Espiritualidade

Essência, Chamado e Missão | Inteligência Espiritual na Prática

Pessoa com os braços levantados para o céu
Vanessa Milis
Escrito por Vanessa Milis

Quero falar sobre três aspectos da inteligência espiritual: essência, chamado e missão.

Muito se fala sobre propósito. Virou moda. Só que vincula-se o propósito ao “porquê” de se fazer ou alcançar algo ou à “linha de chegada” de um patamar a ser conquistado. Não tenho a pretensão de dizer que está errado. De forma alguma! Cada um com seus conceitos e você segue aqueles que lhe parecerem bem, ok?

O que quero aqui é, dentro da inteligência espiritual, que carrega princípios da consciência crística, despertar você quanto à profundidade da quarta inteligência.

Pois bem, o que se entende como essência na inteligência espiritual é a combinação de características que cada um de nós carrega em si, derivadas da “partícula Deus” que carregamos no nosso DNA. Aquela abordagem bíblica que diz que somos feitos à imagem e semelhança do Criador, sabe? Agora esse conceito está mais próximo da realidade, depois de estudos realizados por cientistas, que, ao emitirem estímulos às células, perceberam que elas reagem de acordo com a qualidade dos estímulos, com maior intensidade do que sob estimulação química por substâncias. As constatações surpreendem até os céticos.

Mulher segurando espelho de frente para o mar

Em suma, essência é aquilo que carregamos em nós: nossa personalidade, características, comportamentos, valores, crenças e tudo o que nos move ou identifica. A essência nos faz semelhantes e também únicos. Ela dá sustentação ao nosso chamado.

E o chamado? Ele representa aquilo que cabe a nós realizar. Geralmente se manifesta por meio dos dons e talentos. Às vezes, quando não temos noção dos nossos atributos, o chamado virá a nós por meio de uma forte motivação e inclinação para realizar algo. Quando buscamos o desenvolvimento espiritual, seja lá qual for a linha doutrinária que escolhermos, uma vez que pré-dispusermos nossa mente para descobrir o chamado, ele se revelará a nós, muitas vezes por meio das palavras de outra pessoa. Frequentemente isso ocorre de forma surpreendente e extraordinária.

Mulher olhando para frente pensativa

A missão é aquilo que vamos cumprir ou alcançar. É algo factível, que implica em objetivos que impactem outras pessoas e que gerem resultados para nós, sejam morais ou materiais.

Você também pode gostar

O chamado nasce da sabedoria de Deus e é comunicado ao coração do homem. A missão nasce da mente do homem como necessidade de ser útil, fazer a diferença e alcançar algo de relevante na vida.

Como podemos ver, esse é assunto para muitas trocas e reflexões. Numa próxima postagem, falarei sobre vocação, propósito e trabalho.

Sobre o autor

Vanessa Milis

Vanessa Milis

Desde 2010, quando fundei o Instituto Realize, atendo organizações, como Imex, Seventh, SC Gás, Nith Treinamentos, Titia Avó Maria Coxinha, Renaux View, SBT, Damásio Educacional, Costão do Santinho, Petrobras, UATT?, Motorfort, Aemflo/CDL, e outras centenas de organizações que treinei e assessorei nas áreas de liderança, vendas, desenvolvimento de equipes e atualmente na ampliação da mentalidade 4.0 e inovação.

O meu porquê é: despertar e habilitar nas pessoas a incrível capacidade de transformação e geração de resultados que elas têm.

Tenho trabalhado para conectar o EU DIVINO de cada ser humano à capacidade de inovar e fazer a diferença nos negócios e na vida.

Acredito que é por meio da atuação profissional que revelamos nosso poder de promover transformações positivas no mundo. Nesse sentido, creio que a Transformação Digital e a Era dos Negócios 4.0 ampliem esse poder.

Minha experiência de 15 anos no universo do e-business, paralelamente às experiências em T&D e à vivência no ecossistema de startups, me credibiliza para dar contribuições substanciais neste momento de mercado e cumprir minha missão.

Meus números | Comprovação Técnica:
• Mais de 10 mil horas em atendimentos em coaching e mentory
• Mais de 5.700 pessoas impactadas diretamente
• Mais de 230 empresas atendidas

Formei e consolidei uma abordagem de trabalho eficaz, que virou acrônimo do meu sobrenome M.I.L.I.S (Mentalidade 4.0, Inovação, Liderança, Inteligência Espiritual e Sucesso). Por meio desses elementos, navego pelo contexto da Transformação Digital – Inovação, Cultura e Gestão 4.0. Gosto muito do atual momento de mercado, que traz inúmeras oportunidades e excelentes desafios que serão um divisor de águas para aqueles que estiverem preparados para lidar com a era 4.0 dos negócios. A 5.0 bate à porta, então vamos lá!

Contatos:

Facebook: facebook.com/vanessamilisoficial
LinkedIn: Vanessa Milis
Site: ivanessamilis.com.br
Youtube: Vanessa Milis
Instagram: @vanessamilis
Telegram - Lista de transmissão: Lista Transformação Integral | M.I.L.I.S

Celular e WhatsApp: (48) 99188.5226 (Vanessa Milis)
E-mail: [email protected]