Autoconhecimento

Estudos da Cabala – Semana 10 – Mikêts

Tradição judia. Festival das Luzes. Chanukah.
Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer

Gênesis 41:1-44:17
146 versículos

“E foi ao fim de dois anos, e o Faraó sonhou.” (Gênesis 41:1)

O Faraó sonhou que sete vacas magras devoravam sete vacas gordas, bem como sete espigas miúdas devoravam sete espigas gordas. Sem saber seu significado, pediu aos seus auxiliares e magos uma explicação para seus sonhos, sem sucesso, até que o copeiro, que anteriormente estava preso com Yossef (José), lembrou-se dele para o Faraó. Então, Yossef foi solto e apresentou-se perante o Faraó, revelando o significado dos sonhos. Seriam sete anos de abundância seguidos por sete anos de fome. Satisfeito com a explicação e vendo em Yossef o espírito de Deus, o colocou como o segundo homem mais poderoso do Egito, apenas atrás de sua própria autoridade, para que pudesse administrar toda a riqueza do reinado. Passados os anos de abundância, veio a fome. Os filhos de Jacó, irmãos de Yossef, que moravam em Canaã, desceram ao Egito, para comprar alimentos. Os irmãos curvaram-se perante Yossef, mas não o reconheceram. Em sua segunda descida ao Egito, os irmãos são testados, sendo que Yossef manda-os trazerem Benjamin, o irmão mais novo.

Esta é a história de nossa descida espiritual ao Egito, aos mundos inferiores, para o nosso aperfeiçoamento. Ela se refere à nossa busca espiritual, em meio ao mundo físico, sob o domínio do Faraó, o nosso lado negativo, ligado ao ego. Mas a nossa parte ligada aos mundos superiores está intacta, e comanda todo o processo, ela reina sobre todas as esferas inferiores. É a ela que devemos nos curvar e procurar o alimento.

Esta é também uma lição de como é o processo de causa e efeito. Yossef foi vendido como escravo pelos irmãos. Passado um período, os irmãos sentiram o efeito dessa ação, que foi se submeter à autoridade de Yossef, agora poderoso. Tudo que fazemos tem uma consequência. Toda nossa realidade é determinada a partir das sementes que plantamos.

Também aprendemos a lição de que Yossef estava preso e confiou no servo que foi liberto, para que o salvasse. Assim, ficou mais dois anos preso, por não ter confiado em Deus.

Devemos sempre ter a certeza de que estamos participando de um processo, para o aperfeiçoamento de nossas almas, e que tudo tem um propósito estabelecido, nada é ao acaso. Tendo essa certeza, de que tudo vem do Criador, somos aliviados de nossas tribulações de forma mais rápida.

Yossef tinha que passar por essas situações, para que pudesse reinar sobre o Egito e estabelecer o projeto de Deus, de revelar a luz da Torah a todo o povo.

“E enviou o Faraó e chamou a José; e fizeram-no sair precipitadamente do poço.” (Gênesis 41:14)

Yossef foi solto imediatamente. Assim também nós, podemos receber bênçãos e milagres em um segundo, quando a nossa hora for chegada. Nossa vida pode ser transformada imediatamente.

Essa leitura é feita em Chanuká, porção essa relacionada a milagres, bênçãos financeiras e libertações.

Tudo vem de Deus. Acredite que tudo faz parte de um processo que é o melhor para você e para toda a humanidade!

Tenha uma ótima semana!

Chag Sameach Chanuká!


Você também pode gostar de outro artigo desse autor. Acesse: Estudos da Cabala – Semana 9 – Vaieshev

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis