Convivendo Educação Sustentabilidade

Escolas do Brasil ganham cartilha sobre descarte de resíduos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A produção de lixo é um problema. Outra dificuldade é fazer as pessoas terem novos hábitos para que o descarte da sujeira seja feito de forma sustentável. Mudar velhos hábitos é algo muito difícil, por isso, uma das esperanças para a solução desses problemas é educar quem ainda não tem costumes muito enraizados: as crianças.

A Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) pensou nesse problema e desenvolveu, em 2016, a cartilha “Gestos que mudam o mundo”. Esse informativo foi distribuído em escolas públicas e particulares de todo o Brasil para professores do 1º ao 4º período. O objetivo é que os profissionais possam ter todas as informações básicas necessárias para educar as crianças em assuntos como descarte de resíduos sólidos, reciclagem e sustentabilidade.

O bom de ter uma cartilha como essa é que ela possui informações confiáveis sobre o assunto.

O material foi baseado nos principais conceitos que fazem parte da Política Nacional de Resíduos (PNRS) e foi produzido pela escritora Januária Cristina Alvez, mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Isso quer dizer que, além de possuir material didático e lúdico com vídeos e imagens, a informação que está sendo passada é de confiança.

Para as cidades que não receberam a cartilha, a versão digital pode ser baixada gratuitamente pelo site.

Se você tem contato com crianças, também pode ajudar nessa tarefa de conscientização. Leia a cartilha e veja como é possível explicar, de forma clara, como os pequenos podem ter hábitos sustentáveis desde cedo e como isso é vantajoso para que, no futuro, todos possamos viver em uma sociedade mais equilibrada com o meio ambiente. O planeta agradece!

Ficha técnica:

  • Gestos que mudam o Mundo
  • Educação ambiental – Estudo e ensino
  • Almanaques do Professor e Aluno
  • Produção: Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE
  • Coordenação editorial: Januária Cristina Alves e Marcello Araújo
  • Redação, edição e pesquisa: Januária Cristina Alves
  • Projeto Gráfico e Edição de arte: Marcello Araújo
  • Ilustrações: Cris Eich
  • Revisão: Catarina Bollos e Larissa Arrais
  • Coordenação geral: MSLGROUP ANDREOLI

Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]