Autoconhecimento Psicoterapia

Entenda o que é a Psicoterapia

Iara Ponce Casal
Escrito por Iara Ponce Casal
Muito se fala sobre Psicoterapia mas pouco se sabe sobre seu real significado.

Vamos começar com a própria palavra, Psicoterapia ou seja,  Psico (é o psicológico, o psiquismo, a mente), Terapia (significa tratamento).  Então temos, tratamento psicológico, o tratamento dos problemas da mente, daquilo que pensamos, das nossas emoções! O mais comum, são as pessoas procurarem um Psicólogo ou Psiquiatra, que são os únicos profissionais habilitados tecnicamente para a prática da Psicoterapia, quando estão com problemas psiquiátricos.

E, quais são os problemas psiquiátricos que levam as pessoas ao consultório de psicologia para a psicoterapia? São problemas como, depressão, transtorno de pânico, dependência química, entre muitos outros. Problemas de relacionamento interpessoal ou, familiar, também são tratados pela psicoterapia e, muito comuns em consultório.

O tratamento é realizado através de uma conversa que, se repete semanalmente. Nesta conversa, o Psicoterapeuta, tenta através de técnicas que ele determina previamente, uma para cada caso, desenvolver ferramentas, em que a pessoa vai resignificando sua própria história e, assim transformando sua maneira de pensar a respeito de fatos ou sensações que ocorreram em sua vida. Desta maneira a pessoa vai compreendendo o que a levou a tais sofrimentos, ou comportamentos inadequados.

As questões que levam as pessoas para os transtornos psiquiátricos, nem sempre são apenas questões ambientais ou comportamentais mas, podem ter origem orgânica ou seja, podem ter suas origens na química cerebral. Nestes casos, são necessários os tratamentos medicamentosos em paralelo ao psicológico. Mas, até isso é  importante que as pessoas tomem  conhecimento para poder  aceitar e fazer  a adesão ao tratamento. A aceitação, é a principal ferramenta que temos em direção a estabilização do emocional do indivíduo que sofre com tais tipos de transtorno.

A psicoterapia é um processo, no qual não podemos determinar prazo para seu final. A mente humana é muito complexa e, cada pessoa reage de uma forma, cada uma ao seu tempo.

Mas, quem pensa que só pessoas que sofrem é que buscam os psicoterapeutas, estão bem enganados. Muita gente busca este tipo de tratamento para seu autoconhecimento. E, este tipo de busca é fundamental para o bom funcionamento do psiquismo, da mente, do emocional. Neste caso estamos fazendo o que é ideal, ou seja, um tratamento  preventivo e, não curativo, como acontece na maioria dos casos.

Gosto de definir a psicoterapia assim:

Psicoterapia: a arte de perceber o óbvio”

Sobre o autor

Iara Ponce Casal

Iara Ponce Casal

Psicóloga, com 21 anos de experiência clínica. Especialista em Terapia Familiar e Abordagem Sistêmica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com ênfase em Psico-Oncologia e Ansiedade. Atua em consultório particular em São Caetano do Sul (SP) desde 1994. Além do atendimento clínico, ministra palestras, cursos, workshops e também programas para valorização da Autoestima feminina, imagens mentais e grupos específicos, visando o tema ansiedade e estresse.

Telefone: 11 4229-4132
WhatsApp: 11 9.9153-4128
Consultório: R. Marechal Deodoro, 727, B. Sta. paula - SCSul
Blog: www.iaraponcecasal.blogspot.com
Facebook: ESATI Espaço Sistêmico Aberto de Terapias Integradas