Acupuntura Saúde Integral

Acupuntura: como funciona e seus benefícios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A acupuntura é uma prática terapêutica inspirada na tradição oriental. Segundo a tradição chinesa, uma má distribuição de energia pode ser a causa de muitas doenças. De acordo com a técnica, existem inúmeros pontos no organismo que quando equilibrados conseguem passar uma melhor sintonia para o corpo.

Por ser uma tradição chinesa, a acupuntura está muito ligada às teorias baseadas no Taoísmo, em relação a dualidade Yin/Yang. Há diversas pesquisas realizadas sobre a acupuntura para entender como realmente funciona, atua e porque seus benefícios são tantos.

Os chineses já praticam a acupuntura a mais de dois milênios. Aqui no Brasil, ela foi introduzida a mais de 40 anos. Esta técnica também é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como especialidade médica, desde 1995, ou seja, médicos que acharem interessante podem indicar a acupuntura como um tratamento para seus pacientes. Já no SUS (Sistema Único de Saúde) foi incorporada em 1988.

Como funciona a acupuntura?

A acupuntura funciona da seguinte maneira: agulhas especiais são espetadas sobre os pontos energéticos do corpo. Assim que são espetadas em um ponto, ocorre a liberação de substâncias químicas e seus efeitos atuam como relaxante muscular, analgésico e anti-inflamatório.

shutterstock_194538503-2Pode ser considerado um dos tratamentos mais antigos e quem aplica são os profissionais da área da saúde. Por isso é possível encontrar muitos fisioterapeutas e psicólogos aplicando e atuando como acupunturistas, apesar de alguns médicos estarem querendo registrar a acupuntura apenas como um serviço que o profissional da medicina possa realizar.

Mas o que vale é o estudo, dedicação e conhecimento sobre o assunto e os benefícios que traz para os pacientes.

Para que serve?

Ela é indicada para qualquer pessoa, até crianças maiores de seis anos. Assim, existem poucas contraindicações.

Já em caso de doenças mais graves ou onde a pessoa se sente debilitada, é preciso conversar com o médico, caso contrário é liberado, pois a acupuntura pode atuar ainda como um ótimo fortalecedor de uma saúde debilitada.

Benefícios da acupuntura
  • Ajuda a tratar dores crônicas;
  • Funciona como um tratamento para dor de cabeça;
  • Ajuda no controle da ansiedade, estresse e depressão;
  • Previne sintomas de alergia;
  • Alivia sintomas da menopausa;
  • Proporciona sensação de bem-estar;
  • Ótimo tratamento para dor nas costas;
Conhecendo mais sobre acupuntura
  • Não é necessário ter uma indicação do médico para fazer acupuntura. Qualquer pessoa que sentir vontade de fazer pode;
  • Não é colocado nenhum remédio na agulha. O que gera os benefícios, é o conhecimento do profissional que conhece os pontos certos e consequentemente ajuda na cura do paciente;
  • Você não precisa estar com dor para procurar fazer acupuntura. Sempre é possível fazer. Quanto mais energético e equilibrado estiver o seu corpo, melhor será a sua harmonização;

O tratamento da acupuntura pode variar de pessoa para pessoa. Em relação ao medo que muitos sentem em relação às agulhas, podem ficar tranquilos que a sessão é tranquila e quando termina a pessoa se sente muito bem.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]