Autoconhecimento

Em casa de ferreiro o espeto é de pau

Mãos de um ferreiro manipulando ferro derretido.
Juliana Moura
Escrito por Juliana Moura
“Casa de ferreiro, espeto de pau” se trata de um ditado popular, e é usado para dizer que uma pessoa hábil em determinada coisa não usa essa habilidade a seu favor.

Confesso que quando ouço alguém utilizando esta frase como desculpa ou justificativa para algo, acabo ficando um pouco incomodada.

Quem não conhece um contador que deixa sua declaração de imposto de renda para última hora, um mecânico que não cuida do próprio carro, um médico que não cuida da sua saúde ou um cabeleireiro descabelado? Um terapeuta que nunca fez terapia, um coach que nunca fez coaching, um nutricionista que vive comendo porcarias ou uma dermatologista que não usa filtro solar?

Ser congruente nada mais é que do que ter harmonia e alinhamento entre aquilo que você pensa, sente, fala e faz. Estamos todos em constante processo de aprendizado, e é claro que, vez ou outra, me descubro fazendo coro com a incongruência.

Às vezes, a distância entre saber e aplicar é longa e, durante este caminho, acabamos escorregando muitas vezes. Entretanto, acredito que não devemos nos resignar a este dito popular e, sim, buscar a cada dia viver na pratica os desafios de uma vida congruente.

Praticar a congruência nos deixa mais seguros, confiantes e fortalece muito nossa autoestima, afinal, é muito mais fácil conviver com uma pessoa que faz aquilo que diz que vai fazer e que valoriza seus próprios pensamentos.

Pare por alguns instantes e pense no que sua vida seria diferente se houvesse mais congruência no seu dia a dia. Se este pensamento te assusta, e se colocar em prática aquilo que você pensa ou sente pode ser prejudicial e trazer resultados negativos na sua vida, busque ajuda para cuidar da sua mente.

Cuide de você com amor, para que a congruência possa render bons frutos para você e para o mundo.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: O quanto você está tentando se encaixar?

Sobre o autor

Juliana Moura

Juliana Moura

Coach e Psicoterapeuta holística, apaixonada pelo desenvolvimento humano através da utilização dos maravilhosos recursos de nossa mente.

Utilizo as melhores ferramentas de coaching, hipnoterapia, PNL e práticas holísticas, para ajudar você a ter uma vida melhor, em todos os setores.

"Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está a cura" - Ananda Yeshe Dorje

Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Coach Vocacional pelo IMS – Instituto Mauricio Sampaio.
Especialista em gestão de pessoas pela Universidade Regional de Blumenau.
Master Practitioner em PNL - The Scottish Strategic Life Academy.
Terapeuta em ThetaHealing® certificada pelo THInK - EUA.
Psicoterapeuta Holística - Instituto Terceira Visão
Hipnoteria e Trase - The Scottish Strategic Life Academy.

Contatos:
E-mail: [email protected]
Facebook: Coach Juliana Moura
Instagram: @coachjulianamoura
Linkedin: Juliana Moura
Youtube: Juliana Moura
Telefone: (47) 99657-0837