Comportamento

Egoísmo e egoístas

Homem coroando a si mesmo em cima de duas letras formando a palavra "ME", "eu" em português.
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel
Em nossas atividades cotidianas temos muitas vezes que lidar com pessoas egoístas. Estas pessoas podem fazer com que nos sintamos responsáveis por proporcionar o máximo de felicidade a elas. Na verdade, nós somos os únicos responsáveis pela nossa própria felicidade. Seria absurdo delegarmos esta tarefa a terceiros.

Pessoas egoístas aprendem a manipular os outros. É tudo uma questão de controle. Elas buscam, através deste controle, obter também as circunstâncias para atingir seus objetivos. As necessidades dos outros não são sequer notadas por elas.

Pense se você já não encontrou alguém que nunca se interessa pelo que você diz, mas exige total atenção e/ou concordância quando ELA fala algo. Às vezes, os egoístas até ouvem, mas logo tiram vantagem daquilo que foi dito. Portanto, é melhor tomar muito cuidado com quem você resolve confiar e se abrir. Geralmente elas criticam pelas costas.

Mantendo a atenção constante sobre como agem, os egoístas logo vão sentir que perderam o controle sobre você. Como vivem em busca de controle, não aceitam quem não se submete mais. E pode estar certo que o egoísta irá pensar em uma maneira de se “vingar”, ou seja, recuperar o controle perdido. Neste caso, melhor agir sempre com bondade. A bondade é algo extremamente difícil para o egoísta ter que lidar. Então, não há outra solução a não ser você procurar se afastar dela, o máximo que puder.

A vaidade é outra característica dos egoístas

Eles não demonstram vulnerabilidade ou fraqueza; querem sempre estar em primeiro lugar – e também impedir que qualquer pessoa ameace sua supremacia. Você conhece alguém que sempre ignora sua opinião e de outros colegas, mas valoriza a própria? Uma boa maneira de lidar com eles é ignorá-los, e não deixar que estas atitudes te afetem pessoalmente.

Compartilhar ou doar algo é sempre difícil para um egoísta. Porque eles sempre querem algo em troca, mesmo quando demonstram um lado carinhoso. E pode ser que um ato de bondade esteja encobrindo uma grande necessidade de atenção e elogios. São aquelas pessoas que quando dão uma cesta básica no Natal, ou quando doam um agasalho no inverno, saem anunciando aos quatro cantos, promovendo a sua generosidade. Toda ação de um egoísta tem um propósito! Nesse caso, ignore o ato e não elogie.

Homem com coroa segurando duas setas, uma em cada mão, que apontam para ele

Os egoístas esperam que os outros façam as coisas por eles

Eles têm grandes expectativas em relação a si mesmos. E realmente acreditam que MERECEM tudo. Eles esperam serem recompensados, mesmo que não tenham feito nada! Procure evitar dar a eles o que querem.

As críticas são muito mal recebidas pelas pessoas egoístas, que não conseguem entender quando a observação é construtiva. Acham que estão querendo desvalorizar seu trabalho e seu potencial. Muitas vezes encontramos estas pessoas e as reconhecemos logo, pois estão sempre procurando se defender quando criticadas. Elas nunca percebem quando estão erradas; não querem aprender com opiniões diferentes e não querem crescer. Como não aceitam que possam errar, quando isto acontece logo o egoísta culpa alguém ou foge da situação. Humildade é um conceito desconhecido para elas. Porém, o egoísta é o primeiro a criticar quando o erro é de outra pessoa. Quantas pessoas você conhece que não pensam duas vezes em fazer duras críticas – levando até para o lado pessoal – quando um colega falha?

Olhando o próprio reflexo no espelho

Pessoas que convivem com egoístas sentem muita dificuldade de se libertarem deste controle. 

Os egoístas envolvem as pessoas, acabando por destruir a confiança delas. A assertividade é a habilidade de poder exprimir sentimentos, pensamentos e necessidades, e deve ser aprendida e exercida em equilíbrio com o outro, sem causar prejuízo para nenhuma das partes. Lembre-se que o controle de sua vida pertence a você; se os egoístas não puderem conviver com sua assertividade, sairão de sua vida.

Os egoístas não sabem que são egoístas. Então proteja-se, mas sempre tenha compaixão deles.


Você também pode gostar de outros artigos desse autor. Acesse Visão holística da saúde

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel