é bonita, segura, alegre e que ela está a minha espera! Eba! Que eles também passam por lá alguns dos problemas que temos aqui, que sua família é linda, assim como a minha, que sua irmã quer aprender português também, que a vida segue para eles como segue para nós, que somos todos irmãos e que a união sempre vai fazer a força!

Ah, minha aluna me ensinou uma coisa: que uma sala de aula é mais do que um espaço físico, é uma oportunidade mágica para pessoas enxergarem pela mesma perspectiva (sob o mesmo olhar) algo que lhes atrai e cultivar a essência do conhecimento que nos une e nos eleva. Nenhuma história ou passagem de nossas vidas foi ou tem sido em vão. Podemos aprender com os erros e acertos, em especial com os dos outros. Quando temos a humildade de compartilhar nossos anseios e perspectivas é que os laços podem ser construídos, em sala de aula ou fora dela, mas o que importa é a sintonia, a verdade e a emoção.

À minha aluna especial e querida, Juliana Franco, Obrigada por ensinar-me.
Espero que a troca tenha sido justa e que eu tenha lhe ensinado na mesma proporção que recebi carinho, afeição e amizade! Muchas gracias, mi niña!

Adelante siempre! Adiante sempre!

Sobre o autor

Claudia Jana Sinibaldi Bento

Claudia Jana Sinibaldi Bento

Olá, sou a Claudia Jana Sinibaldi Bento, metade brasileira, sendo a outra metade encontrada na Espanha… rs... e aqui compartilho o que aprendi ao longo desta trajetória, seja estudando, traduzindo, escrevendo, lendo ou conversando… ah, melhor ainda: conhecendo pessoas que me acrescentaram o que carrego como sendo meu tesouro mais precioso: conhecimento. São anos aqui e ali, onde me chamam ou aonde eu simplesmente vou, para aprender, ajudar, sentir… e assim sigo esta estrada rumo ao autoconhecimento, evolução e simplicidade! Vem comigo aprender! Ah, também quero aprender com você!

Email: [email protected]